Já não é novidade que a Ford trabalha em uma nova picape, e não estamos falando da próxima geração da Ranger (que também está em desenvolvimento). Trata-se da Maverick, futura camionete menor que a Ranger. Ela já foi avistada em testes, ainda bastante camuflada, e tem previsão de estreia para o Brasil em 2021, vinda do México. Ciente de rumores que dizem que ela terá design baseado no Bronco Sport, o designer digital Jonathan Machado aproveitou as fotos oficiais do SUV para criar uma projeção de como pode ficar a picape.
O parentesco entre a Ford Maverick e o Bronco Sport virá tanto pelo visual quanto pela plataforma e motores. A picape será feita sobre a arquitetura modular C2, utilizada não só pelo SUV como também pelo novo Focus e pelo Escape, este um crossover de apelo mais urbano. Esse seria um dos motivos que levaria a picape a ser produzida no México (junto do Bronco Sport), facilitando sua vinda ao Brasil – por não pagar Imposto de Importação.
Unidades iniciais da Maverick foram avistadas em 2018, mas, como o Bronco Sport estava longe de estrear, a marca estava usando uma carroceria temporária. Na versão final, ela deve misturar elementos tanto do Bronco Sport quanto da nova Ranger (que, por sua vez, vai se inspirar na nova F-150), de forma a criar uma identidade visual entre os modelos. Será uma picape com porte e proposta semelhante à da Fiat Toro, com construção monobloco e cabine dupla.
Embora a marca não confirme o nome, tudo indica que ela será batizada como Maverick. Imagens da tampa da caçamba foram reveladas pelo site The Fast Lane Truck, mostrando a peça em desenvolvimento com o nome por extenso. Outra evidência é um catálogo interno de peças vazado no começo do ano, fazendo outra referência ao modelo.
Mais uma informação que circula nos bastidores é sobre os motores vindos do Bronco Sport. Ou seja, contará com o 1.5 turbo de três cilindros nas versões de entrada, capaz de gerar 184 cv e 26,3 kgfm de torque. Nas variantes mais caras estará o 2.0 turbo de quatro cilindros, este com 248 cv e 38 kgfm. Em ambos os casos, a transmissão é a automática de 8 marchas. Até o momento, não há informações sobre uma versão diesel, mas o uso do 2.0 EcoBlue do Focus europeu (150 cv) pode ser uma opção.
Segundo o site Automotive News, a Ford Maverick será apresentada no ano que vem e o primeiro país a recebê-la será o Brasil – inclusive será revelada aqui. Em um segundo momento começará a ser entregue em outros mercados, como os Estados Unidos. Ela até já teria sido mostrada para os concessionários dos EUA, durante uma convenção.
Projeção: Jonathan Machado
Fotos: Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
F-150 Raptor da Shelby é picape com 912 cv de potência e alma esportiva
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990