Os emplacamentos de sedãs compactos em maio recuaram mais de 82% em relação ao mesmo período de 2019. Por conta da pandemia, dos 15 modelos com pelo menos uma unidade registrada, apenas dois deles – Hyundai HB20S (824), terceiro, e Cronos (597), quinto – registraram quedas abaixo dos 80%, com o Fiat perdendo “apenas” 71% de seus compradores.
Na liderança do segmento pelo 8º mês seguido, o Chevrolet Onix Plus foi o preferido por 1.681 consumidores. Após 11 meses seguidos na 2ª posição, o Ford Ka Sedan (432) – bastante dependente das chamadas vendas diretas – caiu para o sexto lugar. O VW Virtus (961), que em abril havia sido o terceiro, subiu uma posição e retomou o segundo lugar no segmento.
Sexto no último ranking, o VW Voyage (601) cresceu 40% nas últimas semanas para assumir o quarto lugar. Em briga muito acirrada pela sétima posição, o Nissan Versa levou a melhor sobre o Toyota Yaris Sedan por apenas 10 unidades (361 x 351). Também muito próximos, Renault Logan (279) e Fiat Grand Siena (274) completaram o top 10 nas mesmas posições de abril.
Atrás do Toyota Etios Sedan (175), o Honda City (158) vive compasso de espera pela chegada da nova geração ao país. Atrás do Caoa Chery Arrizo 5 (15), somente dois modelos já fora de linha: Prisma (substituído pelo Joy Plus) e Cobalt (pelo Onix Plus) foram os últimos colocados.
POS. |
MODELO |
MAI/20 |
ABR/20 |
MAI/19 |
% MAI 20 |
% ABR 20 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1681 |
2223 |
0 |
24,99% |
30,51% |
-24,38% |
- |
2º |
VW VIRTUS |
961 |
653 |
5014 |
14,29% |
8,96% |
47,17% |
-80,83% |
3º |
HYUNDAI HB20S |
824 |
702 |
3724 |
12,25% |
9,64% |
17,38% |
-77,87% |
4º |
VW VOYAGE |
601 |
429 |
3170 |
8,94% |
5,89% |
40,09% |
-81,04% |
5º |
FIAT CRONOS |
597 |
862 |
2059 |
8,88% |
11,83% |
-30,74% |
-71,01% |
6º |
FORD KA SEDAN |
432 |
924 |
4200 |
6,42% |
12,68% |
-53,25% |
-89,71% |
7º |
NISSAN VERSA |
361 |
313 |
1712 |
5,37% |
4,30% |
15,34% |
-78,91% |
8º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
351 |
343 |
2256 |
5,22% |
4,71% |
2,33% |
-84,44% |
9º |
RENAULT LOGAN |
279 |
256 |
2273 |
4,15% |
3,51% |
8,98% |
-87,73% |
10º |
FIAT GRAND SIENA |
274 |
205 |
1652 |
4,07% |
2,81% |
33,66% |
-83,41% |
11º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
175 |
202 |
1394 |
2,60% |
2,77% |
-13,37% |
-87,45% |
12º |
HONDA CITY |
158 |
139 |
1360 |
2,35% |
1,91% |
13,67% |
-88,38% |
13º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
15 |
19 |
245 |
0,22% |
0,26% |
-21,05% |
-93,88% |
14º |
CHEVROLET PRISMA |
13 |
11 |
7508 |
0,19% |
0,15% |
18,18% |
-99,83% |
15º |
CHEVROLET COBALT |
4 |
4 |
895 |
0,06% |
0,05% |
0,00% |
-99,55% |
|
|
6726 |
7285 |
37462 |
100,00% |
100,00% |
-7,67% |
-82,05% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela