Pelo 2º ano seguido, as vendas de sedãs premium no país encerraram em baixa. As 14.343 unidades de médios e grandes emplacadas em 2019 foram 1,4% inferiores às de 2018. O grande responsável pela retração foi o modelo que comandou as ações nos últimos anos.
Preferido na faixa de entrada entre 2015 e 2018 e nº 1 geral no mercado premium brasileiro no ano passado, o Mercedes Classe C perdeu quase 30% de seus compradores e mais de 10 pontos percentuais de participação de mercado. Quem assumiu o trono deixado pelo modelo de Stturgart foi o novo BMW Série 3. A diferença entre os dois, no entanto, foi pequena: apenas 135 unidades.
Recuperando-se do fraco resultado do ano anterior, o Audi A3 Sedan (2.701) mais uma vez completou o pódio. Modelo que deve brigar pelas primeiras posições ao longo de 2020, o novo Mercedes Classe A conquistou 899 consumidores e superou o Audi A5 (673), que não vendia tanto desde 2015.
Para o A4, no entanto, o ano foi para esquecer. Além de não conseguir acompanhar nem de perto seus principais adversários, o carro-chefe da Audi no mercado alemão ficou fora do top 5 ao emplacar 552 unidades, quase 47% a menos em relação a 2018. A queda só não foi maior do que a registrada pelo Mercedes CLA (517, -63%), que só ganhou nova geração no final do ano.
Também com nova geração nas lojas, o Volvo S60 iniciou a tentativa de mudança de patamar. Destaque negativo no ano anterior, quando ficou na lanterna, o representante sueco encerrou 2019 com 373 emplacamentos, mais do que o dobro do Jaguar XE (164), que até então não conseguiu se mostrar competitivo o suficiente para encarar os rivais alemães.
Entre os modelos maiores, o Série 5 não deu chances aos adversários. Nº 1 pelo 3º ano consecutivo, o BMW emplacou mais do que o dobro do 2º colocado, especialmente por conta do reforço da versão híbrida 530E. Embora com leve retração no período (-2,6%), o Porsche Panamera assumiu a vice-liderança.
A Mercedes viveu momentos antagônicos no ano passado. Ao mesmo tempo em que viu o Classe E (165), líder até 2016, recuar mais de 40% e ficar sob ameaça do Lexus ES (141), também presenciou o CLS, agora em nova geração, saltar de parcas 6 unidades para 67 carros. O Classe S (18), topo de linha da marca, perdeu quase metade dos consumidores de 2018 e caiu de quinto para décimo.
Modelo mais luxuoso da Volvo, o S90 (59) ficou à frente do Audi A6 (37) e do BMW Série 7 (34), que dobrou o número de emplacamentos nos últimos 12 meses. O novo Audi A7, com 23 unidades, entrou no top 10. Dividindo a 11ª posição, os representantes da Jaguar, XF e XJ, emplacaram apenas 7 unidades. Único sul-coreano do ranking, o Hyundai Genesis registrou as mesmas 2 unidades do Maserati Ghibli, que em 2018 havia emplacado mais do que o dobro.
Sedãs Médios Premium |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
3700 |
28,15% |
3268 |
24,12% |
13,22% |
2º |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
3565 |
27,12% |
5041 |
37,20% |
-29,28% |
1º |
3º |
AUDI A3 SEDAN |
2701 |
20,55% |
1991 |
14,69% |
35,66% |
3º |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
899 |
6,84% |
0 |
0,00% |
- |
- |
5º |
AUDI A5 |
673 |
5,12% |
500 |
3,69% |
34,60% |
6º |
6º |
AUDI A4 |
552 |
4,20% |
1041 |
7,68% |
-46,97% |
5º |
7º |
MERCEDES-BENZ CLA |
517 |
3,93% |
1399 |
10,32% |
-63,05% |
4º |
8º |
VOLVO S60 |
373 |
2,84% |
68 |
0,50% |
448,53% |
8º |
9º |
JAGUAR XE |
164 |
1,25% |
243 |
1,79% |
-32,51% |
7º |
|
|
13144 |
100,00% |
13551 |
100,00% |
-3,00% |
|
Sedãs Grandes Premium |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
448 |
37,36% |
307 |
30,85% |
45,93% |
1º |
2º |
PORSCHE PANAMERA |
186 |
15,51% |
191 |
19,20% |
-2,62% |
3º |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
165 |
13,76% |
287 |
28,84% |
-42,51% |
2º |
4º |
LEXUS ES |
141 |
11,76% |
32 |
3,22% |
340,63% |
6º |
5º |
MERCEDES-BENZ CLS |
67 |
5,59% |
6 |
0,60% |
1016,67% |
12º |
6º |
VOLVO S90 |
59 |
4,92% |
24 |
2,41% |
145,83% |
7º |
7º |
AUDI A6 |
37 |
3,09% |
41 |
4,12% |
-9,76% |
4º |
8º |
BMW SÉRIE 7 |
34 |
2,84% |
17 |
1,71% |
100,00% |
9º |
9º |
AUDI A7 |
23 |
1,92% |
13 |
1,31% |
76,92% |
11º |
10º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
18 |
1,50% |
35 |
3,52% |
-48,57% |
5º |
11º |
JAGUAR XF |
7 |
0,58% |
16 |
1,61% |
-56,25% |
10º |
12º |
JAGUAR XJ |
7 |
0,58% |
18 |
1,81% |
-61,11% |
8º |
13º |
HYUNDAI GENESIS |
2 |
0,17% |
0 |
0,00% |
- |
- |
14º |
MASERATI GHIBLI |
2 |
0,17% |
5 |
0,50% |
-60,00% |
13º |
15º |
BMW SÉRIE 6 |
1 |
0,08% |
0 |
0,00% |
- |
- |
16º |
MASERATI QUATTROPORTE |
1 |
0,08% |
3 |
0,30% |
-66,67% |
14º |
17º |
VOLVO S80 |
1 |
0,08% |
0 |
0,00% |
#DIV/0! |
- |
|
|
1199 |
100,00% |
995 |
100,00% |
20,50% |
|
EM DEZEMBRO
Fechando quatro meses seguidos no topo, o BMW Série 3 (517) encerrou 2019 em alta de quase 65% e com mais de 150 unidades de vantagem sobre o vice-líder Mercedes Classe C (351). A marca da estrela ao menos comemorou a presença do Mercedes Classe A (212) no pódio.
Embora próximo do Classe A, o Audi A3 Sedan (200) perdeu fôlego. O destaque, pelo 2º mês consecutivo, ficou por conta do recorde de vendas do Volvo S60 (144), o quinto colocado. O Audi A5, com 113 unidades, não vendia tanto há exatos dois anos. Já o Audi A4, sétimo, emplacou praticamente 1/10 do líder Série 3.
Batido pelo Panamera em novembro, o BMW Série 5 (44) retomou a liderança na faixa superior. O Porsche, com 23 unidades, foi o segundo, mas com números quase 18% inferiores aos de 2018. Surpresa de dezembro, o BMW Série 7 (17) emplacou em um único mês exatamente o total do ano anterior e deixou o Mercedes Classe E (12) em quarto.
Sexto no acumulado, o Volvo S90 (7) foi o quinto no último ranking, deixando para trás o Lexus ES e o Mercedes CLS, empatados com 6 unidades, os Audi A6 (5) e A7 (3) e o lanterna Maserati Ghibli (1).
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
517 |
494 |
314 |
32,11% |
36,62% |
4,66% |
64,65% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
351 |
271 |
388 |
21,80% |
20,09% |
29,52% |
-9,54% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
212 |
72 |
0 |
13,17% |
5,34% |
194,44% |
- |
4º |
AUDI A3 SEDAN |
200 |
245 |
240 |
12,42% |
18,16% |
-18,37% |
-16,67% |
5º |
VOLVO S60 |
144 |
114 |
0 |
8,94% |
8,45% |
26,32% |
- |
6º |
AUDI A5 |
113 |
53 |
33 |
7,02% |
3,93% |
113,21% |
242,42% |
7º |
AUDI A4 |
53 |
49 |
96 |
3,29% |
3,63% |
8,16% |
-44,79% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLA |
14 |
38 |
23 |
0,87% |
2,82% |
-63,16% |
-39,13% |
9º |
JAGUAR XE |
6 |
13 |
15 |
0,37% |
0,96% |
-53,85% |
-60,00% |
|
|
1610 |
1349 |
1109 |
100,00% |
100,00% |
19,35% |
45,18% |
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
44 |
35 |
31 |
36,36% |
23,49% |
25,71% |
41,94% |
2º |
PORSCHE PANAMERA |
23 |
70 |
28 |
19,01% |
46,98% |
-67,14% |
-17,86% |
3º |
BMW SÉRIE 7 |
14 |
7 |
1 |
11,57% |
4,70% |
100,00% |
1300,00% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
12 |
12 |
17 |
9,92% |
8,05% |
0,00% |
-29,41% |
5º |
VOLVO S90 |
7 |
3 |
6 |
5,79% |
2,01% |
133,33% |
16,67% |
6º |
LEXUS ES |
6 |
8 |
1 |
4,96% |
5,37% |
-25,00% |
500,00% |
7º |
MERCEDES-BENZ CLS |
6 |
4 |
0 |
4,96% |
2,68% |
50,00% |
- |
8º |
AUDI A6 |
5 |
3 |
5 |
4,13% |
2,01% |
66,67% |
0,00% |
9º |
AUDI A7 |
3 |
6 |
2 |
2,48% |
4,03% |
-50,00% |
50,00% |
10º |
MASERATI GHIBLI |
1 |
1 |
1 |
0,83% |
0,67% |
0,00% |
0,00% |
|
|
121 |
149 |
92 |
100,00% |
100,00% |
-18,79% |
31,52% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira