As vendas diretas representaram 57,18% dos 56.639 automóveis e comerciais leves emplacados no país no mês passado. Desde o início de 2017, quando Motor1.com começou a apresentar a separação de emplacamentos por modalidades, esta foi apenas a 2ª vez em que o varejo ficou para trás – a outra foi em abril, já no período da quarentena no país.
Na disputa por montadoras, a Fiat completou cinco meses seguidos no topo, respondendo por mais de ¼ do total (26,53%) e abrindo quase 10 pontos percentuais em relação à VW (16,71%). Vice-líder em abril, a Chevrolet (7,12%) caiu para sexto, superada pela Ford (9,52%), Jeep (9,40%) e Renault (9,24%).
Entre os automóveis, algo inédito: a Jeep emplacou o Compass (998) e o Renegade (842) no topo da preferência, ambos com mais de 65% de seus emplacamentos no mês passado. Nº 1 em abril, desta vez o Hyundai HB20 (65) foi apenas o 38º, com menos de 3% de seus registros. Líder em março, o VW Gol (736) completou o pódio, seguido por outro veterano, o Fiat Uno (576), e pelo Ford Ka (555).
Em sexto, o VW Voyage (524) foi o líder entre os sedãs. Além dos representantes da Jeep, o segmento de SUVs/crossovers ainda viu o Renault Duster (475) e o Hyundai Creta (474) em 7º e 8º, respectivamente. Renault Kwid (433) e Fiat Argo (412), ambos com menos de 25% de representatividade na modalidade, completaram o top 10.
Campeão de vendas no geral, o Chevrolet Onix (329) teve menos de 10% de suas vendas fora do varejo e foi o 15º. Modelo mais recente da lista, o Chevrolet Tracker (73) registrou quase o mesmo que o Volvo XC60 (71), modelo premium mais vendido, com mais de 80% de seus emplacamentos na modalidade – situação similar à do Audi Q5 e suas 50 unidades (86,2%).
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat Strada (1.929) e a Fiat Toro (1.036) ficaram novamente à frente, ambas como os veículos preferidos de vendas diretas. Destaque para a Ford Ranger (863) no pódio e para a Mitsubishi L200 (376) à frente da VW Amarok (311).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAI. 20 |
1º |
JEEP COMPASS |
998 |
79,52% |
1.255 |
2º |
JEEP RENEGADE |
842 |
65,12% |
1.293 |
3º |
VW GOL |
736 |
45,54% |
1.616 |
4º |
FIAT UNO |
576 |
91,43% |
630 |
5º |
FORD KA |
555 |
32,29% |
1.719 |
6º |
VW VOYAGE |
524 |
87,19% |
601 |
7º |
RENAULT DUSTER |
475 |
46,80% |
1.015 |
8º |
HYUNDAI CRETA |
474 |
42,21% |
1.123 |
9º |
RENAULT KWID |
433 |
23,82% |
1.818 |
10º |
FIAT ARGO |
412 |
23,30% |
1.768 |
11º |
RENAULT SANDERO |
381 |
48,35% |
788 |
12º |
NISSAN KICKS |
348 |
44,62% |
780 |
13º |
VW T-CROSS |
346 |
34,36% |
1.007 |
14º |
VW VIRTUS |
344 |
35,76% |
962 |
15º |
CHEVROLET ONIX |
329 |
9,98% |
3.296 |
16º |
FORD ECOSPORT |
277 |
32,55% |
851 |
17º |
FIAT CRONOS |
271 |
45,39% |
597 |
18º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
246 |
14,63% |
1.681 |
19º |
RENAULT CAPTUR |
231 |
71,74% |
322 |
20º |
CITROËN C4 CACTUS |
223 |
61,10% |
365 |
21º |
FIAT MOBI |
219 |
22,08% |
992 |
22º |
TOYOTA COROLLA |
209 |
15,21% |
1.374 |
23º |
VW JETTA |
208 |
42,98% |
484 |
24º |
RENAULT LOGAN |
206 |
73,84% |
279 |
25º |
FORD KA SEDAN |
171 |
39,58% |
432 |
26º |
VW POLO |
166 |
10,57% |
1.570 |
27º |
CHEVROLET SPIN |
139 |
27,20% |
511 |
28º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
130 |
22,00% |
591 |
29º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
130 |
34,30% |
379 |
30º |
HONDA HR-V |
102 |
10,71% |
952 |
31º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
100 |
76,34% |
131 |
32º |
NISSAN VERSA |
89 |
24,65% |
361 |
33º |
TOYOTA SW4 |
81 |
26,73% |
303 |
34º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
80 |
45,71% |
175 |
35º |
CHEVROLET TRACKER |
73 |
4,67% |
1.564 |
36º |
VOLVO XC60 |
71 |
82,56% |
86 |
37º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
68 |
19,37% |
351 |
38º |
HYUNDAI HB20 |
65 |
2,93% |
2.218 |
39º |
FIAT SIENA |
64 |
23,36% |
274 |
40º |
HONDA CIVIC |
61 |
9,19% |
664 |
41º |
FIAT DOBLÒ |
55 |
75,34% |
73 |
42º |
TOYOTA YARIS HATCH |
53 |
10,08% |
526 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
51 |
32,69% |
156 |
44º |
AUDI Q5 |
50 |
86,21% |
58 |
45º |
HONDA FIT |
47 |
12,98% |
362 |
46º |
HONDA CITY |
44 |
27,85% |
158 |
47º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
43 |
65,15% |
66 |
48º |
VW TIGUAN |
41 |
20,60% |
199 |
49º |
VW UP |
40 |
12,08% |
331 |
50º |
PEUGEOT 208 |
39 |
57,35% |
68 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAI. 20 |
1º |
FIAT STRADA |
1.929 |
97,28% |
1.983 |
2º |
FIAT TORO |
1.036 |
62,33% |
1.662 |
3º |
FORD RANGER |
863 |
61,64% |
1.400 |
4º |
VW SAVEIRO |
535 |
79,14% |
676 |
5º |
TOYOTA HILUX |
488 |
33,80% |
1.444 |
6º |
FIAT FIORINO |
430 |
77,48% |
555 |
7º |
MITSUBISHI L200 |
376 |
62,35% |
603 |
8º |
VW AMAROK |
311 |
42,90% |
725 |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
237 |
51,08% |
464 |
10º |
FIAT DUCATO |
211 |
89,03% |
237 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
180 |
51,58% |
349 |
12º |
CHEVROLET S10 |
174 |
13,73% |
1.267 |
13º |
RAM 2500 |
124 |
100,00% |
124 |
14º |
RENAULT MASTER |
74 |
30,83% |
240 |
15º |
CITROËN JUMPY |
45 |
77,59% |
58 |
16º |
PEUGEOT EXPERT |
31 |
62,00% |
50 |
17º |
CITROËN JUMPER |
25 |
49,02% |
51 |
18º |
HYUNDAI HR |
25 |
11,57% |
216 |
19º |
VW EXPRESS |
15 |
19,48% |
77 |
20º |
PEUGEOT BOXER |
10 |
83,33% |
12 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
9 |
24,32% |
37 |
22º |
RENAULT DUSTER OROCH |
9 |
19,15% |
47 |
23º |
IVECO DAILY 35S14 |
3 |
33,33% |
9 |
24º |
IVECO DAILY 30S13 |
2 |
7,41% |
27 |
25º |
CITROËN BERLINGO |
1 |
33,33% |
3 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela