Picapes em janeiro: Fiat Toro cresce mais de 30%
Compacta Strada não diminui ritmo mesmo com nova geração próxima do lançamento. Montana não vendia tão pouco desde 2003.
Contrapondo a retração geral do mercado brasileiro em janeiro, as vendas de picapes superaram as 25,6 mil unidades e começaram 2020 com uma alta global de 10,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. As líderes de cada segmento tiveram forte impacto neste resultado positivo.
No ano em que finalmente mudará para a nova geração, a Fiat Strada encerrou janeiro com 5.419 emplacamentos (+13,1%), quase 2,2 mil unidades a mais do que a rival VW Saveiro (3.255). Para a veterana Montana, no entanto, más notícias: as 264 unidades representaram o pior resultado para a Chevrolet desde setembro de 2003 (75), quando suas primeiras unidades começaram a ser registradas.
Entre os modelos maiores, a Toro conquistou a preferência de 5.300 consumidores, 31,5% acima de 2019, e se aproximou de 1/3 de participação de mercado. É a primeira vez que a Fiat começa um ano acima dos 5 mil emplacamentos. Terceira em dezembro, a Toyota Hilux (3.311) subiu para a vice-liderança com boa margem sobre a rival mais próxima.
A distância sobre a Chevrolet S10 (2.403), no entanto, foi menor do que há um ano. Mesmo sendo a única do top 5 a perder espaço em relação a 2019 (-5,6%), a VW Amarok (1.351) encurtou para menos de 300 unidades nas últimas semanas a sua desvantagem em relação à Ford Ranger (1.637). Após um período de baixa, a Renault Duster Oroch (1.093) se estabilizou – este foi o 5º mês em sequência acima dos mil emplacamentos.
Ainda bem longe dos números das líderes, a Nissan Frontier (673) ao menos superou o resultado da Mitsubishi L200 (622), esta última sem vender tão pouco desde fevereiro de 2016 (612). Destaque para a Ram 2500 (285), pelo 2º mês seguido próxima dos 300 emplacamentos.
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/20 |
DEZ/19 |
JAN/19 |
% JAN 20 |
% DEZ 19 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
FIAT STRADA |
5419 |
6276 |
4790 |
60,59% |
61,57% |
-13,66% |
13,13% |
2º |
VW SAVEIRO |
3255 |
3358 |
2849 |
36,39% |
32,94% |
-3,07% |
14,25% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
264 |
560 |
896 |
2,95% |
5,49% |
-52,86% |
-70,54% |
4º |
EFFA K01 |
6 |
0 |
8 |
0,07% |
0,00% |
- |
-25,00% |
|
|
8944 |
10194 |
8543 |
100,00% |
100,00% |
-12,26% |
4,69% |
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/20 |
DEZ/19 |
JAN/19 |
% JAN 20 |
% DEZ 19 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
FIAT TORO |
5300 |
6493 |
4030 |
31,73% |
30,67% |
-18,37% |
31,51% |
2º |
TOYOTA HILUX |
3311 |
3650 |
3257 |
19,83% |
17,24% |
-9,29% |
1,66% |
3º |
CHEVROLET S10 |
2403 |
3693 |
2183 |
14,39% |
17,44% |
-34,93% |
10,08% |
4º |
FORD RANGER |
1637 |
2327 |
1531 |
9,80% |
10,99% |
-29,65% |
6,92% |
5º |
VW AMAROK |
1351 |
1694 |
1431 |
8,09% |
8,00% |
-20,25% |
-5,59% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1093 |
1363 |
1028 |
6,54% |
6,44% |
-19,81% |
6,32% |
7º |
NISSAN FRONTIER |
673 |
703 |
403 |
4,03% |
3,32% |
-4,27% |
67,00% |
8º |
MITSUBISHI L200 |
622 |
927 |
805 |
3,72% |
4,38% |
-32,90% |
-22,73% |
9º |
RAM 2500 |
285 |
298 |
71 |
1,71% |
1,41% |
-4,36% |
301,41% |
10º |
EFFA V21 |
19 |
16 |
2 |
0,11% |
0,08% |
18,75% |
850,00% |
11º |
EFFA V22 |
7 |
9 |
1 |
0,04% |
0,04% |
-22,22% |
600,00% |
|
|
16701 |
21173 |
14742 |
100,00% |
100,00% |
-21,12% |
13,29% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte