Após a pandemia da Covid-19 derrubar os números da indústria automotiva brasileira em quase 90% nas duas últimas semanas de março, havia expectativa pelo que seria de abril, primeiro mês a começar sob o regime de quarentena para tentar reduzir a propagação do coronavírus. Pois bem, as notícias não são assim tão ruins quanto poderia se esperar, com a média dária se aproximando das 2 mil unidades - melhor que a média ao redor de 1 mil do fim de março. De todo modo, já reflete uma queda de 14,9% no acumulado de 2020, segundo o Renavam.
Neste cenário absoltuamente anormal, os dados de vendas estão sendo "contaminados" por decisões de cada estado. Por exemplo, houve liberação para o funcionamento de concessionárias em alguns locais, como o Distrito Federal. O resultado é uma lista bem alterada dos modelos e marcas mais vendidos.
O Hyundai HB20, por exemplo, assumiu a ponta com larga margem para os rivais, destronando o até então inatingível Chevrolet Onix e colocando a marca coreana no topo entre as montadoras - a Volkswagen, por outro lado, era apenas a quinta colocada no acumulado do mês até o dia 8, atrás de Ford, Fiat, Chevrolet e Hyundai, na ordem.
O Onix Plus segue liderando entre os sedãs compactos, mas agora com o HB20S bem próximo, acompanhando o bom desempenho do hatch. Outro modelo da categoria em destaque é o Ka Sedan, na sétima colocação geral.
Mais uma mudança é a volta do Toyota Corolla ao top 10, assim como a retomada da liderança do Jeep Compass entre os SUVs. Já entre os SUVs compactos, a surpresa vem do Caoa Chery Tiggo 5X, bem próximo do VW T-Cross. Por fim, o novato Tracker aparece na 19ª posição, empatado com o Nissan Kicks.
Passando à tabela dos comerciais leves, temos a Toyota Hilux quase roubando a liderança da Fiat Strada, enquanto a Ford Ranger pulou na frente não só da Chevrolet S10 como até da VW Saveiro, aparecendo numa até então improvável quarta posição.
Claro que os números e posições deverão variar bastante no decorrer deste mês, sendo o resultado até o momento apenas ilustrativo em relação ao que pode acontecer até o dia 30. Na semana que vem a gente volta a falar do assunto com a análise da primeira quinzena. Fique ligado.
POS. |
MODELO |
ABR. 2020 (parcial) |
1º |
HYUNDAI HB20 |
1.664 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
648 |
3º |
FORD KA |
618 |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
426 |
5º |
HYUNDAI HB20S |
396 |
6º |
VW GOL |
353 |
7º |
FORD KA SEDAN |
291 |
8º |
FIAT ARGO |
251 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
240 |
10º |
JEEP COMPASS |
173 |
11º |
RENAULT KWID |
171 |
12º |
VW T-CROSS |
158 |
13º |
CHERY TIGGO 5X |
145 |
14º |
FIAT MOBI |
137 |
15º |
FORD ECOSPORT |
126 |
16º |
VW POLO |
125 |
17º |
JEEP RENEGADE |
120 |
18º |
FIAT UNO |
117 |
19º |
CHEVROLET TRACKER |
117 |
20º |
NISSAN KICKS |
117 |
POS. |
MODELO |
ABR. 2020 (parcial) |
1º |
FIAT STRADA |
297 |
2º |
TOYOTA HILUX |
292 |
3º |
FIAT TORO |
179 |
4º |
FORD RANGER |
158 |
5º |
VW SAVEIRO |
154 |
6º |
CHEVROLET MONTANA |
105 |
7º |
RENAULT MASTER |
100 |
8º |
CHEVROLET S10 |
84 |
9º |
VW AMAROK |
80 |
10º |
FIAT FIORINO |
65 |
Fonte: Renavam e Fenabrave
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela