Com liderança do T-Cross, vendas diretas têm 7 SUVs no Top 10 em junho
Na soma do 1º semestre, Onix ainda mantém a ponta; veja rankings
Após dois meses consecutivos representando a maioria dos registros no mercado brasileiro, as vendas diretas encerraram junho com menos de 40% do total de 122.772 emplacamentos (39,88%). A Volkswagen, com 23,88% de market share, interrompeu cinco meses de liderança da Fiat (19,49%). A Jeep (11,33%) completou o pódio, seguida por Renault (9,78%) e Chevrolet (8,27%).
Se em maio a liderança entre os automóveis foi de um SUV, em junho a VW manteve o ritmo, emplacando o T-Cross (3.913) como o veículo preferido na modalidade, com quase ¾ de todas as suas unidades. Vice-líder no último ranking, o Jeep Renegade (2.934) manteve a posição. Nº 1 em maio, o Jeep Compass (2.608) foi o quarto, logo atrás do VW Gol (2.771).
Formando um sexteto de utilitários esportivos entre os sete primeiros, o Hyundai Creta, o Chevrolet Tracker e o Renault Captur foram os preferidos para 1.783, 1.457 e 1.215 consumidores, respectivamente. O segmento ainda teve o Nissan Kicks (1.116) entre o Hyundai HB20 (1.135) e o Renault Kwid (1.090) no top 10, com nada menos que sete SUVs na lista dos ponteiros. Em 11º, o VW Voyage (1.090), com mais de 90% de seus emplacamentos na modalidade, foi novamente líder entre os sedãs.
Campeão de vendas no geral, o Chevrolet Onix (770) foi apenas o 17º, com pouco mais de 12% de seus emplacamentos fora do varejo. Tradicionalmente forte na modalidade, o Ford Ka Sedan (193) ficou atrás até do Volvo XC60 (198), modelo premium preferido. Outro premium, o Audi Q5 (96) teve mais da metade de seus registros por meio de vendas diretas.
Entre os comerciais leves, nova liderança dupla da Fiat, com Strada (3.730) e Toro (1.959). Pódio em maio, a Ford Ranger (1.097) foi superada pela VW Saveiro (1.435). A Nissan Frontier, com 382 unidades, ficou à frente da VW Amarok (322) e da Mitsubishi L200 (318). A Chevrolet S10 (190) ficou fora do top 10 pelo 2º mês seguido.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUN. 20 |
1º |
VW T-CROSS |
3.913 |
71,63% |
5.463 |
2º |
JEEP RENEGADE |
2.934 |
71,70% |
4.092 |
3º |
VW GOL |
2.771 |
70,91% |
3.908 |
4º |
JEEP COMPASS |
2.608 |
80,64% |
3.234 |
5º |
HYUNDAI CRETA |
1.783 |
54,41% |
3.277 |
6º |
CHEVROLET TRACKER |
1.457 |
35,75% |
4.075 |
7º |
RENAULT CAPTUR |
1.215 |
88,88% |
1.367 |
8º |
HYUNDAI HB20 |
1.135 |
19,60% |
5.792 |
9º |
NISSAN KICKS |
1.116 |
47,79% |
2.335 |
10º |
RENAULT KWID |
1.090 |
30,73% |
3.547 |
11º |
VW VOYAGE |
1.089 |
90,90% |
1.198 |
12º |
FIAT UNO |
1.008 |
91,06% |
1.107 |
13º |
FIAT MOBI |
960 |
36,49% |
2.631 |
14º |
RENAULT LOGAN |
899 |
86,19% |
1.043 |
15º |
VW VIRTUS |
856 |
44,28% |
1.933 |
16º |
RENAULT DUSTER |
773 |
40,24% |
1.921 |
17º |
CHEVROLET ONIX |
770 |
12,35% |
6.234 |
18º |
FORD KA |
743 |
21,83% |
3.404 |
19º |
CITROËN C4 CACTUS |
653 |
68,95% |
947 |
20º |
VW JETTA |
649 |
58,89% |
1.102 |
21º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
644 |
21,18% |
3.040 |
22º |
RENAULT SANDERO |
438 |
32,16% |
1.362 |
23º |
FORD ECOSPORT |
385 |
22,16% |
1.737 |
24º |
FIAT CRONOS |
382 |
34,85% |
1.096 |
25º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
322 |
42,93% |
750 |
26º |
HONDA FIT |
314 |
26,06% |
1.205 |
27º |
VW POLO |
303 |
10,25% |
2.955 |
28º |
TOYOTA COROLLA |
292 |
13,38% |
2.183 |
29º |
CHEVROLET SPIN |
274 |
19,08% |
1.436 |
30º |
FIAT ARGO |
269 |
8,96% |
3.003 |
31º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
249 |
30,89% |
806 |
32º |
FIAT SIENA |
218 |
35,10% |
621 |
33º |
HONDA HR-V |
208 |
8,39% |
2.478 |
34º |
HONDA CITY |
204 |
42,95% |
475 |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
203 |
44,91% |
452 |
36º |
VOLVO XC60 |
198 |
79,84% |
248 |
37º |
FORD KA SEDAN |
193 |
23,34% |
827 |
38º |
PEUGEOT 2008 |
190 |
55,23% |
344 |
39º |
TOYOTA YARIS HATCH |
190 |
15,30% |
1.242 |
40º |
HYUNDAI HB20S |
180 |
11,27% |
1.597 |
41º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
165 |
50,15% |
329 |
42º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
139 |
13,09% |
1.062 |
43º |
TOYOTA SW4 |
126 |
27,10% |
465 |
44º |
PEUGEOT 208 |
117 |
66,86% |
175 |
45º |
VW TIGUAN |
115 |
17,22% |
668 |
46º |
HYUNDAI TUCSON |
110 |
47,01% |
234 |
47º |
FIAT DOBLÒ |
108 |
90,76% |
119 |
48º |
AUDI Q5 |
96 |
55,81% |
172 |
49º |
NISSAN VERSA |
95 |
15,94% |
596 |
50º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
91 |
22,98% |
396 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUN. 20 |
1º |
FIAT STRADA |
3.730 |
97,39% |
3.830 |
2º |
FIAT TORO |
1.959 |
64,67% |
3.029 |
3º |
VW SAVEIRO |
1.435 |
88,96% |
1.613 |
4º |
FORD RANGER |
1.097 |
63,19% |
1.736 |
5º |
FIAT FIORINO |
597 |
68,86% |
867 |
6º |
TOYOTA HILUX |
509 |
29,73% |
1.712 |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
412 |
40,47% |
1.018 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
382 |
53,95% |
708 |
9º |
VW AMAROK |
322 |
38,24% |
842 |
10º |
MITSUBISHI L200 |
318 |
52,48% |
606 |
11º |
FIAT DUCATO |
311 |
91,47% |
340 |
12º |
RENAULT MASTER |
289 |
66,74% |
433 |
13º |
RAM 2500 |
229 |
100,00% |
229 |
14º |
CHEVROLET S10 |
190 |
13,17% |
1.443 |
15º |
HYUNDAI HR |
117 |
31,79% |
368 |
16º |
VW EXPRESS |
114 |
28,86% |
395 |
17º |
RENAULT DUSTER OROCH |
81 |
62,31% |
130 |
18º |
PEUGEOT EXPERT |
68 |
47,55% |
143 |
19º |
CITROËN JUMPY |
63 |
59,43% |
106 |
20º |
IVECO DAILY 35S14 |
21 |
26,92% |
78 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
16 |
57,14% |
28 |
22º |
PEUGEOT BOXER |
15 |
93,75% |
16 |
23º |
CITROËN JUMPER |
13 |
59,09% |
22 |
24º |
IVECO DAILY |
1 |
12,50% |
8 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
1 |
0,94% |
106 |
NO 1º SEMESTRE
Entre janeiro e junho, as vendas diretas representaram 43,33% das 763.280 unidades registradas, quase dois pontos percentuais a menos do que no 1º semestre de 2019 (45,06%). Vice-líder há um ano, a Fiat (20,22%) recuperou a posição de honra. Preferida em 2019, a Chevrolet (14,06%) também foi superada pela Volkswagen (18,81%). Ford (8,87%) e Renault (8,50%), em posições trocadas, completaram o top 5.
Numa disputa muito mais acirrada do que há um ano, Chevrolet Onix (17.775) e VW Gol (15.925) foram os automóveis preferidos, com o Jeep Renegade (13.767) novamente completando o pódio. Sexto no 1º semestre de 2019, o Jeep Compass (13.529) subiu para quarto. Com 12.429 unidades, o Chevrolet Onix Plus completou o top 5 como líder entre os sedãs, segmento que ainda teve o Ford Ka Sedan (8.163) em 9º.
Praticamente colado no Ford Ka (12.256), o VW T-Cross (12.208) teve quase 60% de seus emplacamentos na modalidade. Com 9.515 unidades, o Nissan Kicks repetiu a 8ª posição. Mostrando a sua força concentrada no varejo, o Hyundai HB20 (8.076) completou o top 10 com menos de ¼ de suas unidades. Novamente fora do pelotão de cima, o Renault Sandero (7.020) foi o 12º. Único premium no top 50, o Volvo XC60 (727) teve quase 2/3 de seus emplacamentos na modalidade.
Com praticamente o dobro do total emplacado pela VW Saveiro (11.400), terceira colocada, a Fiat Strada (22.136) assegurou vantagem mais do que confortável na liderança entre os comerciais leves – a Fiat Toro, com 14.849 unidades, ficou entre as duas. Sexta há um ano, a Toyota Hilux (5.493) venceu uma disputa acirrada contra a Ford Ranger (5.349) pelo quarto lugar.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
1º SEM. 2020 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
17.775 |
29,49% |
60.267 |
2º |
VW GOL |
15.925 |
64,14% |
24.827 |
3º |
JEEP RENEGADE |
13.767 |
66,48% |
20.710 |
4º |
JEEP COMPASS |
13.529 |
76,71% |
17.637 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
12.429 |
39,51% |
31.456 |
6º |
FORD KA |
12.256 |
41,43% |
29.583 |
7º |
VW T-CROSS |
12.208 |
59,28% |
20.595 |
8º |
NISSAN KICKS |
9.515 |
58,51% |
16.261 |
9º |
FORD KA SEDAN |
8.163 |
67,97% |
12.010 |
10º |
HYUNDAI HB20 |
8.076 |
24,59% |
32.843 |
11º |
HYUNDAI CRETA |
7.159 |
42,88% |
16.695 |
12º |
RENAULT SANDERO |
7.020 |
53,20% |
13.196 |
13º |
RENAULT KWID |
6.827 |
28,87% |
23.648 |
14º |
FIAT MOBI |
6.825 |
39,97% |
17.077 |
15º |
FIAT ARGO |
6.184 |
27,21% |
22.727 |
16º |
VW VOYAGE |
6.121 |
89,71% |
6.823 |
17º |
VW VIRTUS |
5.328 |
43,35% |
12.290 |
18º |
FIAT UNO |
4.979 |
89,53% |
5.561 |
19º |
RENAULT LOGAN |
4.933 |
79,44% |
6.210 |
20º |
VW POLO |
3.948 |
19,29% |
20.470 |
21º |
RENAULT CAPTUR |
3.783 |
74,25% |
5.095 |
22º |
FORD ECOSPORT |
3.464 |
35,01% |
9.895 |
23º |
CHEVROLET TRACKER |
3.250 |
28,93% |
11.235 |
24º |
CHEVROLET SPIN |
3.069 |
45,46% |
6.751 |
25º |
RENAULT DUSTER |
3.058 |
44,71% |
6.839 |
26º |
TOYOTA COROLLA |
2.850 |
16,79% |
16.975 |
27º |
CITROËN C4 CACTUS |
2.833 |
57,20% |
4.953 |
28º |
FIAT CRONOS |
2.742 |
36,75% |
7.461 |
29º |
HYUNDAI HB20S |
2.636 |
27,38% |
9.628 |
30º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
2.440 |
43,71% |
5.582 |
31º |
NISSAN VERSA |
2.403 |
37,47% |
6.413 |
32º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.114 |
35,63% |
5.934 |
33º |
FIAT SIENA |
1.867 |
40,54% |
4.605 |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.618 |
40,88% |
3.958 |
35º |
HONDA FIT |
1.601 |
25,45% |
6.290 |
36º |
VW JETTA |
1.444 |
46,24% |
3.123 |
37º |
HONDA HR-V |
1.366 |
10,47% |
13.051 |
38º |
FIAT DOBLÒ |
1.300 |
92,66% |
1.403 |
39º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.293 |
50,71% |
2.550 |
40º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.168 |
24,26% |
4.815 |
41º |
HONDA CITY |
1.160 |
35,78% |
3.242 |
42º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.113 |
12,36% |
9.008 |
43º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.041 |
29,42% |
3.538 |
44º |
PEUGEOT 2008 |
950 |
49,38% |
1.924 |
45º |
VW TIGUAN |
815 |
23,20% |
3.513 |
46º |
VOLVO XC60 |
727 |
66,58% |
1.092 |
47º |
VW UP |
683 |
16,93% |
4.034 |
48º |
VW FOX/CROSS FOX |
637 |
7,66% |
8.321 |
49º |
HONDA CIVIC |
517 |
6,99% |
7.394 |
50º |
HONDA WR-V |
498 |
12,42% |
4.009 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
1º SEM. 2020 |
1º |
FIAT STRADA |
22.136 |
96,88% |
22.849 |
2º |
FIAT TORO |
14.849 |
75,10% |
19.773 |
3º |
VW SAVEIRO |
11.400 |
91,29% |
12.488 |
4º |
TOYOTA HILUX |
5.493 |
38,35% |
14.324 |
5º |
FORD RANGER |
5.349 |
61,36% |
8.718 |
6º |
CHEVROLET S10 |
4.023 |
42,02% |
9.575 |
7º |
FIAT FIORINO |
3.852 |
73,29% |
5.256 |
8º |
VW AMAROK |
3.334 |
53,64% |
6.215 |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
2.264 |
68,28% |
3.316 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
2.158 |
60,36% |
3.575 |
11º |
FIAT DUCATO |
1.857 |
90,10% |
2.061 |
12º |
MITSUBISHI L200 |
1.691 |
46,69% |
3.622 |
13º |
RENAULT MASTER |
1.526 |
55,47% |
2.751 |
14º |
RENAULT DUSTER OROCH |
931 |
42,55% |
2.188 |
15º |
RAM 2500 |
775 |
96,63% |
802 |
16º |
CITROËN JUMPY |
619 |
84,33% |
734 |
17º |
PEUGEOT EXPERT |
544 |
70,93% |
767 |
18º |
HYUNDAI HR |
388 |
19,95% |
1.945 |
19º |
VW EXPRESS |
288 |
22,24% |
1.295 |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
244 |
64,38% |
379 |
21º |
IVECO DAILY 3514 |
174 |
32,34% |
538 |
22º |
FIAT UNO |
166 |
100,00% |
166 |
23º |
PEUGEOT BOXER |
163 |
92,61% |
176 |
24º |
CITROËN JUMPER |
104 |
64,60% |
161 |
25º |
IVECO DAILY 30S13 |
47 |
12,53% |
375 |
26º |
IVECO DAILY |
22 |
51,16% |
43 |
27º |
RENAULT KANGOO |
10 |
100,00% |
10 |
28º |
CITROËN BERLINGO |
6 |
54,55% |
11 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
4 |
1,14% |
350 |
30º |
HYUNDAI H350 |
2 |
100,00% |
2 |
31º |
KIA K2500 |
2 |
0,21% |
950 |
32º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
100,00% |
1 |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1 |
1,72% |
58 |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
1 |
0,36% |
278 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
Galeria: Chevrolet Tracker 2021
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia