Controladora de aproximadamente 20% das ações da Subaru, a Toyota terá participação decisiva no desenvolvimento da próxima geração do esportivo WRX. Pelo menos é o que adianta nesta semana a imprensa japonesa, que apurou a informação junto a fontes ligadas às duas empresas. Detalhes ainda são desconhecidos, mas tudo indica que o projeto atende internamente pelo nome de "Super AWD" e tem relação próxima com o Yaris WRC. Fala-se também no desenvolvimento conjunto de uma plataforma nova, que deverá ser usada por modelos de ambas as marcas.
O lançamento, porém, não será imediato. Segundo dirigentes da próxima Subaru, a conclusão do projeto ainda levará aproximadamente dois anos, o que empurra a chegada do modelo ao mercados para meados de 2021. "Não temos uma data exata, mas certamente não será no próximo ano", disse Colin Christie, diretor administrativo da marca na Austrália à Motoring. "Esperamos que seja algo para 2021", completou.
Outros rumores apontam para o desenvolvimento conjunto de mais um modelo, desta vez um cupê de pequeno porte com tração nas quatro rodas. Informações ainda são escassas, mas seria algo inédito e com desempenho parecido com o do WRX STI. Além disso, a nova geração dos esportivos BRZ, da Subaru, e GT-86, da Toyota, também já está garantida.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Subaru WRX Project Midnight tem motor de 680 cv e que gira até 9.500 rpm
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Subaru WRX TR 2024 estreia com direção aprimorada e freios Brembo
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Subaru Impreza 22B do piloto Colin McRae é leiloado por R$ 3 milhões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Subaru Impreza dos anos 1990 vira Prodrive P25 atualizado de R$ 2 milhões