A Nissan aproveitou o Salão de Tóquio (Japão) para revelar um pouco sobre o futuro de March e Versa no Brasil. Marco Silva, presidente da marca no país, confirmou o lançamento da nova geração do Versa para o 2º trimestre, importado do México, enquanto o modelo atual feito em Resende (RJ) será rebatizado como V-Drive – informação que foi adiantada com exclusividade por Motor1.com. Já o novo March será desenvolvido no Brasil, em separado do modelo europeu.
De acordo com Silva, o novo Nissan Versa virá bem completo, com a missão de elevar o nível do segmento com mais equipamentos. Ou seja, podemos esperar por itens como câmera 360°, central multimídia com tela de 7”, seis airbags, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e de tráfego cruzado e mais. O executivo não comentou se ele terá o mesmo 1.6 gasolina de 124 cv da versão mexicana ou se adotará o 1.6 flex de 114 cv do Kicks brasileiro. A transmissão será automática do tipo CVT.
A nova geração do Versa tem dimensões muito próximas do atual, com 4,49 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,47 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Por conta do novo design, o porta-malas teve sua capacidade reduzida de 460 litros para 425 litros. O estilo externo busca inspiração no novo Altima, enquanto a cabine é semelhante à do Kicks. Como virá para enfrentar Honda City, Toyota Yaris e Volkswagen Virtus, espere por preços acima de R$ 75 mil.
Com o novo Versa vindo do México, a Nissan irá tentar equilibrar a balança enviando um outro carro para lá: a nova geração do March. Silva diz que a equipe brasileira está desenvolvendo uma nova geração do hatch específica para nosso mercado, e que ela será exportada para o México. A fabricante adotou uma estratégia de aproveitar todas as fábricas da região para compor a sua gama e que cada complexo seja um hub de exportação. No caso do Brasil, enviamos o Kicks para outros mercados e, no futuro, o March nacional. O executivo não quis comentar mais sobre o carro.
Ainda não há muitos detalhes sobre como será o novo Nissan March. Fontes ligadas à marca disseram ao Motor1.com que o plano era lançar os carros somente em 2021 e havia a ideia de reestilizar a geração atual para mantê-lo vivo nas lojas até a chegada do novo modelo. Uma das possibilidades é que o novo March faça sua estreia no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano que vem, para chegar às lojas em 2021.
Com informações de Fábio Trindade, de Tóquio (Japão)*
*Jornalista viajou a convite da Anfavea
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aqui por R$ 113 mil, Nissan Versa é o carro mais barato dos EUA
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nissan suspende venda do Versa Advance 2025 para público PcD
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nissan Versa 2025 tem aumento de preço em quase toda linha; veja tabela
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Com Versa e Frontier, Nissan lidera vendas no México em junho