Tem dia que logo pela manhã você acorda agitado. Da mesma forma, tem dia que você sabe que será tudo mais tranquilo. Quando eu estou ao volante, gosto de ter o carro na mesma sintonia. O novo Porsche Macan GTS é assim: oferece um equilíbrio que te atende em cada necessidade. Mais potente, traz detalhes visuais exclusivo e novos itens entregam um pacote completo para quem busca um SUV compacto de luxo que consegue agradar praticamente todos os perfis.
Versão intermediária, o novo Macan GTS chega ao mercado brasileiro posicionado entre a versão de entrada S e a Turbo. A começar pelo estilo, que chega com o pacote Sport Design de série que adiciona revestimentos na dianteira e na traseira pintados em preto, como as saias laterais, aerofólio, friso do difusor e as ponteiras das duas saídas duplas de escapamento. Os faróis em LED e as lanternas traseiras são escurecidos. As rodas RS Spyder de 20 polegadas tem acabamento em preto acetinado brilhante, enquanto as pinças de freio são vermelhas.
Sempre considerei a Porsche uma referência. Isso fica mais evidente quando você entra na cabine. Embora ainda tenha o painel com mostradores analógicos e vários botões no console, o acabamento é excelente com arremates bem feitos em todos os pontos. Em qualquer lugar que se toca há materiais de alta qualidade. Os bancos agora possuem revestimento em Alcantara nas faixas centrais dos bancos, no apoio do braço do console central e nos painéis das portas. O volante também pode ser revestido com Alcantara. Os bancos são ajustáveis em oito posições e ganham apoios laterais mais firmes para te ajudar a ficar bem postado durante as curvas, digamos, mais animadas.
O Macan GTS já era um SUV muito bem acertado. Agora junto com o visual reestilizado, também ficou mais potente. Seu motor é o mesmo V6 de 2,9 litros, mas com um novo sistema de sobrealimentação biturbo, passa a entregar 380 cv, ou seja, 20 cv a mais em relação ao modelo anterior. O torque também foi elevado em 20 Nm, passando a totalizar 520 Nm (53 kfgm), disponíveis entre 1.750 até 5.000 rpm. Some a isso o chassi, que rebaixa a carroceria em 15 milímetros, com o novo ajuste da regulagem eletrônica dos amortecedores Porsche Active Suspension Management (PASM). Quem quiser, ainda pode pedir a suspensão pneumática adaptativa, item opcional, que permite mais 10 milímetros de rebaixamento.
Como falei no texto, gosto de carro que consiga ter a mesma sintonia que o meu humor (ou necessidade) no dia. Nosso contato com o novo Macan GTS foi em Portugal, na bela região de Cascais com diversas estradas sinuosas. Me acomodo e consigo regular com precisão banco e volante, ambos elétricos, para encontrar a melhor posição para dirigir. Giro a chave e agradável ronco já nos deixa animado. Partindo do Autódromo do Estoril, inicio o teste no trânsito urbano. De cara se mostra um carro bem prático e no tamanho ideal para cidade, com respostas ágeis do acelerador.
Ao chegar em trechos mais sinuosos, mudei o modo de condução para Sport e o ronco do escapamento ficou mais grave. As respostas ainda mais rápidas são reflexo da transmissão de dupla embreagem PDK com sete marchas, que também também recebeu modificações. No modo Sport+, cada pisada no acelerador é um convite para diversão. Neste momento, é necessário lembrar que estamos em vias públicas e não dá para ultrapassar os limites, mas dá para sentir o potencial. Na linha 2020, o Macan GTS acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos com o pacote Sport Chrono opcional, exatos três décimos mais rápido do que o anterior.
A velocidade máxima é atingida aos 261 km/h. Ao acelerar mais forte, o SUV ganha velocidade com vigor e faz curvas como um bom hatch. Mesmo com a posição mais elevada de guiar, a sensação de controle de potência e dirigibilidade é a mesma de um carro menor.
Até mesmo quando você precisa se conter, está bem amparado pelo sistema de freio de ferro fundido de grandes dimensões (360 x 36 milímetros na dianteira, 330 x 22 milímetros na traseira). Há ainda a possibilidade de equipar o Macan GTS com o Porsche Surface Coated Brake (PSCB) com revestimento de carboneto de tungstênio ou o freio de cerâmica Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), ambos opcionais.
O que mais me chamou a atenção ao volante do Macan GTS é a versatilidade. Não estou falando de um SUV no qual você vai encarar trilhas com muita lama, mas estou falando do que a maioria procura num carro deste tipo hoje em dia: equilíbrio. Quando você quer diversão com uma condução mais esportiva, você têm. Visual com apelo ainda mais esportivo, também. E até mesmo para os dias que você está de “boa”, terá um belo SUV com muito conforto à disposição.
Antes de mais nada, estamos falando de um Porsche. Seu preço no Brasil é de R$ 495 mil. É um SUV com acabamento de excelente qualidade, embora os vários botões no console denotem a idade do projeto. Ainda assim entrega tudo que você espera em termos de tecnologia, conectividade, conforto e desempenho. Traz a evolução do motor V6 biturbo com 20 cv a mais que o modelo anterior também 20 Nm de torque. Visual exclusivo, faróis em LED, acabamento em Alcantara e aço escovado, suspensão recalibrada e 15 mm mais baixa, aviso e assistência de troca de faixa, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, camera de marcha a ré, camera 360 graus, além da central multimídia evoluída com tela de 10,9 polegadas e resolução Full HD com conectividade do Apple CarPlay sem fio além de informações de trânsito em tempo real são itens de série.
Há também o pacote Sport Chrono que adiciona ajuste ainda mais esportivo entre a suspensão, motor e transmissão. Inclui um cronômetro com display analógico e digital, assim como funções Sport Chrono na central multimídia para visualização, armazenamento e avaliação de tempos de volta. Outra novidade é o seletor de modos com botão SPORT Response no volante, que veio do 918 Spyder com os quatro modos de direção: Normal, Sport, Sport Plus e Individual. Porsche Torque Vectoring Plus, sistema de freios de cerâmica e discos maiores com o Porsche Surface Coated Brake com 390 mm de diâmetro na dianteira também são opcionais.
No fim das contas, vale a pena? Para quem busca um modelo que entrega conforto e praticidade para uso no dia a dia, sem nenhum tipo de concessão, além de ter nas mãos um carro com pegada realmente esportiva é uma excelente opção. No meu caso, é um modelo que se adapta a qualquer tipo de humor, uso e momento. Em resumo, o Macan GTS entrega um equilíbrio perfeito.
Por: Fábio Trindade, de Cascais - Portugal
Viagem a convite da Porsche Brasil
MOTOR | dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 2.997 cc, 24 válvulas, biturbo, injeção direta, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE |
380 cv a 6.000 rpm; 53 kgfm de 1.750 a 5.000 rpm |
TRANSMISSÃO | automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, tração integral |
SUSPENSÃO | independente de braços sobrepostos na dianteira e traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio aro 20" com pneus 265/45 R20 na dianteira e 295/40 R20 na traseira |
FREIOS | discos ventilados nas quatro rodas, com ABS e ESP |
PESO | 1.910 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.692 mm, largura 1.926 mm, altura 1.609 mm, entre-eixos 2.807 mm |
CAPACIDADES | tanque 65 litros, porta-malas 500 litros |
PREÇOS | R$ 495.000 |
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