Coronavírus: VW e Ford anunciam paralisação de fábricas no Brasil
Em ambas as marcas, atividades serão suspensas a partir do dia 23
Depois da General Motors, que suspenderá todas as atividades fabris a partir do dia 30, mais duas grandes montadoras instaladas no Brasil anunciam interrupção da produção em decorrência do avanço do novo coronavírus. Em nota, Volkswagen e Ford disseram que a partir da próxima segunda-feira (23) todas as fábricas serão paralisadas pelo período de pelo menos duas a três semanas.
No primeiro caso, a determinação valerá até o dia 30. Durante esse tempo, os funcionários da área administrativa serão orientados a trabalhar de casa, enquanto os empregados da linha de produção terão folgas administradas por banco de horas. A partir do dia 31, todos estarão em férias coletivas por duas semanas. "A medida visa preservar a saúde dos empregados e familiares em decorrência do avanço da COVID-19", disse a marca.
Galeria: Ford - Camaçari comemora 3 milhões de carros produzidos
No caso da Ford, a suspensão valerá até o dia 13 de abril. "A maior prioridade da Ford é sempre a segurança e o bem-estar de nossos funcionários e parceiros. Essa ação adicional ajudará a reduzir o risco de disseminação do covid-19, ao mesmo tempo em que potencializa a saúde dos nossos negócios durante esse período desafiador para toda a economia", afirmou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.
A VW mantém atualmente quatro fábricas em operação no Brasil: São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP). Emprega mais de 15 mil funcionários. Por sua vez, a Ford tem operações fabris em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e também Horizonte (CE), onde fábrica o jipão T4 da marca Troller.
Fonte: Volkswagen e Ford
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Everest é lançado na Argentina com motor de 300 cv do Mustang
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025