A Nissan do Brasil ainda não confirma nada sobre a vinda da nova geração do Sentra ao Brasil. Oficialmente, a marca diz que estuda a viabilidade do negócio devido ao dólar em alta e à queda do segmento dos sedãs médios como um todo. Mas, pelo sim, pelo não, já garantiu o registro das patentes do modelo em nosso mercado, como mostram as imagens abaixo:
Apresentado na semana passada durante o Salão de Los Angeles, o Sentra de 8ª geração nasce sobre a plataforma do Renault Mégane europeu (CMF-C/D) e deu uma ajustada nas medidas. Com 4,64 metros de comprimento e 2,71 m de entre-eixos, ele ganhou 1 cm nestas duas medições. Já a largura aumentou 5 cm, o que deu a ele ares de carro maior, enquanto a altura baixou outros 5 cm, reforçando o design com uma pitada mais esportiva. Suas linhas, no geral, lembram as do novo Versa, porém, numa escala acima.
Além do centro de gravidade mais baixo, o Sentra ficou mais refinado tecnicamente. Trocou, por exemplo, a suspensão traseira de eixo de torção por uma independente multibraços, enquanto a direção elétrica passou a ter pinhão duplo para melhorar a resposta de volante e os freios passam a ter discos ventilados nas quatro rodas a partir da versão intermediária SV. A Nissan ainda trabalhou no isolamento acústico para reduzir os ruídos.
Sob o capô, o antigo motor 1.8 usado na versão norte-americana deu lugar a um 2.0 de 151 cv, que possivelmente é uma versão melhorada do 2.0 flex de 140 cv usado por aqui. O câmbio permanece o automático CVT como única opção.
Como esperado, a evolução do Sentra foi acompanhada pelos itens de segurança, que agora contemplam frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, piloto automático adaptativo, assistente de farol alto e ainda frenagem automática para manobras em marcha a ré.
Por dentro, o novo Sentra manteve o quadro de instrumentos analógico, mas com uma tela central em TFT de 8" para o computador de bordo, enquanto a multimídia passou a ser do tipo flutuante, posicionada no alto do painel. A versão SR, com pegada mais jovem, vem com rodas aro 18" e faróis em LED com DRL.
Vendido hoje nas versões S, SV e SL, o Sentra atual tem preços entre R$ 87.990 e R$ 108.990. A boa notícia é que a produção da nova geração será mantida no México, o que permitirá ao modelo chegar a nosso mercado (caso a Nissan se decida pelo sim) sem pagar Imposto de Importação. Mas, no momento, a prioridade da marca é trazer a nova geração do Versa, este já com estreia local já programada para meados de 2020.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional