Novo Tracker já estreia na cola do EcoSport; veja ranking de vendas
Renegade retomou a ponta em março, mas por margem apertada sobre o T-Cross
Nem mesmo o segmento mais aquecido do mercado brasileiro passou incólume aos primeiros impactos do novo coronavírus na economia brasileira. Em março, os SUVs compactos responderam por 28,6 mil unidades emplacadas, 8% a menos do que no mesmo período de 2019. Apesar da retração, o mês foi marcado por fatos bastante interessantes, como a estreia dos renovados Tracker e Duster nas lojas.
Na disputa pela ponta, tivemos uma disputa acirradíssima: apenas 75 unidades à frente do VW T-Cross (4.417), nº 1 em fevereiro, o Jeep Renegade (4.492) retomou a liderança conquistada em janeiro. Um pouco mais distante dos rivais, o Nissan Kicks (3.597) repetiu a terceira posição do último ranking sob forte pressão do Hyundai Creta (3.484).
Completando o top 5, o Honda HR-V (2.761) teve seu desempenho mais fraco em exatos cinco anos, desde quando oficialmente começou a ser vendido por aqui. Por outro lado, em seu mês de estreia, a nova geração do Chevrolet Tracker (1.907) já mostrou a que veio e, apesar da quarentena a partir do dia 23, ficou muito próxima do Ford Ecosport (2.050). Destaque também para os 1.192 emplacamentos do Caoa Chery Tiggo 5X, seu novo recorde.
Também com nova geração nas lojas, o Renault Duster ficou aproximadamente 100 unidades atrás do Renault Captur (1.117 x 1.015), mas com um crescimento superior a 40% em relação a fevereiro, mostrando potencial interessante para os próximos meses. Abaixo das mil unidades pela 1ª vez desde outubro de 2018, o Citroën C4 Cactus (804) foi o 1º fora do top 10.
POS. |
MODELO |
MAR/20 |
FEV/20 |
MAR/19 |
% MAR 20 |
% FEV 20 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
JEEP RENEGADE |
4492 |
5354 |
6184 |
15,70% |
15,95% |
-16,10% |
-27,36% |
2º |
VW T-CROSS |
4417 |
5374 |
150 |
15,44% |
16,01% |
-17,81% |
2844,67% |
3º |
NISSAN KICKS |
3597 |
4955 |
4863 |
12,57% |
14,76% |
-27,41% |
-26,03% |
4º |
HYUNDAI CRETA |
3484 |
4464 |
3792 |
12,18% |
13,30% |
-21,95% |
-8,12% |
5º |
HONDA HR-V |
2761 |
2989 |
3796 |
9,65% |
8,91% |
-7,63% |
-27,27% |
6º |
FORD ECOSPORT |
2050 |
2440 |
2573 |
7,16% |
7,27% |
-15,98% |
-20,33% |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
1907 |
1337 |
1874 |
6,66% |
3,98% |
42,63% |
1,76% |
8º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1192 |
1036 |
530 |
4,17% |
3,09% |
15,06% |
124,91% |
9º |
RENAULT CAPTUR |
1117 |
950 |
1871 |
3,90% |
2,83% |
17,58% |
-40,30% |
10º |
RENAULT DUSTER |
1015 |
720 |
1892 |
3,55% |
2,15% |
40,97% |
-46,35% |
11º |
CITROËN C4 CACTUS |
804 |
1447 |
1138 |
2,81% |
4,31% |
-44,44% |
-29,35% |
12º |
HONDA WR-V |
785 |
1073 |
922 |
2,74% |
3,20% |
-26,84% |
-14,86% |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
403 |
443 |
446 |
1,41% |
1,32% |
-9,03% |
-9,64% |
14º |
PEUGEOT 2008 |
316 |
514 |
571 |
1,10% |
1,53% |
-38,52% |
-44,66% |
15º |
SUZUKI JIMNY |
76 |
104 |
153 |
0,27% |
0,31% |
-26,92% |
-50,33% |
16º |
TROLLER T4 |
73 |
115 |
80 |
0,26% |
0,34% |
-36,52% |
-8,75% |
17º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
57 |
84 |
0 |
0,20% |
0,25% |
-32,14% |
- |
18º |
SUZUKI VITARA |
41 |
55 |
112 |
0,14% |
0,16% |
-25,45% |
-63,39% |
19º |
JAC T40 |
18 |
68 |
91 |
0,06% |
0,20% |
-73,53% |
-80,22% |
20º |
SUZUKI SCROSS |
7 |
14 |
67 |
0,02% |
0,04% |
-50,00% |
-89,55% |
21º |
JAC T50 / T5 |
2 |
22 |
8 |
0,01% |
0,07% |
-90,91% |
-75,00% |
22º |
KIA SOUL |
2 |
2 |
20 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-90,00% |
28616 |
33560 |
31133 |
100,00% |
100,00% |
-14,73% |
-8,08% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
Galeria: Chevrolet Tracker 2021 - Imagens do site
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com BYD, importações de carros ao Brasil cresceram 148,4% em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Citroën Basalt tem primeiro aumento de preços no Brasil; veja tabela
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Jeep admite: foram "longe demais" nos preços dos SUVs
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025