No 2º mês completo sob os impactos da pandemia de COVID-19, o mercado de veículos novos no Brasil continuou a sentir as enormes dificuldades impostas pelo cenário atual. De acordo com a Fenabrave, foram registrados 56.639 emplacamentos em maio, apenas 5,3 mil a mais do que no mês anterior.
Na comparação com 2019, a queda chegou a quase 76%. O acumulado dos cinco primeiros meses de 2020, de 640.525 automóveis e comerciais leves, já é 38% inferior ao do ano passado. Para Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade, o resultado de maio reflete uma pequena melhora.
“A abertura parcial de alguns Detrans, que começaram a operar com agendamentos, as vendas não presenciais dos concessionários, além da liberação de alguns municípios para abertura plena das concessionárias (vendas e pós-vendas), resultaram nesta melhora, ainda que pequena, mas já como a primeira sinalização positiva, para voltarmos à normalidade”, afirmou o executivo.
Sem surpresas, a Chevrolet foi a única a se aproximar dos 10 mil emplacamentos (9.968), completando 55 meses seguidos no topo. Com apenas duas unidades a mais do que a VW (8.771), a Fiat (8.773) repetiu a vice-liderança de abril, com a Toyota (4.645) e a Hyundai (4.523) completando o top 5 e com a Renault (4.513) muito próxima. A Ford (4.420) foi apenas a sétima colocada.
O principal destaque do mês ficou para a BMW (535), a nº 1 entre as marcas premium e dona da menor retração dos últimos 12 meses (-51,3%), superando Peugeot e Caoa Chery, e por muito pouco não ultrapassando a Citroën (538) na disputa pelo 12º lugar no ranking geral. Além da alemã, apenas a Mitsubishi (870) e a Land Rover (172) ficaram abaixo dos 60% de retração no período.
Kwid no pódio, Tracker novamente líder entre SUVs, Corolla se mantendo no top 10, Duster à frente do T-Cross, Ka Sedan em baixa, Strada de volta ao topo entre comerciais, Ranger à frente da S10, Oroch sem fôlego... Confira mais abaixo a lista oficial dos 50 modelos mais emplacados em maio.
POS. |
MARCA |
TOTAL 2020 |
MAI 20 (A) |
PART. |
ABR 20 (B) |
% (A / B) |
MAI 19 (C) |
% (A / C) |
1º |
CHEVROLET |
114.699 |
9.968 |
17,60% |
10.008 |
-0,40% |
41.142 |
-75,77% |
2º |
FIAT |
92.424 |
8.773 |
15,49% |
7.517 |
16,71% |
31.480 |
-72,13% |
3º |
VW |
102.338 |
8.771 |
15,49% |
7.270 |
20,65% |
38.591 |
-77,27% |
4º |
TOYOTA |
51.140 |
4.645 |
8,20% |
4.792 |
-3,07% |
18.987 |
-75,54% |
5º |
HYUNDAI |
51.846 |
4.523 |
7,99% |
4.415 |
2,45% |
19.241 |
-76,49% |
6º |
RENAULT |
50.156 |
4.513 |
7,97% |
4.237 |
6,51% |
20.962 |
-78,47% |
7º |
FORD |
52.761 |
4.420 |
7,80% |
4.439 |
-0,43% |
18.868 |
-76,57% |
8º |
JEEP |
31.166 |
2.577 |
4,55% |
2.262 |
13,93% |
10.864 |
-76,28% |
9º |
HONDA |
28.010 |
2.433 |
4,30% |
1.500 |
62,20% |
11.966 |
-79,67% |
10º |
NISSAN |
24.877 |
1.612 |
2,85% |
1.730 |
-6,82% |
7.478 |
-78,44% |
11º |
MITSUBISHI |
5.296 |
870 |
1,54% |
604 |
44,04% |
1.812 |
-51,99% |
12º |
CITROËN |
5.705 |
538 |
0,95% |
379 |
41,95% |
2.526 |
-78,70% |
13º |
BMW |
3.329 |
535 |
0,94% |
293 |
82,59% |
1.099 |
-51,32% |
14º |
CAOA CHERY |
6.352 |
396 |
0,70% |
422 |
-6,16% |
1.750 |
-77,37% |
15º |
PEUGEOT |
3.997 |
321 |
0,57% |
230 |
39,57% |
1.887 |
-82,99% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
2.952 |
294 |
0,52% |
227 |
29,52% |
1.050 |
-72,00% |
17º |
AUDI |
1.992 |
256 |
0,45% |
126 |
103,17% |
759 |
-66,27% |
18º |
VOLVO |
2.091 |
221 |
0,39% |
208 |
6,25% |
703 |
-68,56% |
19º |
LAND ROVER |
1.821 |
172 |
0,30% |
140 |
22,86% |
390 |
-55,90% |
20º |
KIA |
1.975 |
166 |
0,29% |
133 |
24,81% |
888 |
-81,31% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
640.525 |
56.639 |
100,00% |
51.355 |
10,29% |
234.147 |
-75,81% |
POS. |
MODELO |
MAI. 20 |
% TOTAL |
ABR 20 |
% TOTAL |
% VAR. MAI/ABR |
POS. ABR. |
1º |
CHEVROLET ONIX |
3.296 |
7,47% |
3.619 |
9,16% |
-8,93% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
2.218 |
5,03% |
2.837 |
7,18% |
-21,82% |
2º |
3º |
RENAULT KWID |
1.818 |
4,12% |
1.622 |
4,11% |
12,08% |
6º |
4º |
FIAT ARGO |
1.768 |
4,01% |
1.176 |
2,98% |
50,34% |
9º |
5º |
FORD KA |
1.719 |
3,89% |
1.842 |
4,66% |
-6,68% |
4º |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.681 |
3,81% |
2.223 |
5,63% |
-24,38% |
3º |
7º |
VW GOL |
1.616 |
3,66% |
1.648 |
4,17% |
-1,94% |
5º |
8º |
VW POLO |
1.570 |
3,56% |
1.065 |
2,70% |
47,42% |
12º |
9º |
CHEVROLET TRACKER |
1.564 |
3,54% |
1.395 |
3,53% |
12,11% |
7º |
10º |
TOYOTA COROLLA |
1.374 |
3,11% |
1.335 |
3,38% |
2,92% |
8º |
11º |
JEEP RENEGADE |
1.293 |
2,93% |
1.155 |
2,92% |
11,95% |
10º |
12º |
JEEP COMPASS |
1.255 |
2,84% |
1.095 |
2,77% |
14,61% |
11º |
13º |
HYUNDAI CRETA |
1.123 |
2,54% |
615 |
1,56% |
82,60% |
21º |
14º |
RENAULT DUSTER |
1.015 |
2,30% |
1.015 |
2,57% |
0,00% |
13º |
15º |
VW T-CROSS |
1.007 |
2,28% |
998 |
2,53% |
0,90% |
14º |
16º |
FIAT MOBI |
992 |
2,25% |
933 |
2,36% |
6,32% |
15º |
17º |
VW VIRTUS |
962 |
2,18% |
653 |
1,65% |
47,32% |
20º |
18º |
HONDA HR-V |
952 |
2,16% |
551 |
1,40% |
72,78% |
24º |
19º |
FORD ECOSPORT |
851 |
1,93% |
580 |
1,47% |
46,72% |
22º |
20º |
HYUNDAI HB20S |
824 |
1,87% |
702 |
1,78% |
17,38% |
19º |
21º |
RENAULT SANDERO |
788 |
1,79% |
554 |
1,40% |
42,24% |
23º |
22º |
NISSAN KICKS |
780 |
1,77% |
785 |
1,99% |
-0,64% |
18º |
23º |
HONDA CIVIC |
664 |
1,50% |
457 |
1,16% |
45,30% |
25º |
24º |
FIAT UNO |
630 |
1,43% |
308 |
0,78% |
104,55% |
36º |
25º |
VW VOYAGE |
601 |
1,36% |
429 |
1,09% |
40,09% |
27º |
26º |
FIAT CRONOS |
597 |
1,35% |
862 |
2,18% |
-30,74% |
17º |
27º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
591 |
1,34% |
403 |
1,02% |
46,65% |
29º |
28º |
TOYOTA YARIS HATCH |
526 |
1,19% |
445 |
1,13% |
18,20% |
26º |
29º |
CHEVROLET SPIN |
511 |
1,16% |
416 |
1,05% |
22,84% |
28º |
30º |
VW FOX |
507 |
1,15% |
313 |
0,79% |
61,98% |
34º |
31º |
VW JETTA |
484 |
1,10% |
135 |
0,34% |
258,52% |
46º |
32º |
FORD KA SEDAN |
432 |
0,98% |
924 |
2,34% |
-53,25% |
16º |
33º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
379 |
0,86% |
309 |
0,78% |
22,65% |
35º |
34º |
CITROËN C4 CACTUS |
365 |
0,83% |
200 |
0,51% |
82,50% |
43º |
35º |
HONDA FIT |
362 |
0,82% |
202 |
0,51% |
79,21% |
41º |
36º |
NISSAN VERSA |
361 |
0,82% |
313 |
0,79% |
15,34% |
33º |
37º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
351 |
0,80% |
343 |
0,87% |
2,33% |
32º |
38º |
VW UP |
331 |
0,75% |
208 |
0,53% |
59,13% |
39º |
39º |
RENAULT CAPTUR |
322 |
0,73% |
384 |
0,97% |
-16,15% |
30º |
40º |
TOYOTA SW4 |
303 |
0,69% |
371 |
0,94% |
-18,33% |
31º |
41º |
RENAULT LOGAN |
279 |
0,63% |
256 |
0,65% |
8,98% |
37º |
42º |
CHEVROLET EQUINOX |
276 |
0,63% |
124 |
0,31% |
122,58% |
49º |
43º |
FIAT SIENA |
274 |
0,62% |
205 |
0,52% |
33,66% |
40º |
44º |
HONDA WR-V |
266 |
0,60% |
134 |
0,34% |
98,51% |
47º |
45º |
BMW 320i |
217 |
0,49% |
102 |
0,26% |
112,75% |
- |
46º |
VW TIGUAN |
199 |
0,45% |
147 |
0,37% |
35,37% |
44º |
47º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
175 |
0,40% |
202 |
0,51% |
-13,37% |
42º |
48º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
166 |
0,38% |
73 |
0,18% |
127,40% |
- |
49º |
HONDA CITY |
158 |
0,36% |
139 |
0,35% |
13,67% |
45º |
50º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
156 |
0,35% |
235 |
0,60% |
-33,62% |
38º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
44.139 |
100,00% |
39.493 |
100,00% |
11,76% |
|
POS. |
MODELO |
MAI. 20 |
% TOTAL |
ABR 20 |
% TOTAL |
% VAR. MAI/ABR |
POS. ABR. |
1º |
FIAT STRADA |
1.983 |
15,86% |
1.630 |
13,74% |
21,66% |
3º |
2º |
FIAT TORO |
1.662 |
13,30% |
1.713 |
14,44% |
-2,98% |
2º |
3º |
TOYOTA HILUX |
1.444 |
11,55% |
1.762 |
14,85% |
-18,05% |
1º |
4º |
FORD RANGER |
1.400 |
11,20% |
1.070 |
9,02% |
30,84% |
6º |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.267 |
10,14% |
1.100 |
9,27% |
15,18% |
4º |
6º |
VW AMAROK |
725 |
5,80% |
515 |
4,34% |
40,78% |
8º |
7º |
VW SAVEIRO |
676 |
5,41% |
1.090 |
9,19% |
-37,98% |
5º |
8º |
MITSUBISHI L200 |
603 |
4,82% |
432 |
3,64% |
39,58% |
10º |
9º |
FIAT FIORINO |
555 |
4,44% |
232 |
1,96% |
139,22% |
13º |
10º |
CHEVROLET MONTANA |
464 |
3,71% |
522 |
4,40% |
-11,11% |
7º |
11º |
NISSAN FRONTIER |
349 |
2,79% |
501 |
4,22% |
-30,34% |
9º |
12º |
RENAULT MASTER |
240 |
1,92% |
351 |
2,96% |
-31,62% |
11º |
13º |
FIAT DUCATO |
237 |
1,90% |
299 |
2,52% |
-20,74% |
12º |
14º |
HYUNDAI HR |
216 |
1,73% |
159 |
1,34% |
35,85% |
14º |
15º |
RAM 2500 |
124 |
0,99% |
64 |
0,54% |
93,75% |
15º |
16º |
VW EXPRESS |
77 |
0,62% |
59 |
0,50% |
30,51% |
17º |
17º |
KIA K2500 |
65 |
0,52% |
61 |
0,51% |
6,56% |
16º |
18º |
CITROËN JUMPY |
58 |
0,46% |
37 |
0,31% |
56,76% |
20º |
19º |
CITROËN JUMPER |
51 |
0,41% |
14 |
0,12% |
264,29% |
24º |
20º |
PEUGEOT EXPERT |
50 |
0,40% |
48 |
0,40% |
4,17% |
19º |
21º |
RENAULT DUSTER OROCH |
47 |
0,38% |
55 |
0,46% |
-14,55% |
18º |
22º |
PEUGEOT PARTNER |
37 |
0,30% |
14 |
0,12% |
164,29% |
25º |
23º |
IVECO DAILY 30S13 |
27 |
0,22% |
18 |
0,15% |
50,00% |
22º |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
25 |
0,20% |
13 |
0,11% |
92,31% |
26º |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
24 |
0,19% |
15 |
0,13% |
60,00% |
23º |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
15 |
0,12% |
7 |
0,06% |
114,29% |
29º |
27º |
IVECO DAILY 35-150 |
13 |
0,10% |
5 |
0,04% |
160,00% |
31º |
28º |
PEUGEOT BOXER |
12 |
0,10% |
32 |
0,27% |
-62,50% |
21º |
29º |
FOTON AUMARK 1039 |
11 |
0,09% |
6 |
0,05% |
83,33% |
30º |
30º |
IVECO DAILY 35S14 |
9 |
0,07% |
9 |
0,08% |
0,00% |
28º |
31º |
EFFA V21 |
7 |
0,06% |
9 |
0,08% |
-22,22% |
27º |
32º |
EFFA V22 |
5 |
0,04% |
3 |
0,03% |
66,67% |
33º |
33º |
CITROËN BERLINGO |
3 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
34º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
2 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
35º |
IVECO DAILY |
2 |
0,02% |
3 |
0,03% |
-33,33% |
34º |
36º |
JAC V260 |
2 |
0,02% |
2 |
0,02% |
0,00% |
39º |
37º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
2 |
0,02% |
5 |
0,04% |
-60,00% |
32º |
38º |
EFFA V25 |
1 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
39º |
IVECO DAILY 30-130 |
1 |
0,01% |
2 |
0,02% |
-50,00% |
38º |
40º |
LIFAN FOISON |
1 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
41º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
VW KOMBI |
1 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
12.500 |
100,00% |
11.862 |
100,00% |
5,38% |
|
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela