Faz tempo que a Kia do Brasil procura um SUV compacto para chamar de seu. Mas agora parece que esta espera chegou ao fim: eis o novo Seltos, versão Kia do Hyundai Creta, que foi apresentado em sua variante global durante o Salão de Los Angeles, na semana passada. Na China, ele substitui o KX3 mantendo este nome. E deve chegar por aqui em 2020.
Desenvolvido sobre a base do Creta, que por sua vez aproveita a plataforma do antigo Elantra, o Seltos tem basicamente o mesmo porte do irmão da Hyundai - o que é bom, em se tratando de um SUV compacto. Isso porque ele tem boa largura e espaço interno generoso, além de um porta-malas que figura entre os maiores do segmento (o Creta tem 431 litros). A disposição dos comandos é exatamente a mesma do Hyundai e o acabamento não foge à regra do irmão, com painel de plástico rígido. Mas o painel tem desenho mais interessante, assim como o volante e a multimídia, esta com tela flutuante de 10,25" e sistema de som da Bose (versão mais cara).
Alguns itens de conforto são os mesmos do Creta, como o ventilador do banco do motorista e o botão de partida, mas há exclusividades como o freio de estacionamento eletrônico e os modos de condução. Nos EUA, o Seltos será oferecido em versões de tração dianteira e integral 4WD.
Os motores e transmissões são conhecidos do grupo Hyundai/Kia e já ofertados inclusive em nosso mercado: 2.0 aspirado de 148 cv ligado ao câmbio automático de 6 marchas (do Creta e do Kia Cerato) e o 1.6 turbo de 177 cv com a caixa de 7 marchas e dupla embreagem do Tucson. O mais provável que venha para cá é o 2.0, por conta de preço e de já ter uma versão flex desenvolvida localmente (que chega a 166 cv com etanol).
O que ainda falta definir é o local de produção para nosso mercado. Isso porque, a princípio, o Seltos será feito na própria Coreia do Sul e na Índia, mas a planta de Nuevo Léon, no México, é candidata a também fabricar o modelo para abastecer o mercado norte-americano. Neste caso, o Brasil sairia beneficiado pela isenção do Imposto de Importação e poderia receber o Seltos com valores mais competitivos. De todo modo, seu lançamento local não deverá ocorrer antes do segundo semestre de 2020.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores