A Volkswagen garante que, apesar da paralisação gerada pela pandemia do novo coronavírus, não vai alterar o cronograma de lançamento do crossover Nivus no Brasil. Prova disso é que, nesta quarta-feira (15), a marca divulgou novas imagens e informações sobre o modelo. E informou que a estreia nas lojas se dará ainda neste primeiro semestre - mais precisamente em junho, como declarou o presidente Pablo Di Si numa live de internet hoje pela manhã.
De acordo com José Loureiro, chefe de engenharia da VW, o Nivus é mais um modelo a mostrar a versatilidade da plataforma modular MQB, que possibilitou fazer uma nova variante a partir da base do Polo, com entre-eixos de 2,56 m, mas com o balanço traseiro alongado (856 mm) para chegar a um comprimento total de 4,26 metros - 6 cm mais comprido que o próprio T-Cross, que por sua vez tem o mesmo entre-eixos do sedã Virtus, com 2,65 m.
Esta traseira alongada, dada pelo formato curvado do teto (o tal estilo cupê), teve reflexo direto no porta-malas: são 415 litros de capacidade, e isso sem apelar para o encosto traseiro regulável do T-Cross (que permite variar o compartimento do SUV de 373 l para 420 litros). Ou seja, na prática o Nivus tem 42 litros a mais de porta-malas que o T-Cross.
A vantagem do SUV se dará no espaço interno, favorecido pelo entre-eixos mais longo, enquanto o novato em teoria deve oferecer espaço bem semelhante ao do Polo, embora com mais folga na área da cabeça - devido à altura de 1,49 m, cerca de 2 cm maior que a do hatch. Veja na tabela abaixo as medidas do Nivus em relação ao Polo e ao T-Cross:
Medidas (mm) | Nivus | T-Cross | Polo |
Comprimento: | 4.266 | 4.199 | 4.057 |
Balanço traseiro: | 856 | 732 | 688 |
Altura: | 1.493 | 1.570 | 1.468 |
Entre-eixos: | 2.566 | 2.651 | 2.566 |
Porta-malas: | 415 litros | 373 litros | 300 litros |
"Embora use a mesma base da linha Polo/Virtus/T-Cross, o Nivus recebeu acerto dinâmico exclusivo", explica Loureiro. Isso inclui calibração de suspensão, direção e também do controle de estabilidade, em conjunto com o diferencial blocante XDS. O Nivus aproveita do T-Cross o eixo traseiro de maior rigidez e a suspensão elevada em 10 mm na comparação com o Polo, além dos pneus da "família 665", ou seja, com perfil mais alto. O modelo mostrado nestas imagens acima, que aparenta ser da versão topo de linha, usa rodas aro 17" com pneus 205/55 R17 - mesma medida do T-Cross Highline. De acordo com Loureiro, a altura do assoalho do Nivus em relação ao solo é a mesma do T-Cross (177 mm), mas o crossover tem spoilers aerodinâmicos que reduzem essa medida em alguns pontos.
O Nivus vai estrear com o mesmo conjunto mecânico do Polo mais caro e do T-Cross intermediário: motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas - não haverá opção de câmbio manual, que existe na versão de entrada do SUV. Os freios serão a disco nas quatro rodas, como nos irmãos de base.
Em termos visuais, o Nivus aposta num estilo mais arrojado que o restante da gama, e não estamos falando somente do teto curvado. Desde a dianteira com faróis em LED ligeiramente puxados para cima até a traseira com lanternas elevadas (também em LED), passando pelas rodas com desenho exclusivo, o crossover vem para ser uma opção mais descolada ao T-Cross, com perfil mais quadradinho, e até ao Polo, um hatch com desenho convencional.
A VW já havia mostrado recentemente alguns detalhes da nova central multimídia de 8" que vai estrear no Nivus, chamada VW Play, totalmente desenvolvida no Brasil e que vai oferecer inclusive serviços de compra online. Também será oferecido o painel digital Active Info Display de 10,25" e, pela primeira vez no Brasil, o novo volante da marca, que estreou no T-Cross europeu. Junto com ele, o crossover terá a primazia do novo logotipo da VW por aqui.
Uma novidade revelada na apresentação de hoje é que o Nivus vai ofertar, possivelmente como opcional, o sistema de piloto automático adaptativo ACC, que hoje equipa o Passat e o Tiguan - ainda não está no T-Cross. Ele é capaz de manter a distância para o carro da frente e, se preciso, freia automaticamente. Junto do sistema vêm também a frenagem automática de emergência, além do recurso de frenagem automática pós-colisão, para evitar um segundo acidente (este já disponível no Polo e no T-Cross).
A Volkwagen ainda faz mistério quanto às versões e posicionamento do Nivus, dizendo apenas que ficará entre o Polo e o T-Cross. Mas, por uma questão de porte e tecnologias trazidas pelo modelo, apostamos numa proximidade muito maior com o SUV do que com o hatch. Sabendo que o Polo Highline custa R$ 84.980 e o T-Cross 200 TSI AT sai por R$ 94.490, o Nivus deverá ter preço inicial na casa dos R$ 90 mil, na versão Comfortline. Já a Highline deve beirar os R$ 100 mil, onde está o T-Cross Comfortline. Uma suposta versão de entrada 200 TSI poderia trazer o Nivus para a faixa dos R$ 80 mil, mas não sabemos se isso será feito tendo em conta que a VW já adiantou que prepara uma gama enxuta para seu novo rebento.
Fotos: divulgação
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