Com o lançamento da nova geração do 208 previsto para este ano, a Peugeot começa a trabalhar em outras novidades para o nosso mercado. Além da picape Landtrek, uma das novas atrações da marca será o novo Peugeot 2008 2021, baseado no compacto e que abandonou o visual de "perua altinha" do modelo atual. O crossover compacto inclusive já teve o seu registro de desenho industrial feito pela marca, como mostra o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O lançamento acontecerá somente em 2021, e ele será produzido na Argentina.
As imagens do INPI mostram o novo Peugeot 2008 2021 nas versões básica e topo de linha. A diferença pode ser notada pelos equipamentos e acabamento externo. Por exemplo, o modelo mais caro tem faróis em LED, usando também esta tecnologia na iluminação diurna na vertical, imitando as presas de um leão. Tem faróis de neblina, grade pintada de preto, rodas de liga leve, teto preto com rack e algumas peças cromadas. Já a versão básica utiliza rodas bem menores (mas ainda de liga leve), faróis com lâmpadas halogenas e possui uma proteção plástica no lugar do DRL em LED. A grade também é mais simples, além de ter um teto na cor da carroceria e sem rack.
Além de não ter mais o visual de perua, o novo 2008 é consideravelmente maior do que seu antecessor, com 4,30 metros de comprimento (14 centímetros mais), enquanto o entre-eixos cresceu para 2,60 m. Além de ter mais espaço interno, o porta-malas oferece uma capacidade consideravelmente maior, com 434 litros, contra os 355 litros do modelo anterior.
Não há fotos de registro do interior, mas ele segue o estilo do novo 208, com uma evolução do conceito i-Cockpit da marca. Manteve a central multimídia “flutuante” e os botões que imitam teclas de piano para o controle do ar-condicionado. A alavanca de câmbio é a mesma do 3008, assim como todo o console central. Um dos destaques do novo 2008 é a adoção de um painel de instrumentos totalmente digital com efeito 3D.
Na Europa, o 2008 é oferecido com o motor 1.2 turbo de três cilindros, nas versões de 100, 130 e 155 cv, além da 1.5 diesel de 100 ou 130 cv. Em todos os casos a transmissão pode ser a manual de 6 marchas ou automática de 8 posições. Assim como foi com o 208, o crossover ganhou uma versão totalmente elétrica, o e-2008, que tem um motor de 136 cv e entrega uma autonomia de 310 km.
As primeiras informações dizem que o Grupo PSA teria escolhido produzir a nova geração do 2008 na fábrica em El Palomar, como revelou o site Argentina Autoblog. Será o segundo modelo na região a usar a plataforma CMP, após a chegada do novo 208, previsto para este ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Teste Peugeot 2008 GT 2025: justiça seja feita