A Ford prepara uma série de lançamentos de SUVs para o mercado brasileiro, seguindo sua estratégia global de focar em utilitários em vez de hatches e sedãs. Pois o próximo da lista parece ser o Escape, modelo médio desenvolvido sobre a plataforma do Focus, que virá na inédita versão Hybrid para ocupar o lugar do Fusion híbrido e enfrentar o Toyota RAV4. Quer saber o que esperar do modelo? Uma olhada na especificação da versão importada para Argentina, onde ele acaba de ser lançado, pode render boas pistas.
No país vizinho, o novo Escape Hybrid (que por lá se chama Kuga como na Europa) sucede a geração anterior vendida desde 2013 e reestilizada em 2016. A grande novidade do modelo 2020, que chega via Estados Unidos, é a motorização híbrida, justamente como teremos aqui. Ela une um motor a gasolina 2.5 com ciclo Atkinson (165 cv e 21,4 kgfm) a um motor elétrico (130 cv e 24 kgfm) para entregar uma potência combinada de 203 cv. O câmbio é um automático do tipo CVT e a tração é apenas dianteira.
Para simplificar, a Ford optou por trazer o novo Kuga/Escape para o mercado argentino em versão única, como deve acontecer no Brasil. Bem equipada, já vem de série com cluster digital de 12,3", central multimídia Sync 3 com Apple CarPlay e Android Auto, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência (com detecção de pedestres) e freio de estacionamento eletrônico, entre outros itens.
Interessante notar que a Ford optou por um posicionamento um pouco abaixo do RAV4 em termos de preços, o que seria uma boa medida também para o mercado brasileiro (levando em conta a boa aceitação do SUV japonês por aqui). Na Argentina, o Kuga/Escape Hybrid custa 2,932 milhões de pesos, contra valores entre 3,170 e 3,368 milhões do Toyota - convertidos em reais, o Ford sai por R$ 234.560, enquanto o RAV4 varia de R$ 253.600 a R$ 269.440, com a vantagem da tração integral.
Sabendo que no Brasil o Toyota RAV4 Hybrid tem preços entre R$ 193.990 e R$ 213.990, seria como a Ford posicionar o Escape ao redor dos R$ 180.000, valendo-se do menor imposto cobrado para carros elétricos/híbridos. Em 2021 será a vez de chegar do México o Bronco Sport para atuar numa faixa inferior, entre R$ 150 mil e R$ 180 mil (lugar que antes era ocupado pelo Fusion nas versões "normais"). Já a seara entre R$ 120 mil e R$ 130 mil ficará a cargo do Territory, aguardado ainda para 2020, vindo da China. Agora é esperar que a crise gerada pelo coronavírus não atrase (muito) os planos.
Fotos: divulgação
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