Ter que pagar anuidade por uma função que nenhuma outra fabricante cobra é frustrante, mas a BMW tomou jeito e anuncia que não irá mais cobrar pelo uso do Apple CarPlay. Até agora, os clientes tinham que pagar US$ 80 (R$ 335) por uma assinatura de 12 meses, ou US$ 300 (R$ 1.256) por 240 meses. Esta cobrança será eliminada de todos os modelos 2019 e 2020 da BMW, como revelou um porta-voz da empresa em entrevista ao Autoblog.
Quando as primeiras notícias apareceram, a BMW defendeu a decisão de cobrar assinatura para o uso da função dizendo que a central multimídia é mais complicada, pois o Apple CarPlay sem fio pede um hardware específico. Isso aumenta a complexidade e os custos de produção, então a fabricante alemã quis compensar a balança passando o custo para os clientes que querem conectar seus iPhones ao carro.
Enquanto é bom saber que a fabricante desistiu deste plano (que, segundo rumores, poderia ser usado em outros mercados), seria justo reembolsar quem já pagou por isso. Esta decisão não vale apenas nos EUA, pois a BMW já confirmou que fará o mesmo no Reino Unido e Austrália. A marca não disse se isso também vale para o Toyota Supra, que utiliza a multimídia da BMW e oferece quatro anos grátis de Apple CarPlay, mas o mais provável é que o cliente não seja cobrado após este período.
E quanto aos usuários de Android, deixados de lado pela BMW sem suporte ao Android Auto? Segundo uma reportagem do site australiano CarAdvice, a marca estuda começar a trabalhar também com o sistema da Google. Além da BMW, outras fabricantes premium como Porsche dizem que a maioria dos seus clientes são usuários do iOS, por isso acham que não compensa pagar pelos custos e pela licença de uso do Android. Vamos ver se isso mudará ou se não passa de um rumor.
Fonte: Autoblog, Car Advice
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Semana Motor1.com: nova Triton 2026, Hilux 2025, Tiguan nos EUA e mais
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente