Onix lidera mercado argentino em pior mês dos últimos 60 anos
Foram menos de 4 mil unidades emplacadas devido à quarentena; veja ranking
Com concessionárias fechadas desde o dia 19/03 em função da pandemia de coronavírus, o mercado argentino teve em abril o seu pior resultado comercial em 60 anos, de acordo com o Autoblog Argentina. Foram comercializados no mês passado apenas 3.937 unidades no país, quase 90% a menos em relação ao mesmo período de 2019.
Estas poucas unidades registradas correspondem basicamente a resquícios de vendas realizadas antes do início da quarentena e de algumas vendas online realizadas durante o mês passado. O acumulado, de 90.396 unidades, já é 47% inferior ao dos quatro primeiros meses do ano passado. No ranking de montadoras, liderado pela Volkswagen (657), nenhuma do top 10 recuou menos do que 85%.
Apenas 16 unidades à frente da Toyota Hilux (241) – campeã de retração no top 10 -, o Chevrolet Onix (257) completou três meses consecutivos no topo, respondendo por quase 60% das vendas da marca. O VW Gol, com 201 unidades, se manteve em terceiro, seguido pelo Ford Ka (153), mesma colocação do modelo no Brasil.
Única do top 10 a perder menos de 80% de suas vendas, a Fiat Toro (147) garantiu lugar no top 5. O segmento de picapes, aliás, ainda emplacou a VW Amarok (137) e a Ford Ranger (129) no pelotão de cima. Em 10º, o VW T-Cross (116) foi o nº 1 entre os SUVs pelo 3º mês seguido.
Ranking: veículos mais vendidos na Argentina (abril 2020)
POS. | MODELO | ABR. 20 | % MERCADO | ABR. 19 | % VARIAÇÃO |
1º | CHEVROLET ONIX | 257 | 6,5% | 1.433 | -82,1% |
2º | TOYOTA HILUX | 241 | 6,1% | 2.241 | -89,2% |
3º | VW GOL | 201 | 5,1% | 1.142 | -82,4% |
4º | FORD KA | 153 | 3,9% | 1.065 | -85,6% |
5º | FIAT TORO | 147 | 3,7% | 643 | -77,1% |
6º | VW AMAROK | 137 | 3,5% | 992 | -86,2% |
7º | FORD RANGER | 129 | 3,3% | 887 | -85,5% |
8º | TOYOTA ETIOS | 123 | 3,1% | 1.077 | -88,6% |
9º | RENAULT SANDERO | 117 | 3,0% | 1.058 | -88,9% |
10º | VW T-CROSS | 116 | 2,9% | 0 | NOVO |
11º | FIAT CRONOS | 112 | 2,8% | 1.057 | -89,4% |
12º | RENAULT KWID | 109 | 2,8% | 1.080 | -89,9% |
13º | PEUGEOT 208 | 107 | 2,7% | 906 | -88,2% |
14º | RENAULT KANGOO | 106 | 2,7% | 711 | -85,1% |
15º | JEEP RENEGADE | 96 | 2,4% | 608 | -84,2% |
16º | VW POLO | 91 | 2,3% | 667 | -86,4% |
17º | PEUGEOT PARTNER | 80 | 2,0% | 270 | -70,4% |
18º | FORD ECOSPORT | 77 | 2,0% | 653 | -88,2% |
19º | FIAT ARGO | 76 | 1,9% | 556 | -86,3% |
20º | CHEVROLET S10 | 73 | 1,9% | 561 | -87,0% |
21º | RENAULT CAPTUR | 70 | 1,8% | 582 | -88,0% |
22º | RENAULT DUSTER | 63 | 1,6% | 696 | -90,9% |
23º | CITROËN C4 CACTUS | 62 | 1,6% | 445 | -86,1% |
24º | FIAT MOBI | 62 | 1,6% | 388 | -84,0% |
25º | TOYOTA YARIS | 57 | 1,4% | 598 | -90,5% |
26º | RENAULT LOGAN | 53 | 1,3% | 660 | -92,0% |
27º | NISSAN KICKS | 49 | 1,2% | 327 | -85,0% |
28º | CHEVROLET CRUZE | 46 | 1,2% | 303 | -84,8% |
29º | FIAT FIORINO | 42 | 1,1% | 375 | -88,8% |
30º | PEUGEOT 2008 | 42 | 1,1% | 449 | -90,6% |
POS. | MARCA | ABR. 20 | % MERCADO | ABR. 19 | % VARIAÇÃO |
1º | VOLKSWAGEN | 657 | 16,7% | 5.496 | -88,0% |
2º | RENAULT | 576 | 14,6% | 5.766 | -90,0% |
3º | TOYOTA | 491 | 12,5% | 4.714 | -89,6% |
4º | CHEVROLET | 434 | 11,0% | 4.068 | -89,3% |
5º | FIAT | 486 | 12,3% | 3.604 | -86,5% |
6º | FORD | 406 | 10,3% | 3.884 | -89,5% |
7º | PEUGEOT | 283 | 7,2% | 2.287 | -87,6% |
8º | CITROËN | 134 | 3,4% | 1.193 | -88,8% |
9º | JEEP | 129 | 3,3% | 903 | -85,7% |
10º | NISSAN | 111 | 2,8% | 1.343 | -91,7% |
... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 3.937 | ... | 35.575 | -88,9% | |
ACUMULADO | 90.396 | ... | 170.091 |
-46,9% |
Fonte: Autoblog Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia