Presidente da Abeifa diz que Lifan se desfiliou da entidade
Associação revela que marca não faz mais parte do quadro de associados
Durante a coletiva mensal da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), o presidente da entidade, José Luiz Gandini, declarou que a Lifan não faz mais parte do quadro de associados. A informação foi confirmada pelo próprio Gandini ao nosso parceiro Renato Maia, do canal Falando de Carro.
"A empresa está parada. Não tenho detalhes e já vi muita gente de lá procurando emprego", disse Gandini. Não conseguimos o contato com a Lifan para uma posição oficial da marca sobre este assunto, mas a empresa chinesa está "escondida" em nosso mercado há algum tempo. Durante o Salão do Automóvel de 2018, ela chegou a prometer novos lançamentos no país, mas passou 2019 inteiro sem qualquer informação, novidade ou novos lotes dos carros que estavam nas lojas, como os X60, X80, 530 e Foison.
Galeria: Lifan X80 2018
Outro fato é que a fábrica do Uruguai está paralisada desde março do ano passado. Ao lado da JAC Motors e da Chery, a Lifan apostou em carros "completos" a preços acessíveis, mas logo os chineses foram prejudicados pela alta do Dólar. Enquanto a Chery teve a operação comprada pela Caoa, a JAC Motors hoje aposta em SUVs e modelos elétricos, mas com baixos volumes.
O último lançamento da Lifan no Brasil foi o X80, um SUV grande com motor 1.5 turbo, em junho de 2018. Desde então, não houve sequer qualquer alteração de preços nas poucas concessionárias da marca pelo país.
Atualização 18h06: um representante da Lifan entrou em contato com Motor1.com Brasil e afirmou que a marca chinesa permanece com as operações no país.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia