A Volkswagen tem perdido algumas batalhas quando o assunto é picape. Primeiro, ainda não conseguiu bater o martelo sobre a produção da Tarok, mostrada no Salão do Automóvel de 2018, para entrar no segmento da Fiat Toro. Depois, pulou fora da decisão de fabricar, em conjunto com a Ford, a nova geração da Amarok na Argentina, que era prevista para 2022. E também não há planos de renovar a compacta Saveiro, mesmo após a chegada da nova geração da arquirrival Strada. Será então que a VW vai ficar de fora do filão das picapes, que tem tudo para ser a próxima onda da indústria?
Bom, no momento a marca alemã corre atrás dos SUVs. Ela promoveu uma verdadeira enxurrada de lançamentos no setor, incluindo alguns modelos para mercados específicos como a China. Para o Brasil, veio a versão alongada do T-Cross, com entre-eixos do Virtus, e em breve teremos o inédito Nivus, este sobre a base do Polo, porém com a traseira alongada para ter estilo cupê. Foi com base no Nivus que o designer digital Jonathan Machado, da página CARWP, fez as projeções de uma hipotética nova Saveiro. Falamos hipotética porque, na prática, tudo aponta para que a Tarok seja a próxima novidade da marca no setor.
Picapes pequenas são, ao menos por enquanto, igual jabuticaba: só se dão bem no Brasil. Fica difícil então justificar um investimento alto para desenvolver um modelo de mercado restrito. A situação é um pouco diferente para a Fiat, pois a Strada, além de vender bem mais que a Saveiro por aqui, ainda é comercializada em alguns mercados da América Latina como RAM, e também empresta a base para a Fiorino (que em breve será renovada nos moldes da picape). Fazer uma Saveiro sobre a plataforma MQB-A0, como o Nivus, seria um caminho natural. Mas, ao menos no horizonte dos próximos anos, não está prevista uma nova geração da picapinha.
O que é uma pena, pois, além da força do nome, uma Saveiro com a base do Nivus poderia ficar muito interessante, como revelam as projeções mostradas aqui. Utilizando as bases visuais do crossover, a picape ficou com design bastante invocado, além de finalmente receber as quatro portas na versão cabine dupla (arma da nova Strada). Como o Nivus já tem a suspensão elevada e as proteções plásticas dos para-lamas vindas do T-Cross, coube ao designer imaginar a picape na versão aventureira (e topo de linha) Cross. Enquanto a lateral tem um quê de Tarok, a traseira volta a buscar inspiração no Nivus, com as lanternas quadradinhas nas pontas e uma faixa mais escura atravessando a tampa da caçamba.
Já na versão cabine simples, para o trabalho, o designer apostou na traseira e lateral do modelo atual, incluindo o degrau para acesso à caçamba aliado ao novo vinco duplo na altura da maçaneta. Na frente, o design do Nivus até que combinou bem com o atual "corpo" da picapinha.
Como dissemos anteriormente, porém, não há plano de renovação da Saveiro a curto prazo. O modelo deve receber ainda mais uma reestilização antes de uma definição sobre seu futuro. A Volkswagen já anunciou que espera a pandemia passar para aprovar (ou não) um novo investimento para novos carros na região, num plano onde está a picape Tarok e o futuro crossover de entrada para o lugar do Gol.
Imagens: reprodução
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Projeção: "Sanderão" será aposta da marca contra Golf e companhia
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração