BMW M2 sairá de linha na Europa por causa das emissões de poluentes
Cupê de tração traseira ganhará nova geração em 2022 com um novo motor 3.0 turbo de seis cilindros
Há algumas semanas, a revista alemã Bimmer Today revelou que o M760i xDrive deixará de ser oferecido na Europa, adiantando que ele não estará mais concessionárias a partir do 3º trimestre. E agora a publicação afirma o mesmo sobre outro esportivo da marca alemã: divertidíssimo o BMW M2.
Em ambos os casos, a culpa seria do regulamento mais restritivo adotado na Europa, que forçou as fabricantes a ajustarem todos os seus modelos para escapar de multas bem pesadas. O cupê de tração traseira atualmente é oferecido nas versões Competition e CS, usando o 3.0 turbo de seis cilindros que estreou em 2013. Segundo os nossos colegas do BMWBLOG, seria muito caro ajustar o motor para que ele se possa obedecer às novas regras. É a mesma razão que fez o M4 Coupe e M4 Convertible perderem esta motorização no Velho Continente.
Galeria: BMW M2 CS 2020
Enquanto o M760i não deve volta, o M2 terá uma nova geração, prevista para o.final de 2021. O que é dito nos bastidores é que receberá o novo motor S58 instalado no X3 M e X4 M, um 3.0 turbo de seis cilindros bem mais moderno e que será usando tanto no M3 quanto no M4 nos próximos meses. Também esperamos que ele não entregue a mesma potência que seus irmãos maiores, para não canibalizar as vendas.
Até lá, o M2 atual continuará a ser oferecido no Brasil e outros mercados enquanto ele ainda for produzido, já que as normas de emissões aqui são bem mais permissivas do que na Europa. O mesmo acontecerá com o M760Li, a única versão do sedã que é oferecida no Brasil atualmente. Porém, a expectativa é que ele seja substituído no futuro por um modelo totalmente elétrico.
Quanto à nova geração do Série 2 Coupé, felizmente, ela manterá a receita de tração traseira, enquanto os outros modelos com o nome Série 2 adotaram a tração dianteira, como foi o caso do Série 2 Gran Coupe e Active/Gran Tourer. Rumores dizem que ele terá, no mínimo, 420 cv de potência. Também deve ficar um pouco maior e mais pesado, mas com um desempenho próximo do modelo atual.
Apesar de cada vez mais carros da linha M usarem a tração integral xDrive, o M2 deve continuar a usar tração traseira. Os clientes poderão escolher entre o câmbio manual de 6 marchas ou o automático de 8 posições, e ainda deve receber um sistema híbrido-leve de 48V em um segundo momento.
Fonte: Bimmer Today via BMWBLOG
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