Depois da nova Strada, prevista para abril, a Fiat prepara mais um lançamento importante. Antonio Filosa, presidente da FCA para América Latina, confirmou que o primeiro de dois SUVs chegará ao mercado até junho de 2021 e será baseado no hatch Argo. E foi com uma unidade camuflada deste modelos que nos deparamos na região de São Bernardo do Campo (SP).
Como o próprio Filosa disse na coletiva, este SUV ficará posicionado abaixo do Jeep Renegade tanto em preço quanto em porte. Pessoalmente, ele é um pouco maior que o Argo, principalmente na altura do solo. Parece um rival para o Volkswagen Nivus, crossover menor que o T-Cross a ser lançado em maio. Aliás, os dois modelos devem brigar em um novo segmento abaixo dos SUVs compactos, principalmente em preço e porte.
Como um projeto derivado do Argo, ele traz componentes do hatch, como os retrovisores externos, motor, câmbio e até mesmo a folha das portas. Por baixo da camuflagem ainda pesada, lanternas e faróis parecem peças mais próximas das definitivas, sem LEDs. Se você estava esperando o SUV cupê da Fiat, ele será lançado após este, entre o fim de 2021 e o começo de 2022, com base na picape Toro.
O SUV do Argo deverá ser um dos primeiros modelos da FCA a carregar a nova família de motores turbo da empresa, produzidos em Betim (MG). Com porte menor, deverá empregar o 1.0 turbo de 3 cilindros com o (também novo) câmbio CVT, enquanto o 1.3 turbo ficará para os modelos maiores, como o SUV cupê e o Jeep Compass, além da picape Toro. O 1.3 aspirado também deve estar neste futuro SUV do Argo, como versão de entrada.
Esta mula avistada em São Bernardo tem as mesmas características da unidade vista em testes na Europa. Repare que até a posição do limpador de para-brisas é a mesma do Argo, indicando que o vidro e as peças são bem semelhantes às do hatch. O Argo tem 3.998 mm de comprimento, enquanto o Renegade chega a 4.232 mm. Se seguir o esperado para o VW Nivus, o SUV da Fiat terá algo próximo dos 4,10 m de comprimento.
O preço inicial deverá ficar na faixa dos R$ 65 mil, atingindo cerca de R$ 80 mil no modelo de topo, ainda abaixo do Jeep Renegade. A produção deverá acontecer em Betim (MG), ao lado do próprio Argo e da Strada, que também deve ceder alguns itens para o modelo.
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