Este é o novo Honda Fit 2020. Depois de teasers e flagras, a Honda apresentou oficialmente a quarta geração do monovolume no Salão do Automóvel de Tóquio. Com visual completamente renovado por dentro e por fora, a novidade estreia também o novo conjunto híbrido e mais tecnologias.
Ao vivo o novo Fit 2020 chama a atenção por suas linhas arredondadas, bem diferente do atual modelo vendido no Brasil que é marcado por fortes vincos. A parte dianteira cresceu e agora ganhou um capô mais pronunciado que praticamente aboliu a grade dianteira. Agora o logo da Honda flutua na parte frontal. Os faróis, também novos, trazem uma nova identidade luminosa enquanto os para-choques também seguem o padrão de linhas suaves.
Mudança importante está na coluna A, que agora dá ares de minivan ao novo Fit, com destaque para a janela espia que lembra a do Citroen C4 Picasso. De acordo com a Honda, as novas colunas A do Fit foram projetadas para absorver a energia de impactos pela carroceria como um todo e também melhorar a visibilidade dos ocupantes.
Na lateral, linhas extremamente limpas e um aplique na coluna tenta "esticar" a área envidraçada até a tampa do porta-malas.
Por dentro tudo é novo. A começar pelo volante que ganha novo desenho com apenas dois raios. O painel agora tem linhas horizontalizadas e pode ter acabamento em couro seguindo o tom dos bancos. O cluster de instrumentos agora é digital e uma nova central multimídia também estreia no modelo. Outra boa notícia é a manutenção do sistema de aproveitamento do espaço interno com o rebatimento ou levantamento dos assentos dos bancos traseiros.
Debaixo de capô traz novidades, embora a Honda não tenha divulgados os dados técnicos. O novo Fit será o primeiro a adotar a nomenclatura e:HEV para destacar o seu novo sistema híbrida, tecnologia que está sendo revelada agora no Japão. No caso do Fit, ele contará com propulsão na maior parte do tempo puramente elétrica - a Honda ainda não deu detalhes como potência e autonomia.
O novo Honda Fit 2020 também ganha o sistema Honda Sensing, com assistentes de frenagem automática e mitigação de impactos, item de série no modelo no Japão.
Ele começará a ser vendido no Japão apenas em fevereiro, ainda sem preços divulgados. Sobre o Brasil, reportagem do Motor1.com perguntou a executivos da Honda sobre a chegada da nova geração, mas a resposta é de que a empresa não comenta planos futuros. No entanto, o presidente mundial da Honda destacou que o Fit é um modelo global, ou seja, em algum momento ele estará entre nós, certamente produzido em Itirapina (SP), a mais nova fábrica da Honda no Brasil.
Por Fábio Trindade, de Tóquio - Japão
Viagem à convite da Anfavea
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança novo Fit 2023 com visual esportivo e mais potência
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Honda Fit negado para o Brasil, terá versão esportiva e mais potente
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Honda Fit: veja seu histórico e números de vendas em 18 anos
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Semana Motor1.com: Fim do Honda Fit, novo HR-V, Hilux 2022 e mais