O segmento mais importante do mercado brasileiro encerrou 2019 com números positivos. Os 1.041.473 hatches compactos novos emplacados, pouco mais de 39% do total registrado no período (2.658.927), representaram um crescimento aproximado de 5% na comparação com 2018 – a alta, no entanto, foi inferior à média de todas as categorias (+7,65%).
Na faixa de entrada, o destaque foi o Kwid. Mantendo a liderança já conquistada no ano passado, o Renault foi o preferido por 85.117 consumidores, com 26,4% de alta, e ampliou sua participação para mais de 55%. Com crescimento menos expressivo (+8%), o Fiat Mobi (53.444) repetiu uma confortável segunda posição.
Perdendo mais de 1/3 de suas vendas do ano anterior, o VW up! (13.460) teve o seu pior resultado desde 2014, ano em que chegou a emplacar quase 60 mil unidades. Com aposentadoria confirmada no final de 2019, o Chery QQ emplacou apenas 1.382 unidades, média mensal pouco superior a 110 unidades. Kia Picanto (2), Fiat 500 (1) e Geely (1) completaram a lista.
Entre os modelos maiores, o Onix “nadou de braçada”. Com 241.214 unidades, 14,6% a mais do que em 2018, o modelo atingiu o seu novo recorde anual - para recordar, em seu primeiro ano como líder (2015) o Onix havia emplacado 125.931 unidades. Historicamente, apenas o Gol encerrou um período com mais unidades emplacadas – entre 2007 e 2013, o VW registrou entre 243.137 unidades (2007) a 303.051 unidades (2009).
O diferencial do Onix é que, ao contrário do Gol, ele foi o único a conseguir vender mais do que a soma de seus dois adversários mais próximos. Lançado no Brasil em 1997, o Ford Ka fechou o ano com 104.331 unidades, seu novo recorde, e pela 1ª vez foi o 2º modelo mais vendido no país. Único entre os seis primeiros a perder espaço, mesmo com nova geração nas concessionárias, o Hyundai HB20 (101.590) foi o terceiro.
Voltando a falar do Gol (81.285), o modelo repetiu a 4ª posição de 2018, mas desta vez sob forte ameaça do Fiat Argo (79.001), que impediu a presença do VW Polo (72.057) no top 5 pelo 2º ano seguido. A reestilização do Sandero (50.303) não impediu que o representante da Renault tivesse seu pior ano desde 2009. Ainda com fôlego, o VW Fox (38.487) repetiu a oitava posição.
Em seu primeiro ano completo, o Toyota Yaris Hatch (37.686) superou por boa margem o Honda Fit (24.457) para assegurar o nono lugar. Após um 2018 crítico, quando teve seu resultado mais fraco desde 2002, o Fiat Uno (19.928) cresceu mais de 30% e superou o Toyota Etios Hatch (18.963), este em baixa de quase 32%. Da 13ª posição em diante, nenhum modelo oficialmente à venda registrou avanço.
O Nissan March, à espera de uma nova geração, emplacou menos de 7 mil unidades (6.897) – com queda um pouco menor, o Peugeot 208 (5.608) veio em seguida. O consolo para a marca francesa é que 2020 pode significar uma mudança de patamar com a chegada do 208 de nova geração. Pior de todas foi a situação do C3: atrás até mesmo do Ford Fiesta (3.330), descontinuado, o Citroën emplacou apenas 2.857 unidades, uma média mensal inferior a 240 carros.
Hatches Compactos I |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
RENAULT KWID |
85117 |
55,48% |
67320 |
47,85% |
26,44% |
1º |
2º |
FIAT MOBI |
53444 |
34,84% |
49491 |
35,18% |
7,99% |
2º |
3º |
VW UP! |
13460 |
8,77% |
20563 |
14,62% |
-34,54% |
3º |
4º |
CHERY QQ |
1382 |
0,90% |
3176 |
2,26% |
-56,49% |
4º |
5º |
CHEVROLET CELTA |
10 |
0,01% |
6 |
0,00% |
66,67% |
7º |
6º |
KIA PICANTO |
2 |
0,00% |
115 |
0,08% |
-98,26% |
5º |
7º |
FIAT 500 |
1 |
0,00% |
10 |
0,01% |
-90,00% |
6º |
8º |
GEELY GC2 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
8º |
|
|
153417 |
100,00% |
140682 |
100,00% |
9,05% |
|
Hatches Compactos II |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
241214 |
27,16% |
210458 |
24,74% |
14,61% |
1º |
2º |
FORD KA |
104331 |
11,75% |
103286 |
12,14% |
1,01% |
3º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
101590 |
11,44% |
105506 |
12,40% |
-3,71% |
2º |
4º |
VW GOL |
81285 |
9,15% |
77612 |
9,13% |
4,73% |
4º |
5º |
FIAT ARGO |
79001 |
8,90% |
63011 |
7,41% |
25,38% |
6º |
6º |
VW POLO |
72057 |
8,11% |
69584 |
8,18% |
3,55% |
5º |
7º |
RENAULT SANDERO |
50303 |
5,66% |
52401 |
6,16% |
-4,00% |
7º |
8º |
VW FOX / CROSSFOX |
38487 |
4,33% |
39262 |
4,62% |
-1,97% |
8º |
9º |
TOYOTA YARIS |
37686 |
4,24% |
18584 |
2,19% |
102,79% |
11º |
10º |
HONDA FIT |
24457 |
2,75% |
27359 |
3,22% |
-10,61% |
10º |
11º |
FIAT UNO |
19928 |
2,24% |
15151 |
1,78% |
31,53% |
12º |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
18963 |
2,14% |
27847 |
3,27% |
-31,90% |
9º |
13º |
NISSAN MARCH |
6897 |
0,78% |
11947 |
1,40% |
-42,27% |
14º |
14º |
PEUGEOT 208 |
5608 |
0,63% |
7092 |
0,83% |
-20,92% |
15º |
15º |
FORD FIESTA |
3330 |
0,37% |
14505 |
1,71% |
-77,04% |
13º |
16º |
CITROËN C3 |
2857 |
0,32% |
6378 |
0,75% |
-55,21% |
16º |
17º |
FIAT PALIO |
40 |
0,00% |
391 |
0,05% |
-89,77% |
17º |
18º |
CHEVROLET AGILE |
10 |
0,00% |
3 |
0,00% |
233,33% |
20º |
19º |
FIAT PUNTO |
8 |
0,00% |
23 |
0,00% |
-65,22% |
19º |
20º |
JAC J3 |
2 |
0,00% |
1 |
0,00% |
100,00% |
21º |
21º |
CHERY CELER |
1 |
0,00% |
124 |
0,01% |
-99,19% |
18º |
22º |
SUZUKI SWIFT |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
22º |
|
|
888056 |
100,00% |
850526 |
100,00% |
4,41% |
|
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
RENAULT KWID |
8174 |
6009 |
7653 |
60,06% |
54,38% |
36,03% |
6,81% |
2º |
FIAT MOBI |
4228 |
3775 |
3332 |
31,07% |
34,16% |
12,00% |
26,89% |
3º |
VW UP! |
1197 |
1254 |
1965 |
8,80% |
11,35% |
-4,55% |
-39,08% |
4º |
CHERY QQ |
10 |
12 |
243 |
0,07% |
0,11% |
-16,67% |
-95,88% |
|
|
13609 |
11050 |
13193 |
100,00% |
100,00% |
23,16% |
3,15% |
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
21442 |
19186 |
19642 |
27,06% |
25,75% |
11,76% |
9,16% |
2º |
FORD KA |
8922 |
8968 |
8534 |
11,26% |
12,03% |
-0,51% |
4,55% |
3º |
FIAT ARGO |
8036 |
8270 |
4035 |
10,14% |
11,10% |
-2,83% |
99,16% |
4º |
VW GOL |
7870 |
6573 |
7272 |
9,93% |
8,82% |
19,73% |
8,22% |
5º |
HYUNDAI HB20 |
7679 |
8050 |
8995 |
9,69% |
10,80% |
-4,61% |
-14,63% |
6º |
VW POLO |
6331 |
7168 |
6030 |
7,99% |
9,62% |
-11,68% |
4,99% |
7º |
RENAULT SANDERO |
5608 |
4388 |
3446 |
7,08% |
5,89% |
27,80% |
62,74% |
8º |
TOYOTA YARIS |
3898 |
3347 |
2810 |
4,92% |
4,49% |
16,46% |
38,72% |
9º |
VW FOX / CROSSFOX |
3425 |
2650 |
3470 |
4,32% |
3,56% |
29,25% |
-1,30% |
10º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
2182 |
1566 |
1449 |
2,75% |
2,10% |
39,34% |
50,59% |
11º |
HONDA FIT |
1530 |
1552 |
2332 |
1,93% |
2,08% |
-1,42% |
-34,39% |
12º |
FIAT UNO |
1283 |
1552 |
1523 |
1,62% |
2,08% |
-17,33% |
-15,76% |
13º |
NISSAN MARCH |
621 |
538 |
817 |
0,78% |
0,72% |
15,43% |
-23,99% |
14º |
PEUGEOT 208 |
281 |
532 |
468 |
0,35% |
0,71% |
-47,18% |
-39,96% |
15º |
CITROËN C3 |
107 |
109 |
451 |
0,14% |
0,15% |
-1,83% |
-76,27% |
16º |
FORD FIESTA |
25 |
72 |
759 |
0,03% |
0,10% |
-65,28% |
-96,71% |
17º |
FIAT PALIO |
5 |
2 |
3 |
0,01% |
0,00% |
150,00% |
66,67% |
|
Total: |
79245 |
74523 |
72036 |
100,00% |
100,00% |
6,34% |
10,01% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos