Mais vendidos na Europa: Novo Corolla supera até o Polo em setembro
Morto no Brasil, Focus tem incremento de 70% com a nova geração
Exatamente um ano após o início da vigência do WLTP, procedimento de testes mais rígido em relação a consumo de combustível e níveis de emissões de poluentes, o mercado europeu encerrou o mês de setembro com 1.285.494 veículos novos comercializados, 14,4% a mais do que o mesmo período em 2018.
O acumulado dos nove primeiros meses de 2019 (12.115.927), no entanto, continua negativo (-1,6%). Principal prejudicada pelo WLTP há um ano, a líder Volkswagen (118.255) cresceu quase 60% no período. Pelo 2º mês seguido e apenas pela 3ª vez na história, a Mercedes-Benz (88.329) foi a vice-líder. BMW (75.203), em 6ª, e Nissan (33.542), em 17ª, foram as únicas do top 20 a perderem espaço.
Na 13º colocação há 12 meses, o Golf (32.398) mais do que dobrou as vendas. A diferença em relação ao Opel/Vauxhall Corsa (28.453), no entanto, foi de menos de 4 mil unidades – é provável que a folga do VW volte a crescer no início do ano que vem com a chegada da nova geração às concessionárias. Começando a aparecer nos principais mercados, o novo Renault Clio (24.895) completou o pódio.
Um dos destaques do mês passado foi alemão. Com 22.540 unidades, o Mercedes Classe A conquistou uma histórica quarta colocação – até então, a melhor posição havia sido o 6º lugar de setembro do ano passado, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Impulsionado pelas vendas no Reino Unido, o maior mercado europeu nos últimos 30 dias, o Ford Fiesta (22.236) completou o top 5. Logo atrás, o Ford Focus (21.544) registrou incremento superior a 70% nas vendas.
O Nissan Qashqai (19.748), em sétimo, foi o nº 1 entre os SUVs / crossovers. Quem impressionou o mercado foi o campeão de vendas da Tesla: com 17.505 unidades, o Model 3 ficou a apenas 217 unidades de seu 1º top 10 no Velho Continente. Quem continua decepcionando é o Polo. Tradicionalmente um dos modelos mais vendidos na Europa, o VW foi o preferido por 13.534 consumidores, número insuficiente para assegurá-lo no top 20. O modelo, aliás, ficou atrás da nova geração do Toyota Corolla (14.056).
POS. |
MODELO |
SET.19 |
% MERCADO |
SET.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
32.398 |
2,5% |
14.968 |
116,4% |
2 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
28.453 |
2,2% |
24.752 |
15,0% |
3 |
RENAULT CLIO |
24.895 |
1,9% |
21.944 |
13,4% |
4 |
MERCEDES CLASSE A |
22.540 |
1,8% |
17.680 |
27,5% |
5 |
FORD FIESTA |
22.236 |
1,7% |
22.478 |
-1,1% |
6 |
FORD FOCUS |
21.544 |
1,7% |
12.587 |
71,2% |
7 |
NISSAN QASHQAI |
19.748 |
1,5% |
14.165 |
39,4% |
8 |
TOYOTA YARIS |
17.795 |
1,4% |
19.479 |
-8,6% |
9 |
CITROËN C3 |
17.757 |
1,4% |
16.307 |
8,9% |
10 |
RENAULT CAPTUR |
17.722 |
1,4% |
14.490 |
22,3% |
11 |
TESLA MODEL3 |
17.505 |
1,4% |
- |
- |
12 |
VW TIGUAN |
17.275 |
1,3% |
- |
- |
13 |
MINI |
17.027 |
1,3% |
13.247 |
28,5% |
14 |
FIAT 500 |
16.405 |
1,3% |
15.876 |
3,3% |
15 |
SKODA OCTAVIA |
16.315 |
1,3% |
15.226 |
7,2% |
16 |
PEUGEOT 208 |
15.769 |
1,2% |
17.751 |
-11,2% |
17 |
PEUGEOT 3008 SUV |
15.224 |
1,2% |
15.315 |
-0,6% |
18 |
PEUGEOT 2008 |
14.210 |
1,1% |
14.517 |
-2,1% |
19 |
TOYOTA COROLLA |
14.056 |
1,1% |
- |
- |
20 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
13.835 |
1,1% |
- |
- |
21 |
VW POLO |
13.534 |
1,1% |
15.864 |
-14,7% |
22 |
DACIA DUSTER |
13.327 |
1,0% |
- |
- |
23 |
HYUNDAI TUCSON |
13.165 |
1,0% |
14.508 |
-9,3% |
24 |
BMW SÉRIE 3 |
12.868 |
1,0% |
- |
- |
25 |
FORD KUGA |
12.794 |
1,0% |
13.497 |
-5,2% |
POS. |
MARCA |
SET.19 |
% MERCADO |
SET.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
118.255 |
9,2% |
74.742 |
58,2% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
88.329 |
6,9% |
80.399 |
9,9% |
3 |
RENAULT |
85.538 |
6,7% |
65.664 |
30,3% |
4 |
FORD |
84.424 |
6,6% |
77.845 |
8,5% |
5 |
OPEL/VAUXHALL |
81.861 |
6,4% |
81.019 |
1,0% |
6 |
BMW |
75.203 |
5,9% |
80.480 |
-6,6% |
7 |
PEUGEOT |
73.655 |
5,7% |
72.578 |
1,5% |
8 |
TOYOTA |
65.393 |
5,1% |
62.578 |
4,5% |
9 |
SKODA |
55.553 |
4,3% |
46.342 |
19,9% |
10 |
HYUNDAI |
52.056 |
4,0% |
46.917 |
11,0% |
11 |
KIA |
50.262 |
3,9% |
49.602 |
1,3% |
12 |
CITROËN |
49.440 |
3,8% |
43.776 |
12,9% |
13 |
FIAT |
48.912 |
3,8% |
44.154 |
10,8% |
14 |
AUDI |
43.445 |
3,4% |
31.311 |
38,8% |
15 |
DACIA |
37.228 |
2,9% |
30.254 |
23,1% |
16 |
SEAT |
34.347 |
2,7% |
21.825 |
57,4% |
17 |
NISSAN |
33.542 |
2,6% |
36.084 |
-7,0% |
18 |
VOLVO |
31.010 |
2,4% |
28.375 |
9,3% |
19 |
MINI |
27.095 |
2,1% |
21.628 |
25,3% |
20 |
MAZDA |
26.613 |
2,1% |
23.770 |
12,0% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.285.494 |
... |
1.123.354 |
14,4% |
|
ACUMULADO |
12.115.927 |
... |
12.308.191 |
-1,6% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 27 países da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça.
- Números de setembro de 2018 indisponíveis para os modelos Tesla Model3, VW Tiguan, Toyota Corolla, Opel/Vauxhall Astra, Dacia Duster e BMW Série 3.
Fontes: ACEA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Novo Toyota Corolla Hybrid 2020 (Europa)
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