Ford Ranger faz sucesso nos EUA e contraria hegemonia das grandes
Após anos fora do mercado, média da Ford tem retorno positivo
Com a economia em crescimento e baixo índice de desemprego, os EUA não vêm registrando a mesma força quando o assunto é venda de automóveis. Em setembro foram 1.272.726 unidades comercializadas, 11% a menos do que no mesmo período do ano passado. O acumulado de 2019, de 12.756.729 unidades, ainda é inferior ao dos nove primeiros meses de 2018 (-1,2%).
Entre as montadoras, todas as 10 primeiras colocadas no ranking tiveram resultados inferiores aos de 12 meses atrás, sendo a Toyota (150.796) com a maior queda (-24,3%). Já a BMW (27.467), 14ª colocada, cresceu 6% - além da alemã, apenas a GMC (42.608), a Mercedes-Benz (32.002) e a Buick (15.317) ficaram no azul.
Na disputa entre os modelos, a Silverado (47.054) foi a única do top 10 a avançar (+7,3%). À frente da representante da Chevrolet, Ford F-Series (64.816) e Ram Pick-up (48.616) perderam fôlego. Melhor automóvel da lista, o Toyota RAV4 (34.886) abriu boa vantagem sobre o Nissan Rogue (29.449) e quase 10 mil unidades sobre o Honda CR-V (25.904).
Discreto no Brasil – a Chevrolet acaba de anunciar redução de preços para alavancar as vendas -, o Equinox (24.150) foi o sétimo colocado. Melhor entre os sedãs, o Toyota Camry (23.328) viu a aproximação do Honda Civic (22.337), com o Toyota Corolla (20.354) e o Honda Accord (20.326) um pouco mais atrás.
Versão norte-americana do nosso atual Tracker, o Chevrolet Trax (11.321) foi o campeão de crescimento no top 50 em relação a 2018 (+67,5%). Mostrando força após anos fora do mercado por lá, a Ford Ranger emplacou quase 8 mil unidades (7.932). Quem reapareceu entre os mais vendidos após um longo período foi o Honda HR-V (7.528), com um avanço de quase 26%.
POS. |
MODELO |
SET.19 |
% MERCADO |
SET.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD F-SERIES |
64.816 |
5,1% |
75.092 |
-13,7% |
2 |
RAM PICK-UP |
48.616 |
3,8% |
51.856 |
-6,2% |
3 |
CHEVROLET SILVERADO |
47.054 |
3,7% |
43.858 |
7,3% |
4 |
TOYOTA RAV4 |
34.886 |
2,7% |
37.440 |
-6,8% |
5 |
NISSAN ROGUE |
29.449 |
2,3% |
34.842 |
-15,5% |
6 |
HONDA CR-V |
25.904 |
2,0% |
30.587 |
-15,3% |
7 |
CHEVROLET EQUINOX |
24.150 |
1,9% |
25.663 |
-5,9% |
8 |
TOYOTA CAMRY |
23.328 |
1,8% |
27.640 |
-15,6% |
9 |
HONDA CIVIC |
22.337 |
1,8% |
24.806 |
-10,0% |
10 |
TOYOTA COROLLA |
20.354 |
1,6% |
20.797 |
-2,1% |
11 |
HONDA ACCORD |
20.326 |
1,6% |
25.357 |
-19,8% |
12 |
TESLA MODEL 3 |
20.250 |
1,6% |
22.250 |
-9,0% |
13 |
GMC SIERRA |
20.034 |
1,6% |
16.897 |
18,6% |
14 |
JEEP GRAND CHEROKEE |
18.693 |
1,5% |
19.312 |
-3,2% |
15 |
FORD ESCAPE |
18.370 |
1,4% |
20.398 |
-9,9% |
16 |
TOYOTA TACOMA |
18.330 |
1,4% |
22.265 |
-17,7% |
17 |
TOYOTA HIGHLANDER |
18.294 |
1,4% |
21.986 |
-16,8% |
18 |
JEEP WRANGLER |
17.866 |
1,4% |
15.983 |
11,8% |
19 |
NISSAN ALTIMA |
17.553 |
1,4% |
11.867 |
47,9% |
20 |
JEEP CHEROKEE |
15.779 |
1,2% |
23.836 |
-33,8% |
21 |
HYUNDAI ELANTRA |
14.614 |
1,1% |
19.923 |
-26,6% |
22 |
SUBARU FORESTER |
13.421 |
1,1% |
13.453 |
-0,2% |
23 |
FORD TRANSIT |
13.278 |
1,0% |
11.532 |
15,1% |
24 |
CHEVROLET TRAVERSE |
12.443 |
1,0% |
10.825 |
14,9% |
25 |
SUBARU CROSSTREK |
11.895 |
0,9% |
12.376 |
-3,9% |
26 |
FORD FUSION |
11.366 |
0,9% |
15.878 |
-28,4% |
27 |
CHEVROLET TRAX |
11.321 |
0,9% |
6.760 |
67,5% |
28 |
SUBARU OUTBACK |
11.281 |
0,9% |
12.895 |
-12,5% |
29 |
FORD EDGE |
11.094 |
0,9% |
9.177 |
20,9% |
30 |
JEEP COMPASS |
10.640 |
0,8% |
16.525 |
-35,6% |
31 |
NISSAN SENTRA |
10.493 |
0,8% |
16.795 |
-37,5% |
32 |
MAZDA CX-5 |
10.332 |
0,8% |
10.538 |
-2,0% |
33 |
HYUNDAI TUCSON |
10.293 |
0,8% |
10.646 |
-3,3% |
34 |
FORD EXPLORER |
10.276 |
0,8% |
21.347 |
-51,9% |
35 |
CHEVROLET MALIBU |
9.815 |
0,8% |
10.211 |
-3,9% |
36 |
CHEVROLET COLORADO |
9.580 |
0,8% |
11.501 |
-16,7% |
37 |
TOYOTA 4RUNNER |
9.478 |
0,7% |
12.133 |
-21,9% |
38 |
HONDA PILOT |
9.262 |
0,7% |
15.464 |
-40,1% |
39 |
NISSAN MURANO |
8.460 |
0,7% |
8.257 |
2,5% |
40 |
DODGE GRAND CARAVAN |
8.309 |
0,7% |
12.829 |
-35,2% |
41 |
HYUNDAI SANTA FE |
8.276 |
0,7% |
10.162 |
-18,6% |
42 |
VW JETTA |
8.090 |
0,6% |
10.631 |
-23,9% |
43 |
TOYOTA TUNDRA |
8.050 |
0,6% |
11.454 |
-29,7% |
44 |
VW TIGUAN |
8.039 |
0,6% |
7.918 |
1,5% |
45 |
CHEVROLET TAHOE |
7.962 |
0,6% |
9.523 |
-16,4% |
46 |
FORD RANGER |
7.932 |
0,6% |
0 |
NOVO |
47 |
DODGE CHARGER |
7.887 |
0,6% |
6.879 |
14,7% |
48 |
KIA SORENTO |
7.766 |
0,6% |
8.955 |
-13,3% |
49 |
BUICK ENCORE |
7.568 |
0,6% |
6.945 |
9,0% |
50 |
HONDA HR-V |
7.528 |
0,6% |
5.978 |
25,9% |
POS. |
MARCA |
SET.19 |
% MERCADO |
SET.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
165.862 |
13,0% |
188.328 |
-11,9% |
2 |
CHEVROLET |
153.107 |
12,0% |
159.171 |
-3,8% |
3 |
TOYOTA |
150.796 |
11,8% |
199.298 |
-24,3% |
4 |
HONDA |
102.827 |
8,1% |
119.157 |
-13,7% |
5 |
NISSAN |
94.213 |
7,4% |
110.283 |
-14,6% |
6 |
JEEP |
74.288 |
5,8% |
83.764 |
-11,3% |
7 |
RAM |
54.232 |
4,3% |
56.447 |
-3,9% |
8 |
HYUNDAI |
51.951 |
4,1% |
56.940 |
-8,8% |
9 |
SUBARU |
51.659 |
4,1% |
57.044 |
-9,4% |
10 |
KIA |
44.619 |
3,5% |
51.503 |
-13,4% |
11 |
GMC |
42.608 |
3,3% |
41.584 |
2,5% |
12 |
MERCEDES-BENZ |
32.002 |
2,5% |
30.617 |
4,5% |
13 |
DODGE |
31.517 |
2,5% |
42.101 |
-25,1% |
14 |
BMW |
27.467 |
2,2% |
25.908 |
6,0% |
15 |
VOLKSWAGEN |
26.947 |
2,1% |
30.555 |
-11,8% |
16 |
TESLA |
23.025 |
1,8% |
29.975 |
-23,2% |
17 |
LEXUS |
18.860 |
1,5% |
24.597 |
-23,3% |
18 |
MAZDA |
18.838 |
1,5% |
21.257 |
-11,4% |
19 |
AUDI |
16.130 |
1,3% |
19.350 |
-16,6% |
20 |
BUICK |
15.317 |
1,2% |
15.101 |
1,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.272.726 |
... |
1.432.102 |
-11,1% |
|
ACUMULADO |
12.756.729 |
... |
12.905.844 |
-1,2% |
Fontes: Good Car Bad Car / Marklines / Best Selling Cars Blog
Galeria: Ford Ranger FX2 Package
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Avaliação Ford Ranger Black 4x2 2025: você não precisa de 4x4
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?