Com quase 19% do total das vendas de automóveis no Brasil em 2019 (2.261.967), o segmento de sedãs compactos encerrou o ano passado com quase 430 mil unidades emplacadas, um crescimento superior a 10% em relação a 2018 e com 7 dos 8 primeiros colocados registrando avanço no período.
Mesmo em seu último ano de mercado (foi mantido apenas na versão 1.0 como Joy Plus), o Chevrolet Prisma (73.721) aumentou suas vendas em quase 3% e completou 5 anos seguidos no topo da tabela com seu melhor desempenho anual desde as 88.373 unidades de 2014. Lançado naquele mesmo ano, o Ford Ka Sedan (51.260) terminou 2019 na vice-liderança, com crescimento superior a 30% nos últimos 12 meses - sem jamais ter vendido tanto.
Segundo colocado no final de 2018, o VW Virtus (46.876) caiu para terceiro, mas aumentou sua participação de mercado para quase 11%. Com nova geração lançada no 2º semestre, o Hyundai HB20S (34.893) cresceu praticamente 9% e retomou a quarta posição perdida há 12 meses. O resultado, no entanto, ficou longe das mais de 50 mil unidades registradas nos anos de 2014 e 2015.
Fechando o top 5, o veterano VW Voyage (32.055) foi o único entre os oito primeiros a recuar (-1,9%). Com isso, o Toyota Yaris Sedan (29.759) – em seu primeiro ano completo de loja – se aproximou. Recém-renovado, o Logan (27.003) cresceu mais de 20% e teve seu melhor ano desde 2015 (31.129). Estreante em setembro, o Chevrolet Onix Plus por pouco não destronou o Renault e, desde já, é a maior aposta para liderar o segmento ao longo de 2020.
O Fiat Cronos (24.080), sexto em 2018, caiu três posições e só não foi pior por conta das promoções realizadas pela marca nos últimos meses. Também em baixa, o Nissan Versa (21.779) perdeu mais de 1/5 dos compradores – a nova geração do modelo, que chega neste ano, pode revigorar o fôlego do mexicano.
Para um carro que já chegou a liderar as vendas e emplacar mais de 100 mil unidades em 2014, os 16.188 emplacamentos registrados pelo Fiat Grand Siena decepcionaram – vale ressaltar, no entanto, que naquele ano a marca italiana ainda vendia a geração anterior em conjunto com o atual modelo. À espera da nova geração, o City (14.578) se manteve como 12º colocado. Mas não foi o Honda o destaque negativo de 2019.
Separados por aproximadamente 200 unidades, Toyota Etios Sedan (13.305) e Chevrolet Cobalt (13.103) perderam, cada um, mais de 1/3 dos compradores do ano anterior – no caso do GM, o futuro não parece duradouro, embora a marca não confirme oficialmente sua aposentadoria. Novidade da Caoa Chery, o Arrizo 5 continua um ilustre desconhecido da maioria dos consumidores: foram apenas 2.404 unidades emplacadas em seu primeiro ano completo.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
CHEVROLET PRISMA |
73721 |
17,23% |
71735 |
18,50% |
2,77% |
1º |
2º |
FORD KA SEDAN |
51260 |
11,98% |
39027 |
10,07% |
31,34% |
3º |
3º |
VW VIRTUS |
46876 |
10,95% |
41634 |
10,74% |
12,59% |
2º |
4º |
HYUNDAI HB20S |
34893 |
8,15% |
32155 |
8,29% |
8,52% |
5º |
5º |
VW VOYAGE |
32055 |
7,49% |
32683 |
8,43% |
-1,92% |
4º |
6º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
29759 |
6,95% |
13674 |
3,53% |
117,63% |
13º |
7º |
RENAULT LOGAN |
27003 |
6,31% |
22471 |
5,80% |
20,17% |
8º |
8º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
26852 |
6,28% |
0 |
0,00% |
- |
- |
9º |
FIAT CRONOS |
24080 |
5,63% |
29307 |
7,56% |
-17,84% |
6º |
10º |
NISSAN VERSA |
21779 |
5,09% |
27993 |
7,22% |
-22,20% |
7º |
11º |
FIAT GRAND SIENA |
16188 |
3,78% |
17470 |
4,51% |
-7,34% |
11º |
12º |
HONDA CITY |
14578 |
3,41% |
14900 |
3,84% |
-2,16% |
12º |
13º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
13305 |
3,11% |
21207 |
5,47% |
-37,26% |
10º |
14º |
CHEVROLET COBALT |
13103 |
3,06% |
21488 |
5,54% |
-39,02% |
9º |
15º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
2404 |
0,56% |
93 |
0,02% |
2484,95% |
16º |
16º |
FORD NEW FIESTA SEDAN |
42 |
0,01% |
1564 |
0,40% |
-97,31% |
14º |
17º |
LIFAN LF530 |
8 |
0,00% |
338 |
0,09% |
-97,63% |
15º |
18º |
JAC J3 TURIN |
2 |
0,00% |
3 |
0,00% |
-33,33% |
18º |
|
|
427908 |
100,00% |
387742 |
100,00% |
10,36% |
|
EM DEZEMBRO
Líder pelo 3º mês seguido e próximo das 10 mil unidades, o Chevrolet Onix Plus (9.989) vendeu mais do que o dobro do Ford Ka Sedan (4.518), mesmo este tendo crescido quase 27% frente a 2018 – foi o sétimo mês seguido do Ford na segunda posição. Com 4.069 unidades, o VW Virtus completou o pódio novamente.
Mas desta vez foi apertado, já que o VW Voyage (3.878), que não vendia tanto desde outubro do ano anterior (4.256), avançou quase 45%. Em seu melhor momento com a nova geração, o Hyundai HB20S (3.423) ficou em quinto. Mais do que dobrando os números de 2018, o Renault Logan (3.120) veio em sexto.
Reforçado pelas promoções da marca, o Fiat Cronos (3.085) não tinha resultado tão positivo desde agosto do ano anterior (4.026). Apenas 40 unidades atrás, o Toyota Yaris Sedan (3.045) recuou. Apesar de perder quase 19% dos compradores, o Nissan Versa (2.241) ultrapassou a casa das 2 mil unidades pela 1ª vez desde abril.
Líder no ano, o aposentado Chevrolet Prisma (1.304) ficou atrás do Toyota Etios Sedan (1.417). Últimos a venderem pelo menos mil unidades, Fiat Grand Siena (1.203) e Honda City (1.087) vieram em seguida. Destaque negativo, o Chevrolet Cobalt (786) teve seu pior resultado desde dezembro de 2011, quando oficialmente começou a ser comercializado.
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
9989 |
8089 |
0 |
23,04% |
20,61% |
23,49% |
- |
2º |
FORD KA SEDAN |
4518 |
5159 |
3560 |
10,42% |
13,14% |
-12,42% |
26,91% |
3º |
VW VIRTUS |
4069 |
4200 |
4241 |
9,39% |
10,70% |
-3,12% |
-4,06% |
4º |
VW VOYAGE |
3878 |
2189 |
2677 |
8,94% |
5,58% |
77,16% |
44,86% |
5º |
HYUNDAI HB20S |
3423 |
2596 |
2717 |
7,90% |
6,61% |
31,86% |
25,98% |
6º |
RENAULT LOGAN |
3120 |
3227 |
1435 |
7,20% |
8,22% |
-3,32% |
117,42% |
7º |
FIAT CRONOS |
3085 |
2196 |
2649 |
7,12% |
5,59% |
40,48% |
16,46% |
8º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
3045 |
2586 |
3128 |
7,02% |
6,59% |
17,75% |
-2,65% |
9º |
NISSAN VERSA |
2241 |
1721 |
2759 |
5,17% |
4,38% |
30,21% |
-18,77% |
10º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1417 |
1480 |
1048 |
3,27% |
3,77% |
-4,26% |
35,21% |
11º |
CHEVROLET PRISMA |
1304 |
2744 |
6742 |
3,01% |
6,99% |
-52,48% |
-80,66% |
12º |
FIAT GRAND SIENA |
1203 |
1056 |
1704 |
2,77% |
2,69% |
13,92% |
-29,40% |
13º |
HONDA CITY |
1087 |
914 |
1515 |
2,51% |
2,33% |
18,93% |
-28,25% |
14º |
CHEVROLET COBALT |
786 |
898 |
2477 |
1,81% |
2,29% |
-12,47% |
-68,27% |
15º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
189 |
202 |
66 |
0,44% |
0,51% |
-6,44% |
186,36% |
16º |
FORD NEW FIESTA SEDAN |
2 |
0 |
8 |
0,00% |
0,00% |
- |
-75,00% |
|
|
43356 |
39257 |
36726 |
100,00% |
100,00% |
10,44% |
18,05% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela