Pelo sexto ano consecutivo, as vendas de veículos novos registraram crescimento no mercado francês. As 2.214.179 unidades comercializadas em 2019 representaram uma alta de 1,9% em relação a 2018. Este foi o melhor desempenho anual desde 2011.
Entre as montadoras, o trio local não deixou o pódio. Aproveitando-se da queda da Peugeot (379.582, -2,6%), a Renault (407.134) abriu vantagem no topo da tabela. Com a maior evolução no top 10 (+9,9%), a Citroën (235.110) registrou um incremento de mais de 20 mil unidades nos últimos doze meses. A Dacia (138.977), que em 2018 havia sido a quarta, viu a Volkswagen (149.105) retomar a posição.
Única premium na parte de cima, a Mercedes (70.214) registrou seu recorde e se aproximou muito da Fiat (71.666), dona da maior retração entre as dez primeiras. O destaque negativo foi japonês: 11ª no ano anterior, a Nissan (42.313) perdeu 29% dos compradores e caiu para o 14º lugar.
O ano de 2019 foi histórico para a Peugeot: com nova geração lançada apenas em outubro, o 208 anterior (87.285) aproveitou-se de maior tempo no mercado para assumir a liderança entre os modelos pela 1ª vez, mesmo em queda de quase 15%. Em seu melhor posicionamento desde 2013, de acordo com o Best Selling Cars Blog, o Citroën C3 (80.757) foi o vice.
Preferido dos franceses entre 2011 e 2018, o Clio (80.079) caiu para terceiro – a nova geração do Renault, lançada em maio, encerrou em 9º, com 51.428 unidades, e promete brigar com força pelo topo em 2020. Terceiro no último ranking, o Peugeot 3008 (72.940) perdeu uma posição e viu cair bastante sua vantagem sobre o Dacia Sandero (69.343).
Renault Captur (64.050, 6º), Peugeot 2008 (59.128, 7º), Peugeot 308 (56.435, 8º) e Renault Twingo (50.724, 10º), todos em queda, repetiram as mesmas colocações de 2018. 14º, o Toyota Yaris (41.789) tomou do VW Polo (38.941) uma liderança entre os modelos estrangeiros que já durava nove anos (2010 a 2018). Comercializado no Brasil, o elétrico Renault Zoe (18.817) completou três anos seguidos em 30º
POS. |
MODELO |
2019 |
% MERCADO 2019 |
2018 |
% MERCADO 2018 |
% VAR. 2019/2018 |
POS. 2018 |
1º |
PEUGEOT 208 |
87.285 |
3,9% |
102.395 |
4,7% |
-14,8% |
2º |
2º |
CITROËN C3 III |
80.757 |
3,6% |
77.937 |
3,6% |
3,6% |
4º |
3º |
RENAULT CLIO IV |
80.079 |
3,6% |
123.658 |
5,7% |
-35,2% |
1º |
4º |
PEUGEOT 3008 |
72.940 |
3,3% |
84.834 |
3,9% |
-14,0% |
3º |
5º |
DACIA SANDERO |
69.343 |
3,1% |
70.077 |
3,2% |
-1,0% |
5º |
6º |
RENAULT CAPTUR |
64.050 |
2,9% |
67.396 |
3,1% |
-5,0% |
6º |
7º |
PEUGEOT 2008 I |
59.128 |
2,7% |
66.284 |
3,0% |
-10,8% |
7º |
8º |
PEUGEOT 308 II |
56.435 |
2,5% |
63.218 |
2,9% |
-10,7% |
8º |
9º |
RENAULT CLIO V |
51.428 |
2,3% |
- |
- |
NOVO |
- |
10º |
RENAULT TWINGO III |
50.724 |
2,3% |
46.372 |
2,1% |
9,4% |
10º |
11º |
DACIA DUSTER |
48.957 |
2,2% |
46.931 |
2,2% |
4,3% |
9º |
12º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
46.946 |
2,1% |
43.799 |
2,0% |
7,2% |
12º |
13º |
RENAULT MÉGANE IV |
44.212 |
2,0% |
45.434 |
2,1% |
-2,7% |
11º |
14º |
TOYOTA YARIS |
41.789 |
1,9% |
36.588 |
1,7% |
14,2% |
14º |
15º |
VW POLO |
38.941 |
1,8% |
36.952 |
1,7% |
5,4% |
13º |
16º |
CITROËN C5 AIRCROSS |
34.698 |
1,6% |
- |
- |
NOVO |
- |
17º |
RENAULT KADJAR |
28.982 |
1,3% |
27.176 |
1,3% |
6,6% |
16º |
18º |
PEUGEOT 5008 II |
28.669 |
1,3% |
31.125 |
1,4% |
-7,9% |
15º |
19º |
OPEL CORSA |
27.698 |
1,3% |
26.689 |
1,2% |
3,8% |
18º |
20º |
FORD FIESTA |
24.082 |
1,1% |
25.887 |
1,2% |
-7,0% |
19º |
21º |
VW GOLF |
22.395 |
1,0% |
26.736 |
1,2% |
-16,2% |
17º |
22º |
VW T-ROC |
22.325 |
1,0% |
16.905 |
0,8% |
32,1% |
- |
23º |
FIAT 500 |
21.955 |
1,0% |
25.441 |
1,2% |
-13,7% |
20º |
24º |
VW TIGUAN |
21.799 |
1,0% |
21.539 |
1,0% |
1,2% |
23º |
25º |
PEUGEOT 108 |
21.588 |
1,0% |
20.822 |
1,0% |
3,7% |
24º |
26º |
CITROËN C4 CACTUS |
20.905 |
0,9% |
20.159 |
0,9% |
3,7% |
26º |
27º |
RENAULT SCÉNIC IV |
20.306 |
0,9% |
23.426 |
1,1% |
-13,3% |
22º |
28º |
NISSAN QASHQAI |
20.053 |
0,9% |
23.720 |
1,1% |
-15,5% |
21º |
29º |
MERCEDES CLASSE A |
20.051 |
0,9% |
15.514 |
0,7% |
29,2% |
- |
30º |
RENAULT ZOE |
18.817 |
0,8% |
17.038 |
0,8% |
10,4% |
30º |
POS. |
MARCA |
2019 |
% MERCADO 2019 |
2018 |
% MERCADO 2018 |
% VAR. 2019/2018 |
POS. 2018 |
1º |
RENAULT |
407.134 |
18,4% |
406.222 |
18,7% |
0,2% |
1º |
2º |
PEUGEOT |
379.582 |
17,1% |
389.518 |
17,9% |
-2,6% |
2º |
3º |
CITROËN |
235.110 |
10,6% |
213.844 |
9,8% |
9,9% |
3º |
4º |
VOLKSWAGEN |
149.105 |
6,7% |
140.313 |
6,5% |
6,3% |
5º |
5º |
DACIA |
138.977 |
6,3% |
140.326 |
6,5% |
-1,0% |
4º |
6º |
TOYOTA |
101.730 |
4,6% |
97.286 |
4,5% |
4,6% |
6º |
7º |
FORD |
78.838 |
3,6% |
82.633 |
3,8% |
-4,6% |
7º |
8º |
FIAT |
71.666 |
3,2% |
78.226 |
3,6% |
-8,4% |
8º |
9º |
MERCEDES-BENZ |
70.214 |
3,2% |
65.808 |
3,0% |
6,7% |
10º |
10º |
OPEL |
66.901 |
3,0% |
71.619 |
3,3% |
-6,6% |
9º |
11º |
BMW |
58.751 |
2,7% |
57.537 |
2,6% |
2,1% |
12º |
12º |
AUDI |
57.533 |
2,6% |
51.582 |
2,4% |
11,5% |
13º |
13º |
KIA |
45.056 |
2,0% |
42.313 |
1,9% |
6,5% |
14º |
14º |
NISSAN |
42.313 |
1,9% |
59.606 |
2,7% |
-29,0% |
11º |
15º |
HYUNDAI |
39.970 |
1,8% |
35.542 |
1,6% |
12,5% |
15º |
16º |
SEAT |
37.148 |
1,7% |
31.219 |
1,4% |
19,0% |
17º |
17º |
SKODA |
36.498 |
1,6% |
31.423 |
1,4% |
16,2% |
16º |
18º |
SUZUKI |
30.758 |
1,4% |
27.241 |
1,3% |
12,9% |
19º |
19º |
MINI |
27.158 |
1,2% |
27.378 |
1,3% |
-0,8% |
18º |
20º |
DS |
26.845 |
1,2% |
24.004 |
1,1% |
11,8% |
20º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
2.214.279 |
100,0% |
2.173.481 |
100,0% |
1,9% |
... |
Fontes: CCFA / Best Selling Cars
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)