Se o mercado brasileiro como um todo recuou 75,8% em maio na comparação com o mesmo período de 2019, o segmento de sedãs premium foi bem menos afetado pela pandemia. Com 490 emplacamentos considerando as duas categorias, a retração foi de pouco mais de 55%. Preferido entre os modelos médios, o BMW Série 3 contribuiu decisivamente para que os números não fossem tão negativos.
Com 256 emplacamentos, praticamente o dobro do registrado em abril (132), o representante da marca bávara foi o único a crescer nos últimos 12 meses (+34,7%) e respondeu por 55,4% dos registros do segmento – ou pouco mais de 52%, se considerarmos também os modelos maiores. Deste total, vale ressaltar, mais de 10% (26) foram da nova versão híbrida 330e.
Na briga pela vice-liderança, o Mercedes Classe C retomou a posição perdida para o Classe A Sedan por apenas 5 unidades (62 x 57). Fechando o top 5, dois modelos da Audi com quedas acima dos 70%: A3 Sedan (46) e A5 (19). Quinto em abril, desta vez o Mercedes CLA (10) se contentou com o sexto lugar.
Em mais um mês fraquíssimo, o A4 (4) ficou atrás do Volvo S60 (6) – para se ter uma ideia do desempenho do Audi, o número representou menos de 2% dos emplacamentos do líder. Maio também marcou a estreia do BMW Série 2 Gran Coupé (1), empatado na lanterna com o Jaguar XE (1).
Na faixa superior, na qual nenhum modelo chegou à casa dos dois dígitos, o Porsche Panamera (6) repetiu a liderança do último ranking, seguido pelo empate entre o BMW Série 5 (5) e o Mercedes Classe E (5). Terceiro em abril, o Volvo S90 (1) foi superado pelo Audi A6 (4), pelo BMW Série 7 (3) e pelo Lexus ES (2), dividindo a lanterna com o Audi A7 (1) e o Mercedes CLS (1).
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAI/20 |
ABR/20 |
MAI/19 |
% MAI 20 |
% ABR 20 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
256 |
132 |
190 |
55,41% |
44,90% |
93,94% |
34,74% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
62 |
43 |
299 |
13,42% |
14,63% |
44,19% |
-79,26% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
57 |
56 |
0 |
12,34% |
19,05% |
1,79% |
- |
4º |
AUDI A3 SEDAN |
46 |
32 |
258 |
9,96% |
10,88% |
43,75% |
-82,17% |
5º |
AUDI A5 |
19 |
8 |
70 |
4,11% |
2,72% |
137,50% |
-72,86% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLA |
10 |
12 |
111 |
2,16% |
4,08% |
-16,67% |
-90,99% |
7º |
VOLVO S60 |
6 |
7 |
0 |
1,30% |
2,38% |
-14,29% |
- |
8º |
AUDI A4 |
4 |
3 |
68 |
0,87% |
1,02% |
33,33% |
-94,12% |
9º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
1 |
0 |
0 |
0,22% |
0,00% |
- |
- |
10º |
JAGUAR XE |
1 |
1 |
5 |
0,22% |
0,34% |
0,00% |
-80,00% |
|
|
462 |
294 |
1001 |
100,00% |
100,00% |
57,14% |
-53,85% |
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAI/20 |
ABR/20 |
MAI/19 |
% MAI 20 |
% ABR 20 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
PORSCHE PANAMERA |
6 |
6 |
2 |
21,43% |
30,00% |
0,00% |
200,00% |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
5 |
4 |
45 |
17,86% |
20,00% |
25,00% |
-88,89% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
5 |
1 |
13 |
17,86% |
5,00% |
400,00% |
-61,54% |
4º |
AUDI A6 |
4 |
0 |
6 |
14,29% |
0,00% |
- |
-33,33% |
5º |
BMW SÉRIE 7 |
3 |
2 |
1 |
10,71% |
10,00% |
50,00% |
200,00% |
6º |
LEXUS ES |
2 |
2 |
21 |
7,14% |
10,00% |
0,00% |
-90,48% |
7º |
AUDI A7 |
1 |
0 |
0 |
3,57% |
0,00% |
- |
- |
8º |
MERCEDES-BENZ CLS |
1 |
2 |
10 |
3,57% |
10,00% |
-50,00% |
-90,00% |
9º |
VOLVO S90 |
1 |
3 |
1 |
3,57% |
15,00% |
-66,67% |
0,00% |
|
|
28 |
20 |
99 |
100,00% |
100,00% |
40,00% |
-71,72% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira