Num mês em que as vendas de SUVs intermediários foram inferiores às registradas em novembro de 2018, o Compass manteve a trajetória de alta, ainda que discreta (+3,8%), e encerrou o período com 5.200 emplacamentos, número suficiente para assegurar ao Jeep quase 57% de tudo o que foi registrado na categoria.
Com vendas quase cinco vezes menores, o VW Tiguan (1.045) se manteve em segundo, completando oito meses consecutivos acima das mil unidades. Fechando o pódio pela quinta vez seguida, o Hyundai ix35 (506) viu desaparecerem quase ¼ dos compradores do ano passado. Com o mesmo quarto lugar de outubro, o Toyota RAV4 (403) teve alta de 40% em um ano.
Quinto no último ranking, o Kia Sportage (311) foi superado pelo Equinox (359), em melhor momento desde agosto – o lançamento de versões equipadas com motor 1.5 pode incrementar as vendas do Chevrolet nos próximos meses, a conferir. Mais uma vez superado pelo Mitsubishi ASX (283), o Caoa Chery Tiggo 7 (228) segue sem corresponder às expectativas comerciais da marca.
Quem segue sem ritmo para acompanhar os rivais é o Tucson. Atrás do Mitsubishi Eclipse Cross (212) e do Peugeot 3008 (182), o Hyundai foi o preferido por 150 consumidores. Embora praticamente dobrando os números de outubro, o resultado é quase 70% pior do que o do ano passado.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
NOV/19 |
OUT/19 |
NOV/18 |
% NOV 19 |
% OUT 19 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
JEEP COMPASS |
5200 |
5727 |
5008 |
56,75% |
56,64% |
-9,20% |
3,83% |
2º |
VW TIGUAN |
1045 |
1088 |
985 |
11,40% |
10,76% |
-3,95% |
6,09% |
3º |
HYUNDAI IX35 |
506 |
595 |
671 |
5,52% |
5,88% |
-14,96% |
-24,59% |
4º |
TOYOTA RAV4 |
403 |
473 |
288 |
4,40% |
4,68% |
-14,80% |
39,93% |
5º |
CHEVROLET EQUINOX |
359 |
260 |
512 |
3,92% |
2,57% |
38,08% |
-29,88% |
6º |
KIA SPORTAGE |
311 |
472 |
388 |
3,39% |
4,67% |
-34,11% |
-19,85% |
7º |
MITSUBISHI ASX |
283 |
323 |
441 |
3,09% |
3,19% |
-12,38% |
-35,83% |
8º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
228 |
314 |
0 |
2,49% |
3,11% |
-27,39% |
- |
9º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
212 |
156 |
155 |
2,31% |
1,54% |
35,90% |
36,77% |
10º |
PEUGEOT 3008 |
182 |
213 |
168 |
1,99% |
2,11% |
-14,55% |
8,33% |
11º |
HYUNDAI TUCSON |
150 |
76 |
457 |
1,64% |
0,75% |
97,37% |
-67,18% |
12º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
148 |
169 |
188 |
1,62% |
1,67% |
-12,43% |
-21,28% |
13º |
HONDA CR-V |
64 |
77 |
70 |
0,70% |
0,76% |
-16,88% |
-8,57% |
14º |
DODGE JOURNEY |
21 |
93 |
14 |
0,23% |
0,92% |
-77,42% |
50,00% |
15º |
PEUGEOT 5008 |
21 |
30 |
51 |
0,23% |
0,30% |
-30,00% |
-58,82% |
16º |
SUBARU XV |
17 |
27 |
42 |
0,19% |
0,27% |
-37,04% |
-59,52% |
17º |
SUBARU FORESTER |
8 |
16 |
21 |
0,09% |
0,16% |
-50,00% |
-61,90% |
18º |
SUBARU OUTBACK |
5 |
2 |
3 |
0,05% |
0,02% |
150,00% |
66,67% |
|
|
9163 |
10111 |
9462 |
100,00% |
100,00% |
-9,38% |
-3,16% |
Entre os modelos maiores, o Toyota SW4 repetiu as mesmas 1.117 unidades de novembro do ano passado. O resultado manteve o representante da marca japonesa com mais de 70% de participação de mercado. Após dois meses fora da segunda posição, o Chevrolet Trailblazer (244) retomou o posto mesmo em queda de mais de 20% nos últimos 12 meses.
Segundo colocado na última lista, o Mitsubishi Pajero (166) experimentou um incremento de quase 75% nas suas vendas de 2018. Da quarta colocação em diante nenhum modelo conseguiu superar as 20 unidades: Jeep Wrangler e Kia Sorento emplacaram as mesmas 19 unidades. Empatado na lanterna com o Lifan X80, o Kia Mohave registrou sua primeira unidade em 2019, mesmo já fora do catálogo da marca sul-coreana.
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
NOV/19 |
OUT/19 |
NOV/18 |
% NOV 19 |
% OUT 19 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
TOYOTA SW4 |
1117 |
1186 |
1117 |
70,25% |
71,40% |
-5,82% |
0,00% |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
244 |
183 |
306 |
15,35% |
11,02% |
33,33% |
-20,26% |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
166 |
217 |
95 |
10,44% |
13,06% |
-23,50% |
74,74% |
4º |
JEEP WRANGLER |
19 |
20 |
6 |
1,19% |
1,20% |
-5,00% |
216,67% |
5º |
KIA SORENTO |
19 |
33 |
47 |
1,19% |
1,99% |
-42,42% |
-59,57% |
6º |
HYUNDAI SANTA FE |
10 |
3 |
80 |
0,63% |
0,18% |
233,33% |
-87,50% |
7º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
7 |
6 |
13 |
0,44% |
0,36% |
16,67% |
-46,15% |
8º |
JAC T80 |
4 |
7 |
0 |
0,25% |
0,42% |
-42,86% |
- |
9º |
CHEVROLET SUBURBAN |
2 |
1 |
0 |
0,13% |
0,06% |
100,00% |
- |
10º |
KIA MOHAVE |
1 |
0 |
0 |
0,06% |
0,00% |
- |
- |
11º |
LIFAN X80 |
1 |
5 |
34 |
0,06% |
0,30% |
-80,00% |
-97,06% |
|
|
1590 |
1661 |
1698 |
100,00% |
100,00% |
-4,27% |
-6,36% |
Observação: Os números do Jeep Grand Cherokee também incluem os do Cherokee, já que a Fenabrave não realiza a segregação.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos