Desde janeiro de 2017, quando o Motor1.com começou a apresentar a separação por modalidades, a menor participação do varejo na composição de vendas havia sido em abril (49,43%). Pois bem: em maio, ainda sob os efeitos da pandemia, dos 56.639 automóveis e comerciais leves, apenas 42,82% do total foram negociados pelas concessionárias.
A líder Chevrolet, com 23,15% de participação, assegurou quase 9 pontos percentuais a mais do que a VW (14,84%). Hyundai (10,61%), Fiat (9,64%) e Toyota (9,52%) completaram as cinco primeiras posições. Destaque negativo para a Ford (6,90%), superada pela Renault (7,29%) e sob ameaça da Honda (5,81%).
Sem alterações desde outubro, Chevrolet Onix (2.967) e Hyundai HB20 (2.153) foram novamente os automóveis preferidos. A grande novidade do mês foi a 3ª posição do Chevrolet Tracker (1.491), líder entre os SUVs e crossovers pelo 2º mês consecutivo. A marca ainda emplacou o Onix Plus (1.435), nº 1 entre os sedãs, na 4ª colocação. O VW Polo, com 1.404 unidades, completou o top 5.
Mesmo com nova geração nas lojas, o Renault Duster (540) não repetiu o desempenho de abril e desta vez ficou atrás de rivais como VW T-Cross (661), Hyundai Creta (649) e Ford Ecosport (574). Destaque também para o Chevrolet Equinox (270) vendendo mais do que o VW Tiguan (158) e para o BMW 320i (196) em 40º.
Entre os comerciais leves, a Chevrolet também se deu bem e posicionou a S10 (1.093) no topo. Preferida nos meses anteriores, a Toyota Hilux (956) foi a segunda, com boa vantagem sobre a Fiat Toro (626). Picape pequena mais vendida no geral, a Fiat Strada ficou apenas na 16ª colocação no varejo, com apenas 32 unidades.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAI. 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
2.967 |
90,02% |
3.296 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
2.153 |
97,07% |
2.218 |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
1.491 |
95,33% |
1.564 |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.435 |
85,37% |
1.681 |
5º |
VW POLO |
1.404 |
89,43% |
1.570 |
6º |
RENAULT KWID |
1.385 |
76,18% |
1.818 |
7º |
FIAT ARGO |
1.356 |
76,70% |
1.768 |
8º |
TOYOTA COROLLA |
1.165 |
84,79% |
1.374 |
9º |
FORD KA |
1.164 |
67,71% |
1.719 |
10º |
VW GOL |
880 |
54,46% |
1.616 |
11º |
HONDA HR-V |
850 |
89,29% |
952 |
12º |
HYUNDAI HB20S |
809 |
98,18% |
824 |
13º |
FIAT MOBI |
773 |
77,92% |
992 |
14º |
VW T-CROSS |
661 |
65,64% |
1.007 |
15º |
HYUNDAI CRETA |
649 |
57,79% |
1.123 |
16º |
VW VIRTUS |
618 |
64,24% |
962 |
17º |
HONDA CIVIC |
603 |
90,81% |
664 |
18º |
FORD ECOSPORT |
574 |
67,45% |
851 |
19º |
RENAULT DUSTER |
540 |
53,20% |
1.015 |
20º |
VW FOX |
497 |
98,03% |
507 |
21º |
TOYOTA YARIS HATCH |
473 |
89,92% |
526 |
22º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
461 |
78,00% |
591 |
23º |
JEEP RENEGADE |
451 |
34,88% |
1.293 |
24º |
NISSAN KICKS |
432 |
55,38% |
780 |
25º |
RENAULT SANDERO |
407 |
51,65% |
788 |
26º |
CHEVROLET SPIN |
372 |
72,80% |
511 |
27º |
FIAT CRONOS |
326 |
54,61% |
597 |
28º |
HONDA FIT |
315 |
87,02% |
362 |
29º |
VW UP |
291 |
87,92% |
331 |
30º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
283 |
80,63% |
351 |
31º |
VW JETTA |
276 |
57,02% |
484 |
32º |
NISSAN VERSA |
272 |
75,35% |
361 |
33º |
CHEVROLET EQUINOX |
270 |
97,83% |
276 |
34º |
FORD KA SEDAN |
261 |
60,42% |
432 |
35º |
JEEP COMPASS |
257 |
20,48% |
1.255 |
36º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
249 |
65,70% |
379 |
37º |
HONDA WR-V |
238 |
89,47% |
266 |
38º |
TOYOTA SW4 |
222 |
73,27% |
303 |
39º |
FIAT SIENA |
210 |
76,64% |
274 |
40º |
BMW 320i |
196 |
90,32% |
217 |
41º |
VW TIGUAN |
158 |
79,40% |
199 |
42º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
148 |
89,16% |
166 |
43º |
CITROËN C4 CACTUS |
142 |
38,90% |
365 |
44º |
HONDA CITY |
114 |
72,15% |
158 |
45º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
105 |
67,31% |
156 |
46º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
95 |
54,29% |
175 |
47º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
92 |
100,00% |
92 |
48º |
RENAULT CAPTUR |
91 |
28,26% |
322 |
49º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
88 |
71,54% |
123 |
50º |
VOLVO XC40 |
79 |
77,45% |
102 |
51º |
VW VOYAGE |
77 |
12,81% |
601 |
52º |
RENAULT LOGAN |
73 |
26,16% |
279 |
53º |
FIAT UNO |
54 |
8,57% |
630 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAI. 20 |
1º |
CHEVROLET S10 |
1.093 |
86,27% |
1.267 |
2º |
TOYOTA HILUX |
956 |
66,20% |
1.444 |
3º |
FIAT TORO |
626 |
37,67% |
1.662 |
4º |
FORD RANGER |
537 |
38,36% |
1.400 |
5º |
VW AMAROK |
414 |
57,10% |
725 |
6º |
CHEVROLET MONTANA |
227 |
48,92% |
464 |
7º |
MITSUBISHI L200 |
227 |
37,65% |
603 |
8º |
HYUNDAI HR |
191 |
88,43% |
216 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
169 |
48,42% |
349 |
10º |
RENAULT MASTER |
166 |
69,17% |
240 |
11º |
VW SAVEIRO |
141 |
20,86% |
676 |
12º |
FIAT FIORINO |
125 |
22,52% |
555 |
13º |
KIA K2500 |
65 |
100,00% |
65 |
14º |
VW EXPRESS |
62 |
80,52% |
77 |
15º |
FIAT STRADA |
54 |
2,72% |
1.983 |
16º |
RENAULT DUSTER OROCH |
38 |
80,85% |
47 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
28 |
75,68% |
37 |
18º |
CITROËN JUMPER |
26 |
50,98% |
51 |
19º |
FIAT DUCATO |
26 |
10,97% |
237 |
20º |
IVECO DAILY 30S13 |
25 |
92,59% |
27 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
25 |
100,00% |
25 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
24 |
100,00% |
24 |
23º |
PEUGEOT EXPERT |
19 |
38,00% |
50 |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
15 |
100,00% |
15 |
25º |
CITROËN JUMPY |
13 |
22,41% |
58 |
26º |
IVECO DAILY 35-150 |
13 |
100,00% |
13 |
27º |
FOTON AUMARK 1039 |
11 |
100,00% |
11 |
28º |
EFFA V21 |
7 |
100,00% |
7 |
29º |
IVECO DAILY 35S14 |
6 |
66,67% |
9 |
30º |
EFFA V22 |
5 |
100,00% |
5 |
31º |
CITROËN BERLINGO |
2 |
66,67% |
3 |
32º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
2 |
100,00% |
2 |
33º |
IVECO DAILY |
2 |
100,00% |
2 |
34º |
JAC V260 |
2 |
100,00% |
2 |
35º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
2 |
100,00% |
2 |
36º |
PEUGEOT BOXER |
2 |
16,67% |
12 |
37º |
EFFA V25 |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
IVECO DAILY 30-130 |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
LIFAN FOISON |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
VW KOMBI |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos