Apesar de fazer parte do grupo Volkswagen desde 1964, quando foi comprada da Daimler, a Audi ainda é não inteiramente de propriedade do grupo de Wolfsburg. Atualmente, a empresa têm 99,64% de seus papéis sob controle da VW e apenas 0,36% nas mãos de acionistas minoritários - situação que deverá mudar em breve, de acordo com reportagem da Automotive News.
Segundo a agência, executivos do grupo Volkswagen planejam desembolsar 237 milhões de euros (cerca de R$ 1,4 bilhão) para adquirir a parte restante e assim assumir o controle absoluto sobre a marca das quatro argolas. O anúncio oficial da negociação é aguardado para julho ou agosto, quando será realizada a assembléia geral anual da Audi.
A VW parece estar tão interessada na compra que pagará pelas ações restantes um valor 50% superior ao praticado pelo mercado. Na prática, os papéis cotados a 1.050 euros cada serão adquiridos por cerca de 1.551,53 euros. Com 152.749 ações em circulação, a conta será de 237 milhões de euros.
"A Volkswagen AG anunciou e especificou o valor em dinheiro a ser pago aos acionistas minoritários em troca da transferência de suas ações a 1.551,53 euros por ação da Audi AG", afirmou a VW em comunicado à Automotive News.
Fotos: divulgação
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira