Um novo SUV compacto da Renault está confirmado para o segundo semestre de 2020. A afirmação foi feita por Venkatram Mamillapalle, CEO da Renault Índia em entrevista ao site Indian Times. A novidade será o principal foco de trabalho da montadora francesa após o lançamento do facelift do Kwid.
"O lançamento acontecerá no segundo semestre do próximo ano", disse Mamillapalle. Com projeto chamado de Renault HBC, o novo SUV será produzido sob a plataforma CMF-A+, a mesma da engenhosa minivan Triber, que mesmo derivada do Kwid, tem capacidade para transportar até sete passageiros.
Para atender as regulamentações de emissões de poluentes indianas, o novo SUV compacto da Renault já nascerá equipado com o novo motor 1.0 de três cilindros turbo a gasolina, o mesmo que equipa as novas gerações do Nissan March o Renault Clio europeus. Este propulsor deve ser associado a uma transmissão manual de 5 velocidades nas versões de entrada e com o automático do tipo CVT nas configurações superiores.
Demais especificações técnicas, como dimensões e entre-eixos, não foram revelados. A imprensa indiana especula que a comprimento máximo deve ficar em 3,99 m, beneficiando assim da faixa de preço mais barata para aquele país. Para se ter uma ideia do quão compacto deve ser o novo SUV da Renault, caso se confirme os 3,99 m de comprimento, ele seria exatos 31 cm maior que o Kwid.
Em relação ao visual, a expectativa é de que mantenha o porte pequeno, mas com estilo mais robusto de um SUV. A dianteira deve ditar o padrão mais agressivo com conjunto óptico divido em dois níveis, rodas de liga leve com aro de 16 polegadas, rack no teto e as tradicionais molduras plásticas nas caixas de roda.
No Brasil, poderia ocupar posição semelhante ao do Renault Sandero Stepway. Neste cenário, a gama da Renault poderia contar com o Kwid como seu carro de entrada (e chamado de SUV dos compactos), na sequência o novo SUV do projeto HBC com 3,99, depois o Duster com 4,33 e por fim o Renault Captur.
Se você acha que esta seria uma opção de baixo custo, o novo Renault não é o limite. Na Índia também é esperada uma versão sob a marca Datsun, ainda mais simples, mas isso só depois do lançamento da Renault.
Fonte: Indian Autos Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados
Electric Days: GM vê Brasil com potencial para exportar até aos EUA
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas
Suzuki fez um sedã de R$ 45 mil que tira nota máxima em segurança
História automotiva: uma viagem no tempo com o Renault 4 original