page ad skin

Ranger supera Hilux e assume liderança do segmento em junho; veja ranking

Fiat mantém domínio com Strada e Toro no 1º semestre

Comparativo: Ford Ranger Storm x Nissan Frontier Attack

Os emplacamentos de picapes pequenas recuaram em junho quase 40% na comparação com o mesmo período de 2019, queda menor do que a média do mercado (-42,6%). Nem mesmo a líder passou ilesa: com 3.830 unidades, a Fiat Strada perdeu quatro em cada dez compradores. Atrás da VW Saveiro (1.613), esta última em baixa superior a 50%, a Chevrolet Montana (1.018) caiu apenas 4,3%.

Na faixa de cima, a Fiat Toro (3.029) repetiu a liderança de maio e abriu vantagem sobre as picapes mais próximas. O destaque, mais uma vez, coube à Ford Ranger, que deixou a Toyota Hilux (1.712) para trás por apenas 24 unidades (1.736 x 1.712).

Fiat Strada Freedom CS

Com a maior queda do top 5 (-49,7%), a Chevrolet S10 (1.443) repetiu o quarto lugar já no compasso de espera pela versão reestilizada, prevista para os próximos meses. Distante da briga principal, a VW Amarok (842) ficou mais próxima da Nissan Frontier (708), que normalmente tem ficado atrás da Mitsubishi L200 (606).

A Duster Oroch foi, mais uma vez, o destaque negativo. Com apenas 130 emplacamentos, a picape da Renault novamente ficou atrás da gigante Ram 2500 (229), que há um ano havia registrado apenas 1/10 do total atual. 

Picapes Pequenas

POS.

MODELO

JUN/20

MAI/20

JUN/19

% JUN 20

% MAI 20

VARIAÇÃO JUN/MAI

VARIAÇÃO 2020/2019

FIAT STRADA

3830

1983

6415

59,27%

63,50%

93,14%

-40,30%

VW SAVEIRO

1613

676

3257

24,96%

21,65%

138,61%

-50,48%

CHEVROLET MONTANA

1018

464

1064

15,75%

14,86%

119,40%

-4,32%

EFFA K01

1

0

11

0,02%

0,00%

-

-90,91%

 

 

6462

3123

10747

100,00%

100,00%

106,92%

-39,87%

Picapes Médias / Grandes

POS.

MODELO

JUN/20

MAI/20

JUN/19

% JUN 20

% MAI 20

VARIAÇÃO JUN/MAI

VARIAÇÃO 2020/2019

FIAT TORO

3029

1662

4922

28,94%

21,77%

82,25%

-38,46%

FORD RANGER

1736

1400

1871

16,58%

18,34%

24,00%

-7,22%

TOYOTA HILUX

1712

1444

3043

16,35%

18,92%

18,56%

-43,74%

CHEVROLET S10

1443

1267

2871

13,78%

16,60%

13,89%

-49,74%

VW AMAROK

842

725

1511

8,04%

9,50%

16,14%

-44,28%

NISSAN FRONTIER

708

349

681

6,76%

4,57%

102,87%

3,96%

MITSUBISHI L200

606

603

911

5,79%

7,90%

0,50%

-33,48%

RAM 2500

229

124

23

2,19%

1,62%

84,68%

895,65%

RENAULT DUSTER OROCH

130

47

1323

1,24%

0,62%

176,60%

-90,17%

10º

EFFA V21

21

7

8

0,20%

0,09%

200,00%

162,50%

11º

EFFA V22

11

5

5

0,11%

0,07%

120,00%

120,00%

12º

TOYOTA TUNDRA

1

0

0

0,01%

0,00%

-

-

 

 

10468

7633

17169

100,00%

100,00%

37,14%

-39,03%

 

NO 1º SEMESTRE

No acumulado de janeiro a junho, a Fiat Strada (22.851) ampliou a sua participação de mercado para 59,1%, apesar de ver reduzida para pouco mais de 10 mil unidades uma vantagem de quase 18 mil há um ano sobre a VW Saveiro (12.489). Terceira, a Chevrolet Montana (3.316) perdeu quase metade dos compradores.

Entre os modelos maiores, nenhuma picape do top 8 teve resultados positivos. Mantendo quase 30% dos emplacamentos da categoria, a Fiat Toro (19.776) viu cair para pouco mais de 5 mil unidades a sua vantagem em relação à Toyota Hilux (14.325). A Chevrolet S10 (9.576), por sua vez, sentiu a aproximação da Ranger (8.719), que recuou apenas 10,5%.

A VW Amarok (6.217), que no ano passado havia colado da representante da Ford, manteve o quinto lugar. Sexta colocada no ranking de 2019, a Renault Duster Oroch (2.188) perdeu quase 2/3 dos compradores e foi ultrapassada pela Mitsubishi L200 (3.626) e pela Nissan Frontier (3.576). Destaque para a nova Ram 2500 (803), que cresceu mais de 140%.

Picapes Pequenas

POS.

MODELO

1º SEM. 2020

% 2020

1º SEM. 2019

% 2019

% VARIAÇÃO 20/19

FIAT STRADA

22851

59,09%

36307

58,76%

-37,06%

VW SAVEIRO

12489

32,29%

18989

30,73%

-34,23%

CHEVROLET MONTANA

3316

8,57%

6407

10,37%

-48,24%

EFFA K01

16

0,04%

60

0,10%

-73,33%

EFFA K02

2

0,01%

23

0,04%

-91,30%

 

 

38674

100,00%

61786

100,00%

-37,41%

Picapes Médias / Grandes

POS.

MODELO

1º SEM. 2020

% 2020

1º SEM. 2019

% 2019

% VARIAÇÃO 20/19

FIAT TORO

19776

28,69%

28598

29,54%

-30,85%

TOYOTA HILUX

14325

20,79%

19810

20,46%

-27,69%

CHEVROLET S10

9576

13,89%

14113

14,58%

-32,15%

FORD RANGER

8719

12,65%

9739

10,06%

-10,47%

VW AMAROK

6217

9,02%

9432

9,74%

-34,09%

MITSUBISHI L200

3626

5,26%

4867

5,03%

-25,50%

NISSAN FRONTIER

3576

5,19%

3837

3,96%

-6,80%

RENAULT DUSTER OROCH

2188

3,17%

6034

6,23%

-63,74%

RAM 2500

803

1,17%

333

0,34%

141,14%

10º

EFFA V21

67

0,10%

20

0,02%

235,00%

11º

EFFA V22

36

0,05%

9

0,01%

300,00%

12º

FORD F150 / F250

4

0,01%

3

0,00%

33,33%

13º

SSANGYONG ACTYON SPORTS

4

0,01%

9

0,01%

-55,56%

14º

LIFAN FOISON

1

0,00%

1

0,00%

0,00%

15º

TOYOTA TUNDRA

1

0,00%

0

0,00%

-

 

 

68919

100,00%

96805

100,00%

-28,81%

Fonte: Fenabrave

Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com

Galeria: Comparativo: Ford Ranger Storm x Nissan Frontier Attack

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários