Apresentado no Salão de Genebra de 1994 com a proposta de ser comercializado como um "SUV recreativo original", o Toyota RAV4 acaba de alcançar a marca de 10 milhões de unidades entregues em todo o mundo. A cifra memorável corresponde aos mais de 26 anos de história do modelo e ao lançamento de um total de 5 diferentes gerações nesse período.
Derivado do conceito RAV-Four apresentado em 1989 (Recreational Active Vehicle com Four-wheel drive, dizia a sigla), o RAV4 nasceu com pretensões modestas. Originalmente, a expectativa da Toyota era vender apenas 4.500 unidades mensais e oferecê-lo com motor 2.0 a gasolina de 127 cv. No entanto, a demanda superou todas as previsões e logo primeiro mês a marca foi obrigada a aumentar a produção mensal para 8 mil exemplares.
No primeiro ano completo de vendas foram 53 mil unidades comercializadas, número que chegou a triplicar nos dois anos seguintes. Foi então que a Toyota decidiu lançar novas variantes, como a carroceria alongada de quatro portas e o modelo conversível de duas portas. Até mesmo uma opção elétrica, grande novidade para a época, chegou a ser oferecida em alguns mercados.
Na virada do século, no ano 2000, foi apresentada a aguardada segunda geração. Conservou diversas características da primeira, como a carroceria de duas portas, mas agora com design completamente revisto e soluções mecânicas avançadas para a época. Tinha motores 1.8 de 121 cv e 2.0 de 148 cv, além de um 2.0 turbodiesel de 114 cv. O sistema de tração integral AWD trazia avanços como diferencial de deslizamento limitado e diferencial traseiro Torsen como opcional.
Já em 2006, a terceira geração estreou com mudanças ainda mais profundas. Cresceu quase 20 cm na comparação com o modelo anterior e ficou significativamente mais espaçosa - uma antiga exigência dos consumidores. A capacidade off-road, no entanto, foi afetada pela mudança de perfil. O sistema de tração, que antes era integral, passou a ser do tipo parcial (novidade dentro da Toyota).
Posteriormente, em 2013, chegou ao mercado a quarta encarnação. Construída sobre uma plataforma totalmente nova, ganhou pela primeira vez opção de motorização híbrida. Dados de fábrica da época indicavam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e consumo na casa dos 25,5 km/l.
Finalmente, em 2018, foi lançada a atual e quinta geração. Trouxe design alinhado à nova filosofia da marca e tecnologias ainda mais avançadas. A opção híbrida, que estreou na geração anterior, foi aperfeiçoada e passou a ter maior importância dentro da gama. No Brasil, por exemplo, é a única opção disponível. Em 2019, a RAV4 vendeu em todo o mundo nada menos que 448 mil exemplares, sendo 3.161 unidades no mercado brasileiro.
Fonte: Toyota
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