Uma apresentação interna dos planos da Toyota acabou vazando nos Estados Unidos e revelando grande parte dos lançamentos que a marca prepara para os próximos anos. Entre uma nova geração para o esportivo GT86, desenvolvido em conjunto com a Subaru, e um crossover feito a partir do Corolla, escapuliu também a informação de que as picapes Hilux e Tacoma podem ter seu projeto unificado na próxima geração, que inclusive já está em desenvolvimento.
Isso faria total sentido do ponto de vista de custos e comunização de componentes, uma vez que a Tacoma é um modelo específico para a América do Norte - enquanto a Hilux é vendida na América do Sul, Ásia, África e Oceania. A data prevista para renovação da dupla também aproxima os projetos: 2023, como linha 2024. Já sabemos que a Toyota trabalha para que a Hilux tenha uma versão híbrida (com motores a gasolina e elétrico) nesta próxima linhagem, o que também viria a calhar para a Tacoma. Nos EUA, a marca japonesa trabalha numa versão V6 híbrida para a grandalhona Tundra, que em 2021 chega também totalmente renovada, inaugurando a plataforma TNGA-F. Nada mais normal que a Tacoma siga esses passos.
Antes da nova geração, Hilux terá mais uma reestilização e uma versão com motor V6 a gasolina
Antes da mudança radical, em 2023, a Hilux vai ganhar mais uma mudança visual - e isso deve acontecer ainda neste ano. O modelo já foi flagrado em testes com a carroceria coberta por adesivos, junto com o SUV SW4. As mudanças mais sensíveis, porém, deverão se concentrar na dianteira, mais precisamente em grade, para-choque e faróis. Além do visual rejuvenescido, a Hilux vai estrear no Brasil a versão esportiva GR Sport com motor 4.0 V6 a gasolina, de 234 cv, esta ainda no primeiro semestre. Fora isso, não deverá haver mudanças nos demais motores: 2.7 flex de 163 cv e 25 kgfm (versões 4x2 e 4x4) e 2.8 turbodiesel de 177 cv 42,8 kgfm (esta sempre 4x4).
Outros modelos vendidos em nosso mercado que já têm mudanças previstas são o SUV híbrido RAV4, que será reestilizado para a linha 2022, e o sedã grande Camry, que terá um leve redesenho na linha 2021. Já entre os modelos da Lexus, estão previstas uma nova geração do NX no fim de 2021 e uma reestilização para o UX na linha 2022.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional