Desde janeiro de 2017, quando o Motor1.com começou a apresentar a separação por modalidades, a menor participação do varejo na composição de vendas havia sido em abril (49,43%). Pois bem: em maio, ainda sob os efeitos da pandemia, dos 56.639 automóveis e comerciais leves, apenas 42,82% do total foram negociados pelas concessionárias.
A líder Chevrolet, com 23,15% de participação, assegurou quase 9 pontos percentuais a mais do que a VW (14,84%). Hyundai (10,61%), Fiat (9,64%) e Toyota (9,52%) completaram as cinco primeiras posições. Destaque negativo para a Ford (6,90%), superada pela Renault (7,29%) e sob ameaça da Honda (5,81%).
Sem alterações desde outubro, Chevrolet Onix (2.967) e Hyundai HB20 (2.153) foram novamente os automóveis preferidos. A grande novidade do mês foi a 3ª posição do Chevrolet Tracker (1.491), líder entre os SUVs e crossovers pelo 2º mês consecutivo. A marca ainda emplacou o Onix Plus (1.435), nº 1 entre os sedãs, na 4ª colocação. O VW Polo, com 1.404 unidades, completou o top 5.
Mesmo com nova geração nas lojas, o Renault Duster (540) não repetiu o desempenho de abril e desta vez ficou atrás de rivais como VW T-Cross (661), Hyundai Creta (649) e Ford Ecosport (574). Destaque também para o Chevrolet Equinox (270) vendendo mais do que o VW Tiguan (158) e para o BMW 320i (196) em 40º.
Entre os comerciais leves, a Chevrolet também se deu bem e posicionou a S10 (1.093) no topo. Preferida nos meses anteriores, a Toyota Hilux (956) foi a segunda, com boa vantagem sobre a Fiat Toro (626). Picape pequena mais vendida no geral, a Fiat Strada ficou apenas na 16ª colocação no varejo, com apenas 32 unidades.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAI. 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
2.967 |
90,02% |
3.296 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
2.153 |
97,07% |
2.218 |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
1.491 |
95,33% |
1.564 |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.435 |
85,37% |
1.681 |
5º |
VW POLO |
1.404 |
89,43% |
1.570 |
6º |
RENAULT KWID |
1.385 |
76,18% |
1.818 |
7º |
FIAT ARGO |
1.356 |
76,70% |
1.768 |
8º |
TOYOTA COROLLA |
1.165 |
84,79% |
1.374 |
9º |
FORD KA |
1.164 |
67,71% |
1.719 |
10º |
VW GOL |
880 |
54,46% |
1.616 |
11º |
HONDA HR-V |
850 |
89,29% |
952 |
12º |
HYUNDAI HB20S |
809 |
98,18% |
824 |
13º |
FIAT MOBI |
773 |
77,92% |
992 |
14º |
VW T-CROSS |
661 |
65,64% |
1.007 |
15º |
HYUNDAI CRETA |
649 |
57,79% |
1.123 |
16º |
VW VIRTUS |
618 |
64,24% |
962 |
17º |
HONDA CIVIC |
603 |
90,81% |
664 |
18º |
FORD ECOSPORT |
574 |
67,45% |
851 |
19º |
RENAULT DUSTER |
540 |
53,20% |
1.015 |
20º |
VW FOX |
497 |
98,03% |
507 |
21º |
TOYOTA YARIS HATCH |
473 |
89,92% |
526 |
22º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
461 |
78,00% |
591 |
23º |
JEEP RENEGADE |
451 |
34,88% |
1.293 |
24º |
NISSAN KICKS |
432 |
55,38% |
780 |
25º |
RENAULT SANDERO |
407 |
51,65% |
788 |
26º |
CHEVROLET SPIN |
372 |
72,80% |
511 |
27º |
FIAT CRONOS |
326 |
54,61% |
597 |
28º |
HONDA FIT |
315 |
87,02% |
362 |
29º |
VW UP |
291 |
87,92% |
331 |
30º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
283 |
80,63% |
351 |
31º |
VW JETTA |
276 |
57,02% |
484 |
32º |
NISSAN VERSA |
272 |
75,35% |
361 |
33º |
CHEVROLET EQUINOX |
270 |
97,83% |
276 |
34º |
FORD KA SEDAN |
261 |
60,42% |
432 |
35º |
JEEP COMPASS |
257 |
20,48% |
1.255 |
36º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
249 |
65,70% |
379 |
37º |
HONDA WR-V |
238 |
89,47% |
266 |
38º |
TOYOTA SW4 |
222 |
73,27% |
303 |
39º |
FIAT SIENA |
210 |
76,64% |
274 |
40º |
BMW 320i |
196 |
90,32% |
217 |
41º |
VW TIGUAN |
158 |
79,40% |
199 |
42º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
148 |
89,16% |
166 |
43º |
CITROËN C4 CACTUS |
142 |
38,90% |
365 |
44º |
HONDA CITY |
114 |
72,15% |
158 |
45º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
105 |
67,31% |
156 |
46º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
95 |
54,29% |
175 |
47º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
92 |
100,00% |
92 |
48º |
RENAULT CAPTUR |
91 |
28,26% |
322 |
49º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
88 |
71,54% |
123 |
50º |
VOLVO XC40 |
79 |
77,45% |
102 |
51º |
VW VOYAGE |
77 |
12,81% |
601 |
52º |
RENAULT LOGAN |
73 |
26,16% |
279 |
53º |
FIAT UNO |
54 |
8,57% |
630 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAI. 20 |
1º |
CHEVROLET S10 |
1.093 |
86,27% |
1.267 |
2º |
TOYOTA HILUX |
956 |
66,20% |
1.444 |
3º |
FIAT TORO |
626 |
37,67% |
1.662 |
4º |
FORD RANGER |
537 |
38,36% |
1.400 |
5º |
VW AMAROK |
414 |
57,10% |
725 |
6º |
CHEVROLET MONTANA |
227 |
48,92% |
464 |
7º |
MITSUBISHI L200 |
227 |
37,65% |
603 |
8º |
HYUNDAI HR |
191 |
88,43% |
216 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
169 |
48,42% |
349 |
10º |
RENAULT MASTER |
166 |
69,17% |
240 |
11º |
VW SAVEIRO |
141 |
20,86% |
676 |
12º |
FIAT FIORINO |
125 |
22,52% |
555 |
13º |
KIA K2500 |
65 |
100,00% |
65 |
14º |
VW EXPRESS |
62 |
80,52% |
77 |
15º |
FIAT STRADA |
54 |
2,72% |
1.983 |
16º |
RENAULT DUSTER OROCH |
38 |
80,85% |
47 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
28 |
75,68% |
37 |
18º |
CITROËN JUMPER |
26 |
50,98% |
51 |
19º |
FIAT DUCATO |
26 |
10,97% |
237 |
20º |
IVECO DAILY 30S13 |
25 |
92,59% |
27 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
25 |
100,00% |
25 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
24 |
100,00% |
24 |
23º |
PEUGEOT EXPERT |
19 |
38,00% |
50 |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
15 |
100,00% |
15 |
25º |
CITROËN JUMPY |
13 |
22,41% |
58 |
26º |
IVECO DAILY 35-150 |
13 |
100,00% |
13 |
27º |
FOTON AUMARK 1039 |
11 |
100,00% |
11 |
28º |
EFFA V21 |
7 |
100,00% |
7 |
29º |
IVECO DAILY 35S14 |
6 |
66,67% |
9 |
30º |
EFFA V22 |
5 |
100,00% |
5 |
31º |
CITROËN BERLINGO |
2 |
66,67% |
3 |
32º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
2 |
100,00% |
2 |
33º |
IVECO DAILY |
2 |
100,00% |
2 |
34º |
JAC V260 |
2 |
100,00% |
2 |
35º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
2 |
100,00% |
2 |
36º |
PEUGEOT BOXER |
2 |
16,67% |
12 |
37º |
EFFA V25 |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
IVECO DAILY 30-130 |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
LIFAN FOISON |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
VW KOMBI |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela