Depois do Onix Plus, agora a Chevrolet enfim lança oficialmente o novo Onix hatch. Carro mais vendido do país, chega com a segunda geração para conviver com a anterior, agora batizada de Joy, com diversas mudanças na estrutura, mecânica e pacote de equipamentos. Como o sedã, terá versões com motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, motores de três cilindros produzidos em Joinville (SC).
Em comparação com o Joy, o novo Onix é 23 cm maior, chegando aos 4,16 m de comprimento. Ao mesmo tempo, o entre-eixos ganhou 2,3 cm, para um total de 2,55 m. Tem 1,73 m de largura e 1,47 m de altura. Ao contrário do que estava no manual do proprietário do Onix Plus (que adiantou as medidas do hatch), o porta-malas está menor, com 275 litros. Seguindo a receita dos rivais VW Polo/Virtus, o Onix Plus tem entre-eixos maior que o do hatch, o que garante maior espaço interno no banco traseiro.
A motorização já não é mais segredo. O novo Chevrolet Onix usa o novo motor 1.0 aspirado, de três cilindros, com 78/82 cv e 9,7/10,6 kgfm de torque, com consumo pelo Inmetro de 9,9 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada, com etanol, enquanto com gasolina o rendimento passa para 13,9 km/litro e 16,7 km/litro, respectivamente. A GM diz que é o hatch mais econômico do país sem eletrificação, mas teremos que esperar o Inmetro liberar as tabelas dos modelos 2020 para conferir. Ele está ligado apenas ao câmbio manual de 6 marchas.
O 1.0 turbo também está no hatch. Ele rende 116 cv e 16,8 kgfm de torque com consumo de 11,9 km/litro na cidade e 15,1 km/litro na estrada com gasolina e 8,3/10,7 km/litro com etanol, na versão automática. Com câmbio manual, o rendimento passa para 9,4 km/litro na cidade e 11,2 km/litro na estrada quando abastecido com etanol, ou 13,5 km/litro e 16 km/litro quando abastecido com gasolina, respectivamente. Ambas as transmissões têm 6 marchas.
Na lista de equipamentos, destaque para os 6 airbags e ESP de série em todas as versões. Veja os preços e itens de série a seguir:
E a versão esportivada RS, que apareceu em fotos há algumas semanas? De acordo com a GM, esta variante ainda está em estudos, sem definição de quando (ou se) chegará às ruas. Ainda contará com três pacotes de acessórios: Adventure, Sport e Elegance, para personalizar o carro de outras formas.
Motor1.com participa do evento de lançamento do novo Chevrolet Onix em Porto Alegre (RS) e publicará as primeiras impressões ao dirigir oportunamente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Marcopolo lança o Nomade, motorhome diesel, automático e 4x4, por R$ 1,6 mi
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora