Os emplacamentos de picapes pequenas recuaram em junho quase 40% na comparação com o mesmo período de 2019, queda menor do que a média do mercado (-42,6%). Nem mesmo a líder passou ilesa: com 3.830 unidades, a Fiat Strada perdeu quatro em cada dez compradores. Atrás da VW Saveiro (1.613), esta última em baixa superior a 50%, a Chevrolet Montana (1.018) caiu apenas 4,3%.
Na faixa de cima, a Fiat Toro (3.029) repetiu a liderança de maio e abriu vantagem sobre as picapes mais próximas. O destaque, mais uma vez, coube à Ford Ranger, que deixou a Toyota Hilux (1.712) para trás por apenas 24 unidades (1.736 x 1.712).
Com a maior queda do top 5 (-49,7%), a Chevrolet S10 (1.443) repetiu o quarto lugar já no compasso de espera pela versão reestilizada, prevista para os próximos meses. Distante da briga principal, a VW Amarok (842) ficou mais próxima da Nissan Frontier (708), que normalmente tem ficado atrás da Mitsubishi L200 (606).
A Duster Oroch foi, mais uma vez, o destaque negativo. Com apenas 130 emplacamentos, a picape da Renault novamente ficou atrás da gigante Ram 2500 (229), que há um ano havia registrado apenas 1/10 do total atual.
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/20 |
MAI/20 |
JUN/19 |
% JUN 20 |
% MAI 20 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
FIAT STRADA |
3830 |
1983 |
6415 |
59,27% |
63,50% |
93,14% |
-40,30% |
2º |
VW SAVEIRO |
1613 |
676 |
3257 |
24,96% |
21,65% |
138,61% |
-50,48% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1018 |
464 |
1064 |
15,75% |
14,86% |
119,40% |
-4,32% |
4º |
EFFA K01 |
1 |
0 |
11 |
0,02% |
0,00% |
- |
-90,91% |
|
|
6462 |
3123 |
10747 |
100,00% |
100,00% |
106,92% |
-39,87% |
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/20 |
MAI/20 |
JUN/19 |
% JUN 20 |
% MAI 20 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
FIAT TORO |
3029 |
1662 |
4922 |
28,94% |
21,77% |
82,25% |
-38,46% |
2º |
FORD RANGER |
1736 |
1400 |
1871 |
16,58% |
18,34% |
24,00% |
-7,22% |
3º |
TOYOTA HILUX |
1712 |
1444 |
3043 |
16,35% |
18,92% |
18,56% |
-43,74% |
4º |
CHEVROLET S10 |
1443 |
1267 |
2871 |
13,78% |
16,60% |
13,89% |
-49,74% |
5º |
VW AMAROK |
842 |
725 |
1511 |
8,04% |
9,50% |
16,14% |
-44,28% |
6º |
NISSAN FRONTIER |
708 |
349 |
681 |
6,76% |
4,57% |
102,87% |
3,96% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
606 |
603 |
911 |
5,79% |
7,90% |
0,50% |
-33,48% |
8º |
RAM 2500 |
229 |
124 |
23 |
2,19% |
1,62% |
84,68% |
895,65% |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
130 |
47 |
1323 |
1,24% |
0,62% |
176,60% |
-90,17% |
10º |
EFFA V21 |
21 |
7 |
8 |
0,20% |
0,09% |
200,00% |
162,50% |
11º |
EFFA V22 |
11 |
5 |
5 |
0,11% |
0,07% |
120,00% |
120,00% |
12º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
|
|
10468 |
7633 |
17169 |
100,00% |
100,00% |
37,14% |
-39,03% |
No acumulado de janeiro a junho, a Fiat Strada (22.851) ampliou a sua participação de mercado para 59,1%, apesar de ver reduzida para pouco mais de 10 mil unidades uma vantagem de quase 18 mil há um ano sobre a VW Saveiro (12.489). Terceira, a Chevrolet Montana (3.316) perdeu quase metade dos compradores.
Entre os modelos maiores, nenhuma picape do top 8 teve resultados positivos. Mantendo quase 30% dos emplacamentos da categoria, a Fiat Toro (19.776) viu cair para pouco mais de 5 mil unidades a sua vantagem em relação à Toyota Hilux (14.325). A Chevrolet S10 (9.576), por sua vez, sentiu a aproximação da Ranger (8.719), que recuou apenas 10,5%.
A VW Amarok (6.217), que no ano passado havia colado da representante da Ford, manteve o quinto lugar. Sexta colocada no ranking de 2019, a Renault Duster Oroch (2.188) perdeu quase 2/3 dos compradores e foi ultrapassada pela Mitsubishi L200 (3.626) e pela Nissan Frontier (3.576). Destaque para a nova Ram 2500 (803), que cresceu mais de 140%.
Picapes Pequenas |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2020 |
% 2020 |
1º SEM. 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
1º |
FIAT STRADA |
22851 |
59,09% |
36307 |
58,76% |
-37,06% |
2º |
VW SAVEIRO |
12489 |
32,29% |
18989 |
30,73% |
-34,23% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
3316 |
8,57% |
6407 |
10,37% |
-48,24% |
4º |
EFFA K01 |
16 |
0,04% |
60 |
0,10% |
-73,33% |
5º |
EFFA K02 |
2 |
0,01% |
23 |
0,04% |
-91,30% |
|
|
38674 |
100,00% |
61786 |
100,00% |
-37,41% |
Picapes Médias / Grandes |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2020 |
% 2020 |
1º SEM. 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
1º |
FIAT TORO |
19776 |
28,69% |
28598 |
29,54% |
-30,85% |
2º |
TOYOTA HILUX |
14325 |
20,79% |
19810 |
20,46% |
-27,69% |
3º |
CHEVROLET S10 |
9576 |
13,89% |
14113 |
14,58% |
-32,15% |
4º |
FORD RANGER |
8719 |
12,65% |
9739 |
10,06% |
-10,47% |
5º |
VW AMAROK |
6217 |
9,02% |
9432 |
9,74% |
-34,09% |
6º |
MITSUBISHI L200 |
3626 |
5,26% |
4867 |
5,03% |
-25,50% |
7º |
NISSAN FRONTIER |
3576 |
5,19% |
3837 |
3,96% |
-6,80% |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
2188 |
3,17% |
6034 |
6,23% |
-63,74% |
9º |
RAM 2500 |
803 |
1,17% |
333 |
0,34% |
141,14% |
10º |
EFFA V21 |
67 |
0,10% |
20 |
0,02% |
235,00% |
11º |
EFFA V22 |
36 |
0,05% |
9 |
0,01% |
300,00% |
12º |
FORD F150 / F250 |
4 |
0,01% |
3 |
0,00% |
33,33% |
13º |
SSANGYONG ACTYON SPORTS |
4 |
0,01% |
9 |
0,01% |
-55,56% |
14º |
LIFAN FOISON |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
15º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
|
|
68919 |
100,00% |
96805 |
100,00% |
-28,81% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira