O destino da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) segue nebuloso. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC divulga que a produção do complexo será encerrada nesta quarta (30), fazendo com que os trabalhadores fiquem na espera por uma resolução sobre a possível compra da fábrica por parte do Grupo Caoa. Após o fim da fabricação do Fiesta na planta em junho, a única linha de montagem ativa era a dos caminhões.
Após o fim da produção de caminhões, os funcionários remanescentes da fábrica de São Bernardo do Campo terão que aguardar por algum posicionamento sobre o complexo. O plano da Ford era fechar a fábrica de vez, mas o governador João Dória foi atrás de possíveis compradores. O único que seguiu em frente e revelou intenção de compra foi o Grupo Caoa.
No início de outubro, a empresa divulgou que estava analisando o negócio e adquirindo o dinheiro para a aquisição. A história tomou outro rumo no dia 17 de outubro, quando Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e do Planejamento do Estado de São Paulo, revelou que o Grupo Caoa não conseguiu financiamento para fechar o negócio. Meirelles ainda disse que a empresa deveria procurar um financiamento na China, já que o plano é produzir carros de uma marca chinesa.
Caso o Grupo Caoa feche o negócio, irá usar o complexo para produzir caminhões e carros. Tudo indica que não serão veículos da Chery, e sim de uma marca diferente – rumores dizem que será a Changan, parceira da Ford na China. Já os caminhões continuarão a ser da Ford, feitos sob licenciamento. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono do Grupo Caoa, diz que a fábrica “passará por mudanças para se tornar viável e lucrativa”.
Fonte: Automotive Business
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv