Um dos lançamentos mais esperados para o Brasil no ano que vem, o Jeep Compass 2021 acaba de ser apresentado oficialmente na Europa. O SUV médio recebe o motor 1.3 turbo nas versões de 130 cv e 150 cv e uma nova central multimídia, mas não mudou praticamente nada no design, alterando somente o desenho interno das lanternas, que também contam com uma assinatura em LED. O modelo nacional, produzido em Goiana (PE) também receberá esta motorização, com estreia prevista para o ano que vem, provavelmente no primeiro semestre.
A principal novidade do SUV é a alteração importante na motorização, adotando o esperado motor 1.3 turbo de quatro cilindros, baseado no 1.3 Firefly produzido no Brasil – e que também será feito por aqui a partir de outubro. Na Europa, ele será ofertado nas versões de 130 cv e 150 cv, sempre entregando 27,5 kgfm de torque. A versão de 130 cv trabalha com a transmissão manual de 6 marchas, enquanto a de 150 cv está combinada a uma caixa seca de dupla embreagem e 6 posições. Em ambos os casos a tração é dianteira.
Para a Europa, ele ainda será vendido com o 1.6 turbodiesel de 120 cv e 32,6 kgfm, oferecido com câmbio manual e tração dianteira. Já por aqui ele deve manter o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm, com câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4, enquanto o 1.3 turbo deve ser oferecido na versão de 150 cv. A transmissão de dupla embreagem não deve chegar ao Brasil, sendo substituída pela automática de 6 marchas ou até pela CVT que está sendo desenvolvida também para o 1.3 aspirado.
Outra novidade é a chegada do Compass 4xe, versão híbrida do SUV médio. Ela já havia sido apresentada e até estava em pré-venda, mas agora faz sua estreia oficial. Utiliza o mesmo motor 1.3 turbo, mas em combinação a uma unidade elétrica que move as rodas traseiras, entregando 240 cv e prometendo um rendimento de até 47,6 km/litro. A novidade já foi confirmada para o nosso mercado, mas acabou adiada para meados do ano que vem por conta da pandemia.
Na parte de tecnologia, o Compass passa a utilizar a central multimídia Uconnect Services, que estreou no Renegade 2020 na Europa. Ela utiliza telas de 7 ou 8,4 polegadas, trabalhando com serviços integrados com o aplicativo no celular, smartwatch e até pelo site, com funções como travar e destravar as portas, enviar um destino para o GPS do veículo, receber alertas em tempo real sobre o trânsito ou previsão do tempo e mais. A versão híbrida ainda terá uma função para monitorar a carga da bateria, marcar um horário de recarga e encontrar postos de recarga mais próximos.
O Jeep Compass com motor 1.3 turbo será lançado no Brasil em 2021, com estreia esperada para o 1º semestre. Esta motorização começará a ser feita na fábrica em Betim (MG) a partir de outubro, mas por aqui será flex e não deve ter duas opções de potência. Outra dúvida é sobre qual será a transmissão utilizada, já que as caixas de dupla embreagem têm uma reputação ruim no país.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaecoo J5: SUV rival de T-Cross e Creta é revelado e poderá vir ao Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo VW Tayron: o que sabemos sobre o substituto do Tiguan no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Kia revela inédita picape média para rivalizar com Ranger e Hilux
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Direto de Paris: Como é o Volkswagen Tayron, substituto do Tiguan?