O primeiro mês completo sob os impactos do novo coronavírus foi absolutamente desastroso para as vendas de veículos novos no Brasil. Em abril foram emplacados apenas 51.362 automóveis e comerciais leves, uma queda de quase 77% em relação ao mesmo período de 2019. Em relação a março, quando os números já começavam a indicar um cenário complexo, a retração chegou a 67%.
De acordo com a Fenabrave, o acumulado dos quatro primeiros meses de 2020 (583.905) já representa um resultado 27,13% abaixo do registrado há um ano. De acordo com Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade, este resultado reflete o patamar de vendas de 14 anos atrás.
Sem motivos para comemorações, a Chevrolet (10.008) completou 54 meses consecutivos no topo. Na disputa pela vice-liderança, a Fiat (7.517) superou a Volkswagen (7.270) – a última vez em que a italiana havia superado a alemã fora em fevereiro do ano passado. Quarta em março, a Ford (4.439) foi superada pela Toyota (4.792), com Hyundai (4.415) e Renault (4.237) bem próximas das duas.
Logo após a Jeep (2.262), oitava, a Nissan (1.730) conseguiu superar a Honda (1.500), uma das mais afetadas pela paralisação. Somadas, as francesas Citroën (379) e Peugeot (230) venderam pouco mais de 600 unidades – a marca do leão, aliás, ficou atrás até da BMW (293), nº 1 entre as marcas premium. A Volvo (208), em 17ª, foi quem menos perdeu espaço sobre 2019, mesmo tendo queda superior a 60%.
POS. |
MARCA |
TOTAL 2020 |
ABR 20 (A) |
PART. |
MAR 20 (B) |
% (A / B) |
ABR 19 (C) |
% (A / C) |
1º |
CHEVROLET |
104.733 |
10.008 |
19,49% |
25.501 |
-60,75% |
37.990 |
-73,66% |
2º |
FIAT |
83.653 |
7.517 |
14,64% |
23.701 |
-68,28% |
30.189 |
-75,10% |
3º |
VW |
93.573 |
7.270 |
14,15% |
25.200 |
-71,15% |
33.132 |
-78,06% |
4º |
TOYOTA |
46.499 |
4.792 |
9,33% |
11.827 |
-59,48% |
19.609 |
-75,56% |
5º |
FORD |
48.343 |
4.439 |
8,64% |
14.397 |
-69,17% |
19.486 |
-77,22% |
6º |
HYUNDAI |
47.324 |
4.415 |
8,60% |
13.183 |
-66,51% |
19.038 |
-76,81% |
7º |
RENAULT |
45.643 |
4.237 |
8,25% |
11.522 |
-63,23% |
19.225 |
-77,96% |
8º |
JEEP |
28.591 |
2.262 |
4,40% |
7.577 |
-70,15% |
10.700 |
-78,86% |
9º |
NISSAN |
23.265 |
1.730 |
3,37% |
6.158 |
-71,91% |
6.640 |
-73,95% |
10º |
HONDA |
25.578 |
1.500 |
2,92% |
6.945 |
-78,40% |
11.092 |
-86,48% |
11º |
MITSUBISHI |
4.426 |
604 |
1,18% |
1.287 |
-53,07% |
1.811 |
-66,65% |
12º |
CAOA CHERY |
5.956 |
422 |
0,82% |
1.927 |
-78,10% |
1.449 |
-70,88% |
13º |
CITROËN |
5.167 |
379 |
0,74% |
1.146 |
-66,93% |
2.542 |
-85,09% |
14º |
BMW |
2.794 |
293 |
0,57% |
794 |
-63,10% |
1.114 |
-73,70% |
15º |
PEUGEOT |
3.676 |
230 |
0,45% |
891 |
-74,19% |
2.009 |
-88,55% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
2.658 |
227 |
0,44% |
771 |
-70,56% |
979 |
-76,81% |
17º |
VOLVO |
1.870 |
208 |
0,40% |
466 |
-55,36% |
568 |
-63,38% |
18º |
LAND ROVER |
1.649 |
140 |
0,27% |
450 |
-68,89% |
542 |
-74,17% |
19º |
KIA |
1.809 |
133 |
0,26% |
484 |
-72,52% |
853 |
-84,41% |
20º |
AUDI |
1.736 |
126 |
0,25% |
376 |
-66,49% |
708 |
-82,20% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
583.905 |
51.362 |
100,00% |
155.807 |
-67,03% |
221.292 |
-76,79% |
Onix Plus de volta ao pódio, Tracker líder entre SUVs, Corolla de volta ao top 10, novo Duster com potencial, SW4 vendendo mais do que Etios, Hilux líder entre comerciais, Ranger se aproximando da S10... Confira agora a lista oficial dos 50 modelos mais emplacados em abril:
POS. |
MODELO |
ABR 20 |
% TOTAL |
MAR 20 |
% VAR. ABR/MAR |
POS. MAR. |
1º |
CHEVROLET ONIX |
3.619 |
9,16% |
12.007 |
-69,86% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
2.837 |
7,18% |
7.042 |
-59,71% |
3º |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.223 |
5,63% |
6.670 |
-66,67% |
4º |
4º |
FORD KA |
1.842 |
4,66% |
7.103 |
-74,07% |
2º |
5º |
VW GOL |
1.648 |
4,17% |
5.681 |
-70,99% |
6º |
6º |
RENAULT KWID |
1.622 |
4,11% |
4.109 |
-60,53% |
9º |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
1.395 |
3,53% |
1.907 |
-26,85% |
21º |
8º |
TOYOTA COROLLA |
1.335 |
3,38% |
3.643 |
-63,35% |
11º |
9º |
FIAT ARGO |
1.176 |
2,98% |
6.071 |
-80,63% |
5º |
10º |
JEEP RENEGADE |
1.155 |
2,92% |
4.492 |
-74,29% |
7º |
11º |
JEEP COMPASS |
1.095 |
2,77% |
3.059 |
-64,20% |
17º |
12º |
VW POLO |
1.065 |
2,70% |
3.774 |
-71,78% |
10º |
13º |
RENAULT DUSTER |
1.015 |
2,57% |
1.015 |
0,00% |
36º |
14º |
VW T-CROSS |
998 |
2,53% |
4.417 |
-77,41% |
8º |
15º |
FIAT MOBI |
933 |
2,36% |
3.527 |
-73,55% |
14º |
16º |
FORD KA SEDAN |
924 |
2,34% |
3.627 |
-74,52% |
12º |
17º |
FIAT CRONOS |
862 |
2,18% |
1.557 |
-44,64% |
24º |
18º |
NISSAN KICKS |
785 |
1,99% |
3.597 |
-78,18% |
13º |
19º |
HYUNDAI HB20S |
702 |
1,78% |
1.778 |
-60,52% |
22º |
20º |
VW VIRTUS |
653 |
1,65% |
2.562 |
-74,51% |
19º |
21º |
HYUNDAI CRETA |
615 |
1,56% |
3.484 |
-82,35% |
15º |
22º |
FORD ECOSPORT |
580 |
1,47% |
2.050 |
-71,71% |
20º |
23º |
RENAULT SANDERO |
554 |
1,40% |
3.303 |
-83,23% |
16º |
24º |
HONDA HR-V |
551 |
1,40% |
2.761 |
-80,04% |
18º |
25º |
HONDA CIVIC |
457 |
1,16% |
1.356 |
-66,30% |
27º |
26º |
TOYOTA YARIS HATCH |
445 |
1,13% |
1.700 |
-73,82% |
23º |
27º |
VW VOYAGE |
429 |
1,09% |
1.340 |
-67,99% |
28º |
28º |
CHEVROLET SPIN |
416 |
1,05% |
1.274 |
-67,35% |
29º |
29º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
403 |
1,02% |
656 |
-38,57% |
45º |
30º |
RENAULT CAPTUR |
384 |
0,97% |
1.117 |
-65,62% |
34º |
31º |
TOYOTA SW4 |
371 |
0,94% |
736 |
-49,59% |
43º |
32º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
343 |
0,87% |
1.165 |
-70,56% |
33º |
33º |
NISSAN VERSA |
313 |
0,79% |
1.467 |
-78,66% |
25º |
34º |
VW FOX |
313 |
0,79% |
1.404 |
-77,71% |
26º |
35º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
309 |
0,78% |
823 |
-62,45% |
38º |
36º |
FIAT UNO |
308 |
0,78% |
1.104 |
-72,10% |
35º |
37º |
RENAULT LOGAN |
256 |
0,65% |
1.264 |
-79,75% |
31º |
38º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
235 |
0,59% |
1.192 |
-80,29% |
32º |
39º |
VW UP |
208 |
0,53% |
812 |
-74,38% |
39º |
40º |
FIAT SIENA |
205 |
0,52% |
913 |
-77,55% |
37º |
41º |
HONDA FIT |
202 |
0,51% |
1.274 |
-84,14% |
30º |
42º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
202 |
0,51% |
502 |
-59,76% |
46º |
43º |
CITROËN C4 CACTUS |
200 |
0,51% |
804 |
-75,12% |
40º |
44º |
VW TIGUAN |
147 |
0,37% |
769 |
-80,88% |
42º |
45º |
HONDA CITY |
139 |
0,35% |
707 |
-80,34% |
44º |
46º |
VW JETTA |
135 |
0,34% |
353 |
-61,76% |
50º |
47º |
HONDA WR-V |
134 |
0,34% |
785 |
-82,93% |
41º |
48º |
FIAT DOBLÒ |
127 |
0,32% |
378 |
-66,40% |
49º |
49º |
CHEVROLET EQUINOX |
124 |
0,31% |
217 |
-42,86% |
- |
50º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
116 |
0,29% |
245 |
-52,65% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
39.498 |
100,00% |
131.249 |
-69,91% |
|
POS. |
MODELO |
ABR 20 |
% TOTAL |
MAR 20 |
% VAR. ABR/MAR |
POS. MAR. |
1º |
TOYOTA HILUX |
1.762 |
14,85% |
2.971 |
-40,69% |
3º |
2º |
FIAT TORO |
1.713 |
14,44% |
3.598 |
-52,39% |
2º |
3º |
FIAT STRADA |
1.630 |
13,74% |
4.799 |
-66,03% |
1º |
4º |
CHEVROLET S10 |
1.100 |
9,27% |
1.582 |
-30,47% |
5º |
5º |
VW SAVEIRO |
1.090 |
9,19% |
2.667 |
-59,13% |
4º |
6º |
FORD RANGER |
1.070 |
9,02% |
1.560 |
-31,41% |
6º |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
522 |
4,40% |
793 |
-34,17% |
9º |
8º |
VW AMAROK |
515 |
4,34% |
1.145 |
-55,02% |
8º |
9º |
NISSAN FRONTIER |
501 |
4,22% |
580 |
-13,62% |
11º |
10º |
MITSUBISHI L200 |
432 |
3,64% |
713 |
-39,41% |
10º |
11º |
RENAULT MASTER |
351 |
2,96% |
469 |
-25,16% |
12º |
12º |
FIAT DUCATO |
299 |
2,52% |
412 |
-27,43% |
13º |
13º |
FIAT FIORINO |
232 |
1,96% |
1.328 |
-82,53% |
7º |
14º |
HYUNDAI HR |
159 |
1,34% |
379 |
-58,05% |
14º |
15º |
RAM 2500 |
64 |
0,54% |
15 |
326,67% |
28º |
16º |
KIA K2500 |
61 |
0,51% |
197 |
-69,04% |
17º |
17º |
VW EXPRESS |
59 |
0,50% |
244 |
-75,82% |
16º |
18º |
RENAULT DUSTER OROCH |
55 |
0,46% |
244 |
-77,46% |
15º |
19º |
PEUGEOT EXPERT |
48 |
0,40% |
143 |
-66,43% |
19º |
20º |
CITROËN JUMPY |
37 |
0,31% |
162 |
-77,16% |
18º |
21º |
PEUGEOT BOXER |
32 |
0,27% |
21 |
52,38% |
26º |
22º |
IVECO DAILY 30S13 |
18 |
0,15% |
88 |
-79,55% |
21º |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
15 |
0,13% |
69 |
-78,26% |
23º |
24º |
CITROËN JUMPER |
14 |
0,12% |
14 |
0,00% |
29º |
25º |
PEUGEOT PARTNER |
14 |
0,12% |
75 |
-81,33% |
22º |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
13 |
0,11% |
56 |
-76,79% |
24º |
27º |
EFFA V21 |
9 |
0,08% |
12 |
-25,00% |
30º |
28º |
IVECO DAILY 35S14 |
9 |
0,08% |
120 |
-92,50% |
20º |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
7 |
0,06% |
18 |
-61,11% |
27º |
30º |
FOTON AUMARK 1039 |
6 |
0,05% |
4 |
50,00% |
35º |
31º |
IVECO DAILY 35-150 |
5 |
0,04% |
39 |
-87,18% |
25º |
32º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
5 |
0,04% |
12 |
-58,33% |
31º |
33º |
EFFA V22 |
3 |
0,03% |
4 |
-25,00% |
34º |
34º |
IVECO DAILY |
3 |
0,03% |
2 |
50,00% |
37º |
35º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
3 |
0,03% |
1 |
200,00% |
44º |
36º |
EFFA K01 |
2 |
0,02% |
5 |
-60,00% |
33º |
37º |
FORD F75 |
2 |
0,02% |
0 |
- |
- |
38º |
IVECO DAILY 30-130 |
2 |
0,02% |
0 |
- |
- |
39º |
JAC V260 |
2 |
0,02% |
8 |
-75,00% |
32º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
11.864 |
100,00% |
24.558 |
-51,69% |
|
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos