TOGG é primeira fabricante de carros da Turquia; e ela quer ser global
Serão cinco modelos com a mesma plataforma, começando com um SUV médio
A Turquia pode se gabar de ter algo que o Brasil não tem: uma fabricante automotiva 100% nacional. A Türkiye’nin Otomobili Girişim Grubu (TOGG) foi criada para transformar a indústria do país e com planos de ser uma marca global, apresentado dois conceitos em um evento realizado nesta sexta-feira (27). A marca começará as operações com um SUV médio e um sedã, ambos totalmente elétricos, e o Motor1.com estava lá para conferir a apresentação.
O lançamento da TOGG será com um SUV médio, previsto para 2022 e que nasceu como um veículo totalmente elétrico. A fabricante promete que será um carro inteligente com um entre-eixos longo, interior espaçoso, baixo custo de manutenção e a melhor aceleração para o seu segmento.
Todo o carro foi feito pelos engenheiros e designers da TOGG, usando propriedades intelectuais da empresa, ao invés de fazer um acordo com outra fabricante para usar sua tecnologia. Os artistas criaram o visual dos carros em parceria com a Pininfarina, usando como base o gosto dos consumidores turcos, mas sem esquecer que é uma empresa que quer conquistar clientes em outros países.
Além de ser feito para o mercado turco, o design também foi inspirado pela cultura do país. A tulipa, que tem raízes fortes na cultura da Anatólia, foi a inspiração. Os designers fizeram uma interpretação da tulipa na grade frontal e nas rodas, para dar uma assinatura diferente para o carro além de destacar a conexão com a herança cultura da Turquia.
A central multimídia com tela larga enfatiza as tecnologias do carro. Combinado ao painel de instrumentos digital, as telas ajudam a deixar o veículo com um visual futurista. O console central foi um dos pontos mais importantes no desenvolvimento. Ele lembra o cockpit de um avião e, além de ter o freio de estacionamento eletrônico e a alavanca de câmbio, ele também serve como apoio de braço enquanto o motorista mexe na central multimídia.
Um dos pontos que foram levados em conta na hora de desenhar o carro é que fosse o mais minimalista possível quanto a ter botões, reduzindo ao máximo a quantidade de controles físicos. A maioria das funções podem ser acessadas pelas telas e com a ajuda de comandos por voz.
Os clientes terão duas opções de baterias para o carro, a primeira com uma autonomia de aproximadamente 300 km, enquanto a segunda chega a 500 km. Isso permitirá que os compradores escolham o modelo de acordo com sua necessidade e sem pagar mais por isso. Na hora de recarregar, a TOGG promete que é possível alcançar 80% de carga em menos de 30 minutos e ainda terá 8 anos de garantia.
Também terá duas opções de motorização. A mais básica tem apenas uma unidade elétrica posicionada no eixo traseiro (e com tração traseira), oferecendo 200 cv, enquanto a variante mais cara adiciona um motor no eixo dianteiro, com uma potência combinada de 400 cv nas quatro rodas. O sistema de tração integral foi desenvolvido para ajudar nas condições climáticas mais rigorosas.
Promete ter um bom desempenho durante uma tocada esportiva. A TOGG diz que o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos na versão de 200 cv, reduzindo este tempo para 4,8 segundos na variante de 400 cv. Ainda recebeu suspensão independente do tipo MacPherson na frente, enquanto a traseira é multilink.
O crossover ainda terá controle de cruzeiro adaptativo, capaz de seguir o trânsito. A empresa espera que sirva de base para o desenvolvimento de um sistema autônomo para os futuros carros da TOGG, através de atualizações feitas online.
Embora tenha planos de ser uma marca global, a TOGG não deu nenhum cronograma de quando começará a vender seus carros fora da Turquia. Como o SUV, ainda sem nome, será lançado somente em 2022 no país, os carros da empresa só devem aparecer em outros países na Europa por volta de 2025.
Galeria: Yerli Otomobil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault alcança 4 milhões de veículos produzidos no Paraná
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Citroën C3 e Aircross ganham garantia de 8 anos, mas só na Europa
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Fiat Toro 2025 perde potência e vai aos 176 cv com o 1.3 turbo
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Omoda & Jaecoo inaugura sede e abre vagas em SP