Apresentada em setembro do ano passado na Europa, a nova Honda CRF 1100L Africa Twin acaba de ser registrada no Brasil, como mostram as patentes do modelo no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Com motor mais forte, menos peso e novos itens de tecnologia, renovada big trail japonesa tem lançamento previsto para o segundo semestre em nosso mercado.
A principal mudança é que, acompanhando a concorrência (BMW R1200 GS subiu para 1250 e Ducati Multistrada 1200 subiu para 1260), a Africa Twin 2020 teve o motor ampliado de 1000 para 1100 - ou 1.084 cc para ser mais exato. Desta forma, ele entrega 7% a mais de potência e 6% a mais de torque, chegando a um total de 102 cv a 7.500 rpm e 10,7 kgfm a 6.250 rpm (versão europeia). Segue em conjunto com um câmbio de 6 marchas, tendo como opcional na Europa o câmbio automatizado de dupla embreagem DCT.
As mudanças visuais são discretas, mas nota-se que os faróis estão mais integrados à carenagem na versão normal, enquanto a Adventure Sports recebeu ainda duas luzes extras abaixo dos faróis principais (além das luzes de longo alcance que já existiam). O modelo convencional ainda teve o para-brisa encurtado, ao passo que a versão aventureira manteve a bolha maior com cinco níveis de ajuste. Também só ela conta com barras de proteção para carenagem e motor, além de um tanque de combustível maior, para 24,8 litros (18,8 l na versão básica).
Um novo chassi, agora com o sub-chassi traseiro parafusado (e não mais soldado), e uma balança de alumínio ajudaram, em conjunto com outras mudanças, a reduzir o peso da moto em 5 kg. A Africa Twin também ficou mais "magra" entre as pernas, graças ao tanque mais fino e o assento 40 mm mais estreito, ajustável entre 850 e 870 mm de altura.
A suspensão é praticamente a mesma, com o grafo invertido Showa de 45 mm e com 231 mm de curso na frente, enquanto a traseira usa amortecedor Showa com braço oscilante Pro-Link e curso de 220 mm. As rodas continuam de 21" na frente e 18" na traseira. A frenagem vem pelos mesmos freios do modelo 2019: discos dianteiros de 310mm e traseiros de 256mm, ambos com ABS.
O painel também mudou, e agora incorpora uma tela TFT colorida de 6,5" compatível com Apple Carplay, sendo capaz de usar o GPS, fazer ligações, receber mensagens e ouvir músicas pelos aplicativos do smartphone. Uma nova central eletrônica inclui acelerador sem cabo (Ride by Wire) com 6 modos de pilotagem, controle de tração (HSTC), e ABS de curva, além do controlador de velocidade de cruzeiro e o controle anti-empinada.
A nova CRF 1100L Africa Twin está na lista dos 16 lançamentos da Honda Motos prometidos até 2021, com estreia prevista para o segundo semestre deste ano - caso a pandemia de Covid-19 não atrase o cronograma.
Fotos: divulgação e reprodução
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