Tesla Model 3 só perde para o Golf nas vendas de março na Europa
Modelo elétrico conquistou inédita posição, apesar do forte impacto do coronavírus; veja ranking
No primeiro mês sob os impactos mais fortes da pandemia do novo coronavírus, as vendas de veículos novos na União Europeia, além de Noruega, Islândia, Suíça e Reino Unido, recuaram quase 52% em relação a março de 2019. O número de 853.077 unidades só não foi menor porque a queda na Alemanha, maior mercado do continente, ficou abaixo dos 40% (-37,7%).
De acordo com o Best Selling Cars Blog, este foi o pior mês de março desde 1990. O acumulado do 1º trimestre registrou perda de quase 1 milhão de unidades na comparação com o ano passado (-26,3%). Fugindo à queda generalizada, os modelos elétricos e híbridos atingiram 17,4% de participação de mercado, um novo recorde.
Entre as montadoras, um fato raríssimo: as quatro primeiras posições foram 100% alemãs, com a Volkswagen (98.219) bem à frente das demais. Vice-líder pela 3ª vez nos últimos 7 meses –agosto e setembro passados foram as outras vezes -, a Mercedes-Benz (55.473) viu a aproximação da BMW (55.041) e da Audi (51.398). Com a menor queda do pelotão de cima (-33,8%), a Kia (38.207) garantiu lugar no top 10.
Na disputa entre os modelos, o VW Golf (23.757) retomou a liderança perdida para o Clio (13.369) no mês anterior – o Renault, desta vez, foi o quarto colocado. O grande destaque, no entanto, foi 100% elétrico: com 15.502 unidades, o Tesla Model3 conquistou uma inédita 2ª posição no mercado europeu. Até então, o terceiro lugar de dezembro havia sido o ápice.
Sexto em fevereiro, o Ford Focus (14.587) subiu três colocações. Já o Mercedes Classe A (13.225), que havia fechado o top 20 no mês anterior, avançou nada menos 15 colocações. Em sétimo, o Nissan Qashqai (13.015) retomou a liderança entre os SUVs e crossovers. Menção honrosa também para o Mini Cooper (11.933), que chegou ao seu 1º top 10.
POS. |
MODELO |
MAR.20 |
% MERCADO 2020 |
MAR.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
23.757 |
2,8% |
46.364 |
2,6% |
-48,8% |
2 |
TESLA MODEL 3 |
15.502 |
1,8% |
- |
- |
- |
3 |
FORD FOCUS |
14.587 |
1,7% |
29.521 |
1,7% |
-50,6% |
4 |
RENAULT CLIO |
13.369 |
1,6% |
39.744 |
2,2% |
-66,4% |
5 |
MERCEDES CLASSE A |
13.225 |
1,6% |
24.434 |
1,4% |
-45,9% |
6 |
SKODA OCTAVIA |
13.207 |
1,5% |
21.866 |
1,2% |
-39,6% |
7 |
NISSAN QASHQAI |
13.015 |
1,5% |
29.365 |
1,7% |
-55,7% |
8 |
TOYOTA YARIS |
12.299 |
1,4% |
25.779 |
1,5% |
-52,3% |
9 |
FORD FIESTA |
12.216 |
1,4% |
30.272 |
1,7% |
-59,6% |
10 |
MINI COOPER |
11.933 |
1,4% |
18.044 |
1,0% |
-33,9% |
POS. |
MARCA |
MAR.20 |
% MERCADO 2020 |
MAR.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
98.219 |
11,5% |
187.027 |
10,6% |
-47,5% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
55.473 |
6,5% |
87.816 |
5,0% |
-36,8% |
3 |
BMW |
55.041 |
6,5% |
92.440 |
5,2% |
-40,5% |
4 |
AUDI |
51.398 |
6,0% |
91.502 |
5,2% |
-43,8% |
5 |
TOYOTA |
48.254 |
5,7% |
76.058 |
4,3% |
-36,6% |
6 |
SKODA |
47.731 |
5,6% |
75.916 |
4,3% |
-37,1% |
7 |
FORD |
43.847 |
5,1% |
112.056 |
6,3% |
-60,9% |
8 |
RENAULT |
43.097 |
5,1% |
121.064 |
6,8% |
-64,4% |
9 |
KIA |
38.207 |
4,5% |
57.689 |
3,3% |
-33,8% |
10 |
PEUGEOT |
36.582 |
4,3% |
102.422 |
5,8% |
-64,3% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
853.077 |
... |
1.771.030 |
... |
-51,8% |
|
ACUMULADO |
3.054.703 |
... |
4.146.822 |
... |
-26,3% |
Fontes: JATO / ACEA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Tesla Model 3
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia