Em um cenário de vendas de automóveis novos em queda de cerca de 77%, novos formatos são necessários para evitar ainda mais prejuízos. Em entrevista (on-line), Luis Santamaria, diretor da Mopar (divisão de pós-vendas da FCA), falou sobre como a pandemia e o isolamento social mudaram os processos, as perspectivas e os planos para um futuro breve quando falamos em clientes, segurança e proteção aos concessionários.
Para Santamaria, o pós-vendas terá um papel fundamental na recuperação dos concessionários após o isolamento social. Segundo ele, o volume de passagens pelas lojas Fiat e Jeep está voltando ao patamar médio de 8.500/mês, como era. Boa parte é de clientes que estão levando os veículos seja para a revisão em garantia, ou para alguma manutenção. Tudo isso veio acompanhado de novas cartilhas de comportamento dos funcionários, como distanciamento e uso de equipamentos como máscaras, até um processo mais rigoroso de limpeza e higienização tanto de locais quando de veículos, seja na área de vendas, seja no pós-vendas.
A Mopar aproveita o que foi observado e feito na Europa e Ásia para as medidas locais. Além do recomendado pela OMS, tomaram como base experiências dos locais que já foram afetados pelo Covid-19 para aplicar na América Latina. Dos mesmos mercados, estão vindos novos produtos, como filtros e higienizadores, e até mesmo um aparelho ultravioleta, eficiente contra os vírus e bactérias sem estragar as partes plásticas do carro. Há uma nova demanda de higienização e limpeza que será explorada.
Com a maioria das lojas fechadas e as pessoas em casa, diversos setores investiram no e-commerce. A Mopar acelerou o processo de concessionárias virtuais para a venda de peças e acessórios. Segundo Santamaria, eram 33 concessionárias Jeep e 42 Fiat antes da pandemia, sendo que hoje já são 55 Jeep e 67 Fiat - em 60 dias, deverão ser 82 e 123, respectivamente.
A Mopar também espera que as oficinas comecem a trabalhar mais nos próximos dias. O motivo é o represamento de veículos que ficaram parados em casa e voltam para revisão e manutenção. Para isso, Jeep e Fiat trabalham com agendamentos e até mesmo com o serviço "leva e traz" em diversas lojas. Tudo seguindo as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde) quanto à cartilha desenvolvida pelo grupo.
Com a tendência dos proprietários ficarem mais tempo com seus veículos em tempos de crise, a Mopar está para lançar um programa de revalidação de garantias. Se por algum motivo (seja por tempo ou falha na quilometragem para a revisão obrigatória) o veículo FCA perdeu a cobertura da garantia, serão oferecidos pacotes de revalidação. Ainda não há detalhes, mas envolverá desde uma revisão mais profunda até troca de componentes-chave. Isso ajuda tanto na manutenção quanto na valorização na revenda.
Santamaria falou também sobre os efeitos econômicos da pandemia. Segundo ele, há um comitê que, em ligação com as associações de concessionários Jeep e Fiat, ajuda no momento de crise, desde financiamento em bancos até prazos de pagamentos de peças, e outras medidas. "Hoje trabalhamos com zero concessionárias fechadas definitivamente pela crise", disse.
Quando questionado sobre o abastecimento de peças, o diretor afirmou que tudo está 100%, já que o cenário no exterior fez com que eles pudessem se preparar por aqui neste sentido. Ao mesmo tempo, as fábricas de Campo Largo (motores), Betim, Goiana e Córdoba, se já não voltaram a operar, voltam nas próximas semanas.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela