BMW Série 3 acelera e deixa Mercedes Classe C para trás em março
Na faixa superior, Lexus ES empata com Classe E na liderança do segmento
Depois de crescerem em fevereiro, as vendas de sedãs médios premium voltaram a perder força em março, quando 870 unidades foram registradas. A queda só foi inferior a 1% por conta do excelente resultado do Série 3, líder sem nenhuma ameaça direta.
Com 329 unidades, 61,3% a mais do que no mesmo período de 2019, o representante da BMW por pouco não vendeu mais do que a soma dos dois modelos mais próximos. Ambos, por sinal, da Mercedes: o Classe C (215) e o Classe A Sedan (139), quinto colocado no ranking do mês anterior. Fora do pódio, o Audi A3 Sedan (101) perdeu quase metade de suas vendas.
Um dos destaques de fevereiro, o Volvo S60 (25) diminuiu seu ritmo e por muito pouco não foi ultrapassado pelo Audi A5 (23). Repetindo a sétima posição, o Audi A4 (18) também ficou sob ameaça do Mercedes CLA (16). Com a maior retração da lista, o britânico Jaguar XE foi o preferido por apenas 4 consumidores.
Entre os sedãs grandes, uma surpresa: com 11 unidades, mesmo número do Mercedes Classe E, o Lexus ES assumiu a liderança do segmento pela 1ª vez – este, no entanto, não foi o recorde de vendas do representante da marca oriental, que já emplacou 21 unidades em duas oportunidades no ano passado (janeiro e maio).
Preferido no 1º bimestre, o BMW Série 5 (6) completou o pódio com o seu resultado mais fraco desde fevereiro de 2017 (1). Com 5 unidades cada, Porsche Panamera e Volvo S90 completaram o top 5 – no mês anterior, o sueco foi o vice-líder. Jaguar XF e Mercedes CLS, com os mesmos 4 emplacamentos, registraram os maiores avanços em relação a 2019.
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/20 |
FEV/20 |
MAR/19 |
% MAR 20 |
% FEV 20 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
329 |
351 |
204 |
37,82% |
33,08% |
-6,27% |
61,27% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
215 |
351 |
337 |
24,71% |
33,08% |
-38,75% |
-36,20% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
139 |
47 |
0 |
15,98% |
4,43% |
195,74% |
- |
4º |
AUDI A3 SEDAN |
101 |
175 |
193 |
11,61% |
16,49% |
-42,29% |
-47,67% |
5º |
VOLVO S60 |
25 |
76 |
0 |
2,87% |
7,16% |
-67,11% |
- |
6º |
AUDI A5 |
23 |
33 |
43 |
2,64% |
3,11% |
-30,30% |
-46,51% |
7º |
AUDI A4 |
18 |
22 |
35 |
2,07% |
2,07% |
-18,18% |
-48,57% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLA |
16 |
2 |
51 |
1,84% |
0,19% |
700,00% |
-68,63% |
9º |
JAGUAR XE |
4 |
4 |
14 |
0,46% |
0,38% |
0,00% |
-71,43% |
|
|
870 |
1061 |
877 |
100,00% |
100,00% |
-18,00% |
-0,80% |
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/20 |
FEV/20 |
MAR/19 |
% MAR 20 |
% FEV 20 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
LEXUS ES |
11 |
3 |
16 |
20,37% |
4,69% |
266,67% |
-31,25% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
11 |
4 |
17 |
20,37% |
6,25% |
175,00% |
-35,29% |
3º |
BMW SÉRIE 5 |
6 |
15 |
27 |
11,11% |
23,44% |
-60,00% |
-77,78% |
4º |
PORSCHE PANAMERA |
5 |
4 |
12 |
9,26% |
6,25% |
25,00% |
-58,33% |
5º |
VOLVO S90 |
5 |
13 |
2 |
9,26% |
20,31% |
-61,54% |
150,00% |
6º |
JAGUAR XF |
4 |
2 |
1 |
7,41% |
3,13% |
100,00% |
300,00% |
7º |
MERCEDES-BENZ CLS |
4 |
5 |
1 |
7,41% |
7,81% |
-20,00% |
300,00% |
8º |
AUDI A6 |
3 |
10 |
0 |
5,56% |
15,63% |
-70,00% |
- |
9º |
JAGUAR XJ |
3 |
0 |
0 |
5,56% |
0,00% |
- |
- |
10º |
BMW SÉRIE 7 |
2 |
8 |
3 |
3,70% |
12,50% |
-75,00% |
-33,33% |
|
|
54 |
64 |
79 |
100,00% |
100,00% |
-15,63% |
-31,65% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BMW lança novos M3 Competition e M3 Competition Track no Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais