Maior economia europeia, a Alemanha registrou queda nas vendas de veículos novos pelo segundo mês seguido. Com 239.943 unidades, o mercado registrou uma retração de quase 11% em relação a fevereiro de 2019 – o acumulado do 1º bimestre de 2020 (486.243) também recuou (-9%). O resultado só não foi pior porque os modelos híbridos tiveram alta de 93% e ultrapassaram as 38 mil unidades.
No top 10 das montadoras, apenas a espanhola Seat (11.225) cresceu no período (+23%). Considerando o top 20, a maior evolução no geral, no entanto, veio da Volvo (4.301, +25%). A líder VW (44.405), embora mantendo participação de mercado similar à do ano passado, perdeu 11% de seus compradores. Já a vice-líder Mercedes (23.577) registrou incremento de 0,7 ponto percentual em seu market share.
Se no Brasil o segmento de hatches médios praticamente desapareceu nos últimos tempos, por lá continua a mostrar sua força, com o VW Golf (12.409) e o Ford Focus (5.412) nas duas primeiras colocações. É importante ressaltar que, nestes números, constam também as versões SW dos respectivos modelos. O VW Passat (5.282), com um crescimento de quase 90%, completou o pódio.
Dois outros representantes da VW, Tiguan (4.990) e Polo (4.365), completaram as cinco primeiras colocações. Sétimo em janeiro, o BMW Série 3 (4.364) cresceu quase 84% no período e por muito pouco não entrou no top 5 – Audi A4 (4.061) e Classe C (3.723), seus maiores rivais, também marcaram presença no top 10, com o Mercedes em baixa superior a 20%.
Veio da VW o destaque negativo do mês. Com 3.043 unidades, o T-Roc perdeu quase 38% das vendas de 2019 e ficou fora do pelotão de cima após um bom período. 17º, o novo Renault Clio (2.899) mais do que dobrou os números do ano passado. Embora fora do top 20, o novo Audi Q3 (2.532) manteve trajetória forte de crescimento (+73%).
POS. |
MODELO |
FEV.20 |
% MERCADO 2020 |
FEV.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 |
VW GOLF |
12.409 |
5,2% |
16.066 |
6,0% |
-22,8% |
2 |
FORD FOCUS |
5.412 |
2,3% |
5.469 |
2,0% |
-1,0% |
3 |
VW PASSAT |
5.282 |
2,2% |
2.821 |
1,0% |
87,2% |
4 |
VW TIGUAN |
4.990 |
2,1% |
6.345 |
2,4% |
-21,4% |
5 |
VW POLO |
4.365 |
1,8% |
5.749 |
2,1% |
-24,1% |
6 |
BMW SÉRIE 3 |
4.364 |
1,8% |
2.374 |
0,9% |
83,8% |
7 |
OPEL CORSA |
4.228 |
1,8% |
4.691 |
1,7% |
-9,9% |
8 |
AUDI A4 |
4.061 |
1,7% |
3.951 |
1,5% |
2,8% |
9 |
MERCEDES CLASSE C |
3.723 |
1,6% |
4.774 |
1,8% |
-22,0% |
10 |
SKODA OCTAVIA |
3.693 |
1,5% |
4.293 |
1,6% |
-14,0% |
11 |
MERCEDES CLASSE A |
3.559 |
1,5% |
2.575 |
1,0% |
38,2% |
12 |
OPEL ASTRA |
3.263 |
1,4% |
3.013 |
1,1% |
8,3% |
13 |
VW T-ROC |
3.043 |
1,3% |
4.878 |
1,8% |
-37,6% |
14 |
SEAT LEON |
3.008 |
1,3% |
2.208 |
0,8% |
36,2% |
15 |
FORD FIESTA |
3.007 |
1,3% |
3.923 |
1,5% |
-23,3% |
16 |
MERCEDES GLC |
2.973 |
1,2% |
3.218 |
1,2% |
-7,6% |
17 |
RENAULT CLIO |
2.899 |
1,2% |
1.404 |
0,5% |
106,5% |
18 |
VW CADDY |
2.865 |
1,2% |
2.725 |
1,0% |
5,1% |
19 |
MINI |
2.792 |
1,2% |
3.301 |
1,2% |
-15,4% |
20 |
MERCEDES CLASSE E |
2.709 |
1,1% |
3.845 |
1,4% |
-29,5% |
21 |
FIAT DUCATO |
2.683 |
1,1% |
1.871 |
0,7% |
43,4% |
22 |
SEAT ATECA |
2.591 |
1,1% |
2.183 |
0,8% |
18,7% |
23 |
FIAT 500 |
2.589 |
1,1% |
2.433 |
0,9% |
6,4% |
24 |
BMW SÉRIE 5 |
2.551 |
1,1% |
2.510 |
0,9% |
1,6% |
25 |
VW TRANSPORTER |
2.548 |
1,1% |
3.210 |
1,2% |
-20,6% |
26 |
AUDI Q3 |
2.532 |
1,1% |
1.468 |
0,5% |
72,5% |
27 |
MERCEDES CLA |
2.478 |
1,0% |
1.311 |
0,5% |
89,0% |
28 |
AUDI A6 |
2.377 |
1,0% |
3.641 |
1,4% |
-34,7% |
29 |
VW TOURAN |
2.239 |
0,9% |
3.518 |
1,3% |
-36,4% |
30 |
OPEL GRANDLAND X |
2.209 |
0,9% |
2.173 |
0,8% |
1,7% |
31 |
BMW SÉRIE 1 |
2.205 |
0,9% |
2.427 |
0,9% |
-9,1% |
32 |
VW T-CROSS |
2.186 |
0,9% |
84 |
0,0% |
2502,4% |
33 |
AUDI A3 |
2.161 |
0,9% |
5.182 |
1,9% |
-58,3% |
34 |
KIA CEED |
2.139 |
0,9% |
1.365 |
0,5% |
56,7% |
35 |
SKODA FABIA |
2.126 |
0,9% |
3.847 |
1,4% |
-44,7% |
36 |
SKODA KAROQ |
2.056 |
0,9% |
2.564 |
1,0% |
-19,8% |
37 |
SEAT ARONA |
2.030 |
0,8% |
1.384 |
0,5% |
46,7% |
38 |
SKODA KAMIQ |
1.978 |
0,8% |
- |
- |
NOVO |
39 |
SKODA KODIAQ |
1.974 |
0,8% |
1.904 |
0,7% |
3,7% |
40 |
MERCEDES CLASSE B |
1.932 |
0,8% |
2.513 |
0,9% |
-23,1% |
41 |
MITSUBISHI MIRAGE |
1.855 |
0,8% |
2.002 |
0,7% |
-7,3% |
42 |
HYUNDAI I30 |
1.851 |
0,8% |
1.700 |
0,6% |
8,9% |
43 |
VW UP |
1.848 |
0,8% |
2.300 |
0,9% |
-19,7% |
44 |
BMW X1 |
1.797 |
0,7% |
2.018 |
0,8% |
-11,0% |
45 |
HYUNDAI KONA |
1.781 |
0,7% |
1.799 |
0,7% |
-1,0% |
46 |
BMW SÉRIE 2 |
1.755 |
0,7% |
2.207 |
0,8% |
-20,5% |
47 |
SEAT IBIZA |
1.746 |
0,7% |
1.219 |
0,5% |
43,2% |
48 |
HYUNDAI I20 |
1.682 |
0,7% |
1.700 |
0,6% |
-1,1% |
49 |
MERCEDES CLASSE V |
1.639 |
0,7% |
1.419 |
0,5% |
15,5% |
50 |
FORD KUGA |
1.623 |
0,7% |
2.827 |
1,1% |
-42,6% |
POS. |
MARCA |
FEV.20 |
% MERCADO 2020 |
FEV.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 |
VW |
44.405 |
18,5% |
49.965 |
18,6% |
-11,1% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
23.577 |
9,8% |
24.380 |
9,1% |
-3,3% |
3 |
AUDI |
19.172 |
8,0% |
24.050 |
8,9% |
-20,3% |
4 |
BMW |
17.613 |
7,3% |
17.825 |
6,6% |
-1,2% |
5 |
FORD |
17.330 |
7,2% |
21.264 |
7,9% |
-18,5% |
6 |
SKODA |
14.870 |
6,2% |
16.758 |
6,2% |
-11,3% |
7 |
OPEL |
14.031 |
5,8% |
17.677 |
6,6% |
-20,6% |
8 |
SEAT |
11.225 |
4,7% |
9.100 |
3,4% |
23,4% |
9 |
RENAULT |
9.420 |
3,9% |
9.635 |
3,6% |
-2,2% |
10 |
HYUNDAI |
8.534 |
3,6% |
9.242 |
3,4% |
-7,7% |
11 |
FIAT |
6.328 |
2,6% |
5.594 |
2,1% |
13,1% |
12 |
TOYOTA |
5.950 |
2,5% |
6.483 |
2,4% |
-8,2% |
13 |
KIA |
5.617 |
2,3% |
5.215 |
1,9% |
7,7% |
14 |
CITROËN |
4.409 |
1,8% |
4.587 |
1,7% |
-3,9% |
15 |
PEUGEOT |
4.339 |
1,8% |
5.581 |
2,1% |
-22,3% |
16 |
VOLVO |
4.301 |
1,8% |
3.431 |
1,3% |
25,4% |
17 |
MITSUBISHI |
4.247 |
1,8% |
4.213 |
1,6% |
0,8% |
18 |
DACIA |
3.708 |
1,5% |
5.849 |
2,2% |
-36,6% |
19 |
MAZDA |
3.515 |
1,5% |
5.397 |
2,0% |
-34,9% |
20 |
NISSAN |
3.330 |
1,4% |
2.897 |
1,1% |
14,9% |
|
TOTAL |
239.943 |
100,0% |
268.897 |
100,0% |
-10,8% |
|
ACUMULADO |
486.243 |
100,0% |
534.569 |
100,0% |
-9,0% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro