Mal lançou a segunda geração do Onix hatch e a Chevrolet já prepara o lançamento do próximo membro da nova família de compactos da marca, o Tracker 2020. Desta vez desenvolvido a partir da plataforma GEM (Global Emerging Markets) e produzido no Brasil, o modelo foi flagrado praticamente sem disfarces pelos nossos parceiros do UOL Carros.
De acordo com Vitor Matsubara, repórter do UOL que fotografou o SUV, a unidade em testes aparenta ser da versão de entrada LT, pois não tinha pitura nas maçanetas ou retrovisores e estava equipado com rodas de liga aro 16" - as mais caras terão aros 17" e pintura de maçanetas e retrovisores na cor da carroceria.
A quase falta de disfarces (apenas os logotipos estavam cobertos com fita adesiva) indica que o lançamento está próximo. Nos bastidores, a informação é que a GM deve lançar o SUV no primeiro trimestre de 2020, com produção em São Caetano do Sul. Por usar a base dos novos Onix e Onix Plus, o Tracker vai trazer todas as tecnologias da dupla, mas irá além: terá versões com o inédito motor 1.2 turbo de 3 cilindros, da mesma família que o 1.0 turbo do hatch e sedã, que também será usado. Deverá manter a injeção no coletor como no 1.0 (que lá fora tem injeção direta) e deverá render algo em torno dos 140 cv.
Atualmente, o Tracker vem do México e é equipado exclusivamente com o motor 1.4 turbo de injeção direta e 150 cv, o mesmo do Cruze. O novo 1.2 será menos potente, mas promete melhor consumo e pode surpreender no desempenho, pois o SUV ficou bem mais leve nesta nova encarnação. O 1.0 turbo será ofertado com câmbio manual ou automático de 6 marchas (versões Turbo e LT), enquanto o 1.2 terá somente versões automáticas (LTZ e Premier).
Em termos de equipamentos, o novo Tracker vai herdar itens que vieram no Onix Plus, como alerta de ponto cego, assistente de estacionamento automático, partida por botão e multimídia My Link com tela de 7" e internet 4G a bordo. Mas também terá itens exclusivos, como faróis em LED e teto-solar panorâmico.
Com o novo Tracker produzido no Brasil, a expectativa da Chevrolet é aumentar sobremaneira a participação do modelo nas vendas do segmento, passando a ter condições de brigar pela liderança. Preços deverão começar abaixo dos R$ 80 mil.
Fotos: Vitor Matsubara/UOL Carros
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025