Com 13.216 casos registrados de coronavírus e 1.400 mortes, a Suécia acredita que mantém a pandemia sob controle no país. Seguindo este posicionamento e com acordo dos sindicatos locais, a Volvo tomou a decisão de reabrir a fábrica em Torslanda (Suécia). A medida também será adotada para o complexo em Ghent (Bélgica), mas com produção reduzida, e com as linhas de montagem de motores e carrocerias em Skövde e Olofström. Já a fábrica nos Estados Unidos só retornará no dia 11 de maio.
"Temos uma responsabilidade em relação a nossos funcionários e fornecedores para reiniciar as operações agora que a situação permite. A melhor coisa que podemos fazer para ajudar a sociedade é encontrar maneiras de reiniciar a companhia de maneira segura, salvaguardando a saúde das pessoas e seus empregos", afirma Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Cars.
Para não colocar os funcionários em risco, a Volvo higienizou as fábricas e os escritórios e intensificará as rotinas de limpeza, além de fazer testes de temperatura e oxigenação do sangue com todos os empregados. Haverá um distanciamento social nos escritórios, com um novo layout para mesas, salas de reunião e até para os restaurantes internos, além de limitar a quantidade de pessoas em cada local. Onde não for possível fazer o distanciamento, a marca tomará outras medidas de proteção.
Aos poucos outras marcas também irão reiniciar a produção na Europa. A Volkswagen anunciou que voltará a fabricar em duas linhas de montagem a partir do dia 20, aumentando o número no dia 27. A Toyota é outra que confirmou os planos de reabrir suas fábricas na França e Polônia a partir de 22 de abril, com um turno único durante duas semanas. A Hyundai foi mais rápida e retomou a produção na República Tcheca nesta semana e promete reabrir a fábrica na Turquia na semana que vem.
No Brasil, até agora apenas a Volkwagen se pronunciou a respeito de reabrir suas fábricas no decorrer de maio, mas ainda sem data definida.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Jeep Grand Cherokee vai mal nas vendas e terá produção suspensa
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Stellantis fabricará menos carros a gasolina para evitar multas por emissões
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Volkswagen Nivus 2025 tem início de produção na fábrica Anchieta